MANOVA Análise de variância multivariada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

Análise de Variáveis Canônicas
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Análise de Variância da Regressão
TESTE PARA ESTRUTURA ESPECIAL DE CORRELAÇÃO
ANÁLISE DISCRIMINANTE
ANÁLISE DISCRIMINANTE
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Importância do Ajustamento de Observações
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
DELINEAMENTO COMPLETAMENTE CASUALIZADO
Regressão Múltipla para Dados Repetidos
Análise Discriminante
MB751 – Modelos de previsão
Delineamento de Parcela Subdividida
Análise de Medidas Repetidas: Áreas de Uso
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
Avaliação estatística dos mecanismos de codificação desenvolvidos
Erros no Teste de Hipóteses
Inferências para uma amostra
ANÁLISE DE VARIÂNCIA MULTIVARIADA - MANOVA
Análise de Variância (ANOVA)
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão da graduação
ME623A Planejamento e Pesquisa
ME623A Planejamento e Pesquisa. Não Interação no Modelo de 2 Fatores A presença de interação tem um impacto na interpretação dos dados No entanto, se.
Matemática para Economia III
Laís Araújo Lopes de Souza
Apêndice.
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Pressuposições do Modelo Estatístico e Transformação de Dados
Econometria Propriedades assintóticas dos estimadores MQO
Análise Discriminante
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
Introdução à Estatística
Matemática para Economia III
COMPARAÇÃO DE DUAS POPULAÇÕES
Estatística e Probabilidade
Teste de Hipóteses Pontos mais importantes: -objectivo
2.3 Experimentos Fatoriais 22 Efeitos das Interações
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Variância (ANOVA) Camilo Daleles Rennó
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
1 Análise de regressão linear simples: abordagem matricial Álgebra de matrizes é amplamente utilizada na estatística. É praticamente uma necessidade na.
Modelagem Estatística
Professor Antonio Carlos Coelho
Regressão e Previsão Numérica.
análise dos estimadores
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Regressão.
Introdução a planejamento e otimização de experimentos
ME623A Planejamento e Pesquisa
ANOVA.
Análise de Variância (ANOVA)
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas 10ª aula.
Regressão Linear Simples
Ajustamento de Observações
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Regressão linear simples
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Universidade Federal do Pará – Ciências Exatas e Naturais – Bacharelado em Estatística – Estatística Aplicada – Análise Discriminante Universidade Federal.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
Variância/ Covariância, Correlação Regressão. Variância.
Fernando NogueiraModelos de Previsão1. Fernando NogueiraModelos de Previsão2 Introdução A maioria dos métodos de previsão estatística é baseada na utilização.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Teste de Hipótese Camilo Daleles Rennó
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

MANOVA Análise de variância multivariada ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CIÊNCIA DO SOLO: CPGA-CS MANOVA Análise de variância multivariada Carlos Alberto Alves Varella

Introdução A análise de variância multivariada é utilizada para comparar vetores de médias; Os dados normalmente são provenientes de delineamentos estatísticos; Um ponto relevante da análise multivariada é o aproveitamento da informação conjunta das variáveis envolvidas (REGAZZI, 2000).

Introdução As pressuposições para realização da MANOVA são as seguintes: Modelo aditivo para efeitos de tratamentos, blocos (se houver) e erro; Independência dos erros; Igualdade da matriz de covariância  para todas as amostras; Distribuição multinormal dos erros, com variância .

Modelo Estatístico: blocos r = indexador de variáveis; Yijr = valor observado da r-ésima variável sob o efeito do i-ésimo tratamento no j-ésimo bloco; µr = média geral da r-ésima variável; tir=efeito do i-ésimo tratamento na r-ésima variável; bjr= efeito do j-ésimo bloco na r-ésima variável; eirj= efeito aleatório associado à observação Yijr .

Modelo na Forma Matricial Y= matriz de valores resposta para os efeitos de tratamentos bk x p; X= matriz de valores das p variáveis independentes bk x (1+k+b); В= matriz de parâmetros de dimensões (1+k+b) x p; ε= matriz de erros de dimensões bk x p.

Sistema de Equações Normais A solução de mínimos quadrados do sistema de equações normais é dada pela matriz: O sistema admite mais de uma solução, isto é, a matriz (X’X) não possui inversa verdadeira.

Solução do Sistema de Equações Normais Impondo-se as restrições de que os somatórios dos efeitos de tratamentos e blocos sejam igual a zero, o sistema apresenta solução única que denotaremos por: =melhor estimador linear ou BLUE de В ; =inversa condicional de X’X.

Decomposição da Soma de Quadrados e Produtos de Totais Da mesma forma que no modelo univariado temos que: blocos ao acaso A= SQP de Totais; H= SQP de Tratamentos; B= SQP de Blocos; E= SQP do Resíduo. Todas são matrizes de dimensões p x p

Soma de Quadrados e Produtos de Totais A matriz de soma de quadrados e produtos de totais que denotaremos por A é:

Soma de Quadrados e Produtos do Resíduo Do método dos mínimos quadrados temos que SQPResíduo é: ne= n-Posto[X] graus de liberdade

Graus de Liberdade do Resíduo Graus de liberdade do resíduo denotaremos por ne:

Teste para a Hipótese Nula H0 A hipótese H0 à ser testada, considerando k tratamentos e p variáveis, é a de que os vetores de médias de tratamentos são iguais, isto é: O mesmo que testar se os vetores de efeito de tratamentos são nulos:

Testes de Hipótese H0 da MANOVA O teste de Wilks é o mais utilizado para testar a hipótese H0 da MANOVA; Outros testes também são utilizados, tais como Pillai, Hotelling-Lawley e o teste de Roy, os quais podem apresentar resultados diferentes para a mesma análise.

O Teste de Wilks O teste de Wilks é representado pela letra grega (lambda maiúsculo), assim definido: Na presença de diferenças sistemáticas entre tratamentos, espera-se sempre obter LAMBDA menor que um, e tanto mais significativo quanto menor for seu valor.

Regra de Decisão para Wilks Rejeita-se a hipótese nula ao nível de significância  se: Caso contrário não se rejeita H0 e diz-se que o teste foi significativo ao nível de siginificância .

O Teste T2 de Hotelling Esse tes