SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LINGUAGENS 1 Camila, Helena, Irene, Maria Cristina, Patrícia, Rita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
Advertisements

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
SABERES E SABORES DO BRASIL
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formação por competências
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Currículo oficial de São Paulo
Modalidades Organizativas
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Caderno Interfaces Curriculares
Projeto Jornal Mural Professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Língua Portuguesa Joseane Rocha.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
OS GÊNEROS TEXTUAIS E SUAS MÚLTIPLAS PRODUÇÕES
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
Instrumentos de Avaliação: EXEMPLOS
Gêneros textuais: definição e usos
APRESENTAÇÕES: PROFESSOR e ALUNOS
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Tipologias textuais.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROVA BRASIL 2015.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
da competência leitora à produção de gêneros orais
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Bem – vindos Alunos.
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LINGUAGENS 1 Camila, Helena, Irene, Maria Cristina, Patrícia, Rita

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS COGNITIVAS Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica COMPETÊNCIAS COGNITIVAS São vários os aspectos cognitivos em jogo: saber inferir, atribuir sentido, comparar, observar... Aspectos afetivos: saber prestar atenção, ter calma, confiante, sustentar um foco... Aspectos sociais: o aluno é capaz de seguir regras, respeito mútuo.... Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica COMPETÊNCIAS DO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA Sintetizando: GRUPO 1 – OBSERVAR: Identificar, localizar, GRUPO 2 – REALIZAR: Organizar, estabelecer relação, distinguir, associar, comparar e confrontar GRUPO 3 – COMPREENDER: Inferir, selecionar,justificar, aplicar, articular conhecimentos Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 6 Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí ContextualizaçãoInterdisciplinaridade intertextualidade avaliação

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 7 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO EM PROCESSO (DIAGNÓSTICA) COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS PLANO DE AÇÃO Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 8 CONTEÚDOS LP COMPETÊNCIAS Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí CONTEÚDOS ED. FÍSICA CONTEÚDOS ARTE CONTEÚDOS LEM

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Slide 9 GÊNEROS Artigo de opinião Resenha carta Notícia Reportagem Propaganda Anúncio publicitário Cartaz ID card Resumo Pesquisa Currículo vitae Biografia Tabela Regulamento Bula Rótulo Receita Cardápio Conto Romance Crônica Poema Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica MODALIDADES ORGANIZATIVAS Projetos SD Atividades permanentes/habituais Atividades ocasionais Sistematização 10 Núcleo Pedagógico – DER Jundiaí