GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
Universidade Federal de Pelotas
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
PROJETO TELESSAUDE TOCANTINS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
PROJETO DE ESPECIFICIDADES REGIONAIS – TOCANTINS
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
Formação Continuada para Professores – 2010
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
Programa de Saúde da Família
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Minas Gerais.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Foco de Atuação: Atenção Básica
Minuta de resolução para CIB
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ESPSCIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE ÊNFASE EM GESTÃO EM SAÚDE Disciplina:
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
A Estratégia saúde da Família
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Avaliação da Implantação da LCGP
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
Curso para ACS  .
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
Encontro Estadual do PMAQ
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Curso PICs para Gestores
Programa Saúde da Família
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETRÓPOLIS
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Projeto de Territorialização da Saúde em Porto Alegre/RS: uso de aplicativo de georreferenciamento e do Observatório da Cidade de Porto Alegre como ferramentas.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
O papel pedagógico do órgão gestor
E-SUS Santa Catarina.
EM UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VITÓRIA - ES. INTRODUÇÃO O município de Vitória e o PSF Pop: 320 mil hab PSF desde 1998 Cobertura >75% ESF Maior parte.
Autoavaliação como ferramenta de Melhoria do Acesso e da Qualidade
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA PROGRAB PROGRAMAÇÃO PARA GESTÃO POR RESULTADOS NA ATENÇÃO BÁSICA: Traduzindo compromissos políticos em ações de saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA ProGRAB – Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica: Software livre disponível na internet. Tem como objetivo auxiliar as equipes de SF no planejamento de suas atividades; Ferramenta de base populacional; Parâmetros de cobertura definidos – gestor ou equipe local. Principal característica – flexibilização dos parâmetros. O QUE É O PROGRAB?

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIAObjetivos Organizar Organizar o processo de trabalho das equipes; Apoiar programação Apoiar os gestores e as equipes de AB / ESF na programação de suas ações; Instrumentalizar Instrumentalizar gestores/equipes na discussão: processos de trabalho; priorização de ações; demandas por qualificação de profissionais; adequações estruturais;

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA Proposta de implantação nos municípios priorizados MUNICÍPIOS: PARAÍSO PORTO NACIONAL MIRACEMA GUARAÍ ARAGUAÍNA COLINAS ARAGUATINS FORMOSO DO ARAGUAIA GURUPI TOCANTINÓPOLIS 16 a 20/02/2009

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO PROGRAB IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADEFACILIDADESDIFICULDADES Norteou o trabalho das equipesAdesão das equipes com envolvimento dos profissionais do PROGRAB O gestor se mostrou preocupado com a implantação em relação da cobertura da ESF Reforçar o planejamento dos profissionais Interesse dos profissionaisProfissionais não têm o hábito da programação / planejamento Organizar o trabalho já existenteConhecimento dos facilitadoresFalta de computadores exclusivos para as equipes Estimulo ao planejamentoInteresse da coordenação em incluir o PROGRAB como política Diferença dos dados da planilha demográfica e o SIAB (Ficha A) Apreciação da ferramenta pelos profissionais de maneira prática e teórica Apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde Falta de participação da coordenação local de ESF e ESB Reorganizar as ações e as atividades das equipes Apoio das equipes de saúde da famíliaDificuldade de adesão de alguns profissionais das equipes Proporcionar planejamento das equipesInteresse e empenho da maioria dos profissionais Falta de computadores em algumas unidades de saúde

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA Fomentar o monitoramento e avaliaçãoEquipe completa participando da apresentação e implantação do PROGRAB Termo de compromisso – o nome causa certo desconforto em assinar com números às vezes fora da realidade Essencial e de grande importância para acompanhamento e avaliação das ações realizadas pela equipe Compreensão da proposta, funcionalidade do programa Falta de folha para impressão Necessário para pactuação e integração da equipe Fácil instalaçãoAusência de profissional (médico, enfermeiro e odontólogos) Dar um rumo ao planejamento das ações das equipes Permite o planejamento sistematizado de cada área programática e subáreas Falta de tinta para impressora Assessorar os municípios principalmente as ESF no planejamento das atividades para o ano Aceitação dos profissionaisEquipamentos de informática com defeito no Windows Direcionar as equipes no planejamento, organização, avaliação das atividades pertinentes as equipes Programa de fácil manuseioResistência do Gestor Municipal De suma importância para a melhoria do processo de trabalho das equipes Acompanhamento da Coordenação de Atenção Básica e S. Bucal Intercorrências, digo imprevistos na instalação do programa Proporcionar o planejamento das atividades in loco, ou seja, por equipe ESF Computador na maioria das unidadesPouca informação prévia sobre o PROGRAB por parte das equipes A participação das equipes na elaboração do planejamento Fácil operacionalização – conferindo acesso a todos os participantes das equipes Unidades sem computador