Uma conversa sobre as proposições do ENEM:

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Transcrição da apresentação:

Uma conversa sobre as proposições do ENEM: Professora Rosa Franco Produção de Texto - 16 de setembro de 2009 3º.EM Uma conversa sobre as proposições do ENEM: Vamos entender como é feita a correção da redação e os critérios utilizados nela: 1)A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 2)Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto.

Eixos Cognitivos (Matriz/2009): Redação I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida. O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista. Na competência I

, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto. Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema, proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos). Na competência III

, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática. “Fazer dietas miraculosas, como a dieta dos carboidratos, às vezes pioram ainda mais as condições da sua saúde, podendo causar ataque cardiacos e con vulsões, ou lhe engordar ainda mais, coisa que freqüentemente ocorre, levando a uma maior depressão do chamado “gordinho”. “Uma pessoa que, hoje em dia não saiba ler, ela praticamente não consegue dar uma passo à frente.” “É perceptível a evidência de que existem as barreiras sociais e burocrátas se formando ao redor das enormes potências industriais e elites governamentais, detendo o poder em mãos. Por isso a importância de que haja uma melhor análise sobre os fatos e hipóteses que surgem a cada instante.” Na competência V

O texto dissertativo... “... deve ser de uma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria. Há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la (...). Há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de ampliá-la com as causas, com as circunstâncias (...). Há de responder as dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de refutar todos os argumentos contrários, e depois disso há de concluir...” Pe.Antonio vieira, “Sermão da Sexagésima”. In: Os sermões. São Paulo, Disel.

Tema anterior Pense no excerto abaixo, suscitando uma problemática social. Em seguida,estruture uma dissertação nos moldes do ENEM: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso minha aldeia é grande como outra qualquer Porque sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha altura...” Alberto Caeiro

Zoom - Istvan Baniyai

(...)

ATENTE! “...meu caminho pelo mundo eu mesmo traço... A Bahia já me deu régua e compasso...” Gilberto Gil

O que você vê/ouve/sente?

PROPOSTA DA SEMANA Leia: “... que mais poderia alguém no mundo desejar do que olhar nos olhos das baleias, conversar com as gaivotas sobre os azimutes da vida, procurando durante cem dias e cem noites um único objetivo e, subitamente, tê-lo diante dos olhos, ao alcance dos pés, numa tranquila tarde de terça-feira?". Amyr Klink – Cem dias entre céu e mar   História Natural “Cobras cegas são notívagas. O orangotango é profundamente solitário. Macacos também preferem o isolamento. Certas árvores só frutificam de 25 em 25 anos. Andorinhas copulam no vôo. O mundo não é o que pensamos. “  Carlos Drummond de Andrade