H I S T Ó R I C O 1923 - Lei Eloy Chaves (origem do sistema previdenciário e de assistência médica no Brasil - Caixa de Aposentadoria e Pensão -Estrada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faturamento anual do setor privado de saúde entre operadoras e prestadores R$ 16 Bilhões.
Advertisements

A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Seguridade Social - Conceito
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
Saúde Coletiva no Brasil Do dever ao direito
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Nilson Maestri Carvalho
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Defendemos: A redução do déficit da previdência dos servidores públicos como instrumento da redução do desequilíbrio fiscal e da injustiça social; Uma.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
Coletivo Seja realista: peça o impossível
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LEI ELOY CHAVES (1923) Organização das CAP’s (Caixas de Aposentadorias e Pensões) 1923 – CAP dos Ferroviários 1926 – Portuários e Marítimos marco inicial.
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
ESTADO E MERCADO 1- ANTECEDENTES
AULA 1 O Trabalhador e a Previdência Social. AULA 1 O Trabalhador e a Previdência Social.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
O hospital. Profª Simone Paixão.
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
Histórico da saúde Leitura do texto. Histórico da saúde Leitura do texto.
Economia Social Profa. Danielle Carusi Prof. Fábio Waltenberg Aula 13 (parte III) – dezembro de 2010 Economia – UFF.
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Isabela Soares Santos Mestre em Saúde Pública
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Sicredicartões Produtos PJ
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
(41) PERÍCIA MÉDICA.
Produto Saúde.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Benefícios Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados, eles incluem.
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
SUS E LEGISLAÇÃO Cleonice Magnólia Campos Fialho
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
                                                         
Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil” Organização MPS / IPEA 16 e 17 de março de 2011 Panorama Internacional da Previdência Social Jorge Cezar.
NME – Novos Modelos de Empresas
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
Consuêlo Rodrigues da Silva
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Comemoração 25 anos A organização da Previdência Pública e Privada no país Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2008 Associação dos Aposentados e Pensionistas.
Psicologia e Saúde Pública Profª. Lédice L. Oliveira
Antecedentes: – Eloy Chaves ´ - IAPs – Institutos de Aposentadorias e Pensões ´ - Primeiras tentativas de unificação das instituições.
1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Prof a. Ms. M. Felícia.
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
Clarissa Cunha Cardoso Duarte
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE - SUS
Cidadania. Cidadania Civil: liberdades individuais (liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, direito à propriedade, direito à justiça). Instituição.
UNECONGRE SSO Florianópolis – SC Dezembro/2015. UNECONGRESSO – PAINEL 5: Organizadores e Conventions e DMO's: Quais as expectativas entre a parceria (existente?)
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
Políticas de Saúde no Brasil
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL.
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
PREVIDÊNCIA PRIVADA Planejamento Financeiro. Previdência Acumular de reserva financeira com o objetivo de utilização no futuro Complemento para a aposentadoria.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Atualidades e Projetos Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
Transcrição da apresentação:

H I S T Ó R I C O 1923 - Lei Eloy Chaves (origem do sistema previdenciário e de assistência médica no Brasil - Caixa de Aposentadoria e Pensão -Estrada de Ferro). 1926 - CAPs para portuários e marítimos. 1930 - Crise por despesas elevadas da amplitude da assistência oferecida.

H I S T Ó R I C O 1933 - Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) com participação ativa do Estado, abrangendo todos os trabalhadores de uma mesma categoria profissional. 1935 - As CAPs são agrupadas em uma única caixa para cada categoria profissional. 1944 - Criação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - CASSI.

H I S T Ó R I C O 1930 - 1945 Política de restrição de benefícios e contenção de custos. Inibida a construção de estruturas próprias. Estimulo a compra de serviços de assistência médico-hospitalar de terceiros (mercado privado). Assistência médico-hospitalar passa a ser responsabilidade específica do Estado.

H I S T Ó R I C O 1945 - Maior abrangência dos benefícios concedidos pelas CAPs e IAPs, incluindo aposentados e pensionistas. Os gastos com saúde passam de 8% para 12% da receita anual. Retomada da construção de estruturas próprias. 1946 - Artigo 157 da Constituição vincula a previdência social e assistência médica como forma de garantir melhoria da condição de vida dos trabalhadores.

H I S T Ó R I C O 1954 - Regulamento Geral dos Institutos de Aposentadoria e Pensões ampliando as atribuições e benefícios dos IAPs. 1960 - Lei Orgânica da Previdência Social amplia ainda mais as atribuições do sistema de previdência e assistência. 1966 - Criação do INPS, através da unificação dos IAPs, reduzindo o direito dos trabalhadores de participarem da administração das instituições.

H I S T Ó R I C O 1967 Privilégio da prática médica curativa, individual, especializada e de caráter assistencialista. Financiamento pelo Governo do Sistema Privado de hospitais, clínicas médicas e laboratórios clínicos com juros baixos. Aumento da demanda de usuários. Estímulo da compra de serviços do setor privado por meio de credenciamento. Rede hospitalar própria é insuficiente e começa a deteriorar.

H I S T Ó R I C O 1974 Criação do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), voltado para a prestação de assistência médica e do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), voltado para a atividade financeira do sistema previdenciário.

H I S T Ó R I C O 1976 - Início das empresas de Medicina de Grupo ou Grupos Médicos em parceria com o INAMPS. A Petrobrás adicionou o serviço de saúde próprio para seus funcionários à sua política salarial. 1979 - Esta parceria é interrompida, pois se mostra nociva às finanças do Estado, pois os tratamentos mais completos e caros são assumidos pelo INAMPS. 1980 - Início do fortalecimento do sistema de autogestão em saúde, da medicina de grupo, das cooperativas ,médicas e dos seguros saúde, devido à precária assistência médica oferecida pelo INAMPS.

H I S T Ó R I C O Em 1989, foi feito um estudo pela empresa Montigny Woerner, que indicou os principais fatores que levam uma empresa a oferecer um plano próprio de saúde para seus empregados: 1. Mais segurança ao empregado. 2. Competitividade da empresa. 3. Atrai empregados qualificados. 4. Atender reivindicação sindical. 5. Redução do clima de tensão patrão x empregado. 6. Responsabilidade social. 7. Compensar deficiência do sistema público. 8. Manter empregados saudáveis. 9. Reduzir absenteísmo. 10. Melhorar desempenho.

H I S T Ó R I C O A Constituição de 1988 deu relevância pública à saúde, ficando o Estado obrigado a garantir assistência. O artigo 196 prega “a saúde como direito de todos e dever do Estado”.