Inventário e migração para o SIGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Braço Nordestino da SEF
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Processo de Elaboração do PLOA 2011
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Sadi Luís Schoeler Data: 11/11/2010
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
REGISTRO DE PREÇOS.
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
Legislação Decreto N.º de 30 de março de 2001
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
CONTRATO CORPORATIVO N.º 013/2012/SEGER TELEFONIA FIXA
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
Ministério de Minas e Energia
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Roteiro de condução da reunião
CONTRATO CORPORATIVO N.º 018/2012/SEGER TELEFONIA MÓVEL
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Programa Prevenir DER São Bernardo
Prestação de Contas.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL FOLHA DE PAGAMENTO.
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING NA
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Solicitação de Autorização de Procedimento Aquisitivo Central de Aquisições e Contratações V1.2.
Coordenação de Material e Patrimônio
CONTRATO CORPORATIVO N.º 002/2012/SEGER GERENCIAMENTO DE OFICINAS
Administração Contratual
Administração GRP Setor de T.I – Secretarias de Governo.
CONTRATO CORPORATIVO N
O Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas PROPAR ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CGM – COORDENADORIA DE GESTÃO DE MATERIAIS Fones:
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Sistema Integrado de Gestão
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

Inventário e migração para o SIGA Reunião de Trabalho Inventário e migração para o SIGA Vitória – 26 de abril de 2011.

Inventário e Migração para o SIGA REGULAMENTAÇÃO: Lei 9.372/2009; Portaria SEGER/SEFAZ/SECONT 001/2010; Instrução Normativa SEGER/SEFAZ/SECONT 001/2010; SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

Módulos do SIGA PROJETO SIGA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO MÓDULO DE CADASTRO DE FORNECEDORES MÓDULO DE CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS MÓDULO DE COMPRAS E LICITAÇÕES MÓDULO DE GESTÃO DE CONTRATOS MÓDULO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS MÓDULO DE ALMOXARIFADO MÓDULO DE PATRIMÔNIO

Exigência Legal Lei 9.372- 27 de dezembro de 2009 Autoriza o Poder Executivo, por meio dos órgãos e entidades competentes, a regularizar as inconsistências dos saldos dos inventários físicos dos bens patrimoniais permanentes e dos registros contábeis correspondentes, visando à implantação do Sistema Integrado de Gestão Administrativa - SIGA.

Exigência Legal A Lei nº 9.372 determina em seu artigo 2º que: “A Gestão dos bens patrimoniais permanentes móveis e imóveis (patrimônio) e de consumo (almoxarifado) dos órgãos do Poder Executivo Estadual, da Administração Direta, das Autarquias, Fundações e Órgãos de Regime Especial será realizada, obrigatoriamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA, instituído pelo Decreto 2.340-R de 26.8.2009”.

Exigência Legal A Lei nº 9.372 determina em seu artigo 3º que: “A inserção, no SIGA, das informações relativas aos bens permanentes (patrimônio) e de consumo (almoxarifado) deverá ser precedida de realização de inventário físico dos bens efetivamente existentes e de conciliação dos saldos com os respectivos registros contábeis do Sistema de Administração Financeira dos Estados e Municípios – SIAFEM”. Diante do exposto, é obrigatória a realização de inventários de bens permanentes e de consumo para migração das informações para o SIGA.

Criação do Comitê de Gestão Patrimonial Portaria SEGER/SEFAZ/SECONT n°. 001-R/2010. Institui o Comitê Gestor de Trabalho formado pelos servidores da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER, da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ e da Secretaria de Estado de Controle e Transparência - SECONT, para acompanhamento e Suporte técnico aos trabalhos, definidos pela Lei nº. 9.372 de 28/12/2009.

Portaria SEGER/SEFAZ/SECONT n°. 001-R/2010. Art. 2° O Comitê Gestor de Trabalho terá por finalidade exercer o suporte técnico, conduzir, acompanhar e subsidiar a atuação das Comissões Especiais, no desenvolvimento dos trabalhos de identificação e correção de inconsistências entre os saldos dos inventários físicos e dos registros contábeis, relativos aos bens permanentes e de consumo, conforme determinado pela Lei nº. 9.372, de 28/12/2009.

Formalização das Comissões Especiais INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGER/SEFAZ/SECONT N.º 001/2010 (de 06/01/2010 ) Art. 1º Instituir providências e procedimentos com o objetivo de identificar e corrigir por ato oficial inconsistências existentes entre as informações contábeis das contas patrimoniais e os respectivos inventários físicos de bens permanentes e de consumo . Art. 2º A autoridade competente de cada Unidade Gestora deverá, no prazo de até 10 (dez) dias, a contar da publicação desta Instrução Normativa, constituir Comissão Especial, composta, preferencialmente, pelos responsáveis técnicos das áreas de Patrimônio, Almoxarifado e Financeira.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGER/SEFAZ/SECONT N.º 001/2010 (de 06/01/2010 ) Art. 3º A Comissão Especial terá por objetivo sanear as inconsistências entre os saldos físicos e contábeis adotando os seguintes procedimentos: I. Realizar o inventário físico de todos os bens com base no controle do patrimônio existente. II. Identificar os respectivos saldos contábeis registrados no SIAFEM em nível de sub-elemento III. Havendo divergências entre os saldos físicos e contábeis, identificar as possíveis causas e propor os ajustes pertinentes. IV. Elaborar planilha evidenciando as inconsistências identificadas.

Equipe SIGA e Comitê de Gestão Patrimonial Fluxograma de atividades para realização do inventário de almoxarifado e migração para o SIGA ETAPA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS 1 Reunir com grupos de órgãos para apresentação das atividades a serem desenvolvidas e do cronograma de trabalho. Equipe SIGA e Comitê de Gestão Patrimonial 2 Indicar responsável para acompanhamento dos trabalhos de inventário de bens de consumo executados pelo Órgão (encaminhar para o e-mail rodrigo.sattler@seger.es.gov.br – contato: Rodrigo 3636-5255); Até 03/05/11 Órgão/Entidade 3 Preencher e encaminhar ao Comitê de Gestão Patrimonial, por meio eletrônico ou salvo em pen drive, quando solicitado: e-mail: comitegestaopatrimonial@seger.es.gov.br Relatório de bens em almoxarifado por itens na posição até a data a ser definida pra cada órgão; Planilha de Comparativo por subelemento (Físico e Contábil) e nota técnica da Comissão Especial do Órgão com as possíveis diferenças e separadas por subelemento na posição até a data a ser definida pra cada órgão; Planilha de Migração para o SIGA. Órgão/entidade

Comitê de Gestão Patrimonial Atividades para realização do inventário de almoxarifado e migração para o SIGA ETAPA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS 4 Analisar os documentos encaminhados pelo Órgão e em caso de aprovação homologar através de formulário próprio e relacionar para uma possível migração. Comitê de Gestão Patrimonial 5 Migrar planilha de Migração para o SIGA (Sistema). Equipe SIGA 6 Entregar relatórios dos itens migrados para o SIGA ao Comitê e ao órgão/entidade, colhendo assinatura do Termo de Aceite da migração. 7 Iniciar utilização do SIGA. Órgão/entidade

Atividades a serem realizadas pelos Órgãos: Atualizar a relação dos membros das Comissões Especiais e comunicar ao Comitê Gestor comitegestaopatrimonial@seger.es.gov.br; Indicar responsável pelo acompanhamento do inventário do Almoxarifado (Nome, e-mail e telefone) para rodrigo.sattler@seger.es.gov.br; Manter atualizados e equilibrados os saldos físicos e contábeis dos bens de consumo e bens permanentes do Almoxarifado, e apurar as divergências caso necessário.

Para acessar as informações www.seger.es.gov.br no Menu Informações > Inventário > Formulários e Documentos

Fluxograma de atividades para realização do saneamento dos bens permanentes e migração para o SIGA ETAPA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS 1 Contratação de empresa para levantamento, emplaquetamento e cadastramento dos bens móveis. Empresa vencedora: IBIAEON SEGER Registro de Preços 2 Preencher, até 04/05, e encaminhar à Subgerência de Patrimônio Mobiliário – SUPAM , por meio do e-mail: supam@seger.es.gov.br: Planilha de localização e quantitativo de bens, necessária para subsidiar o trabalho de campo da empresa contratada, que pode ser encontrada no site da SEGER, no Menu Informações > Inventário > Formulários e Documentos> Planilha de Localização de Bens; Indicação do servidor que fará o acompanhamento dos trabalhos no Órgão, bem como de seus contatos (e-mail e telefone). Órgão/Entidade 3 Assinatura dos contratos pelos Órgãos participantes e Adesão pelos Órgãos que não participaram. Encaminhar à contratada, no ato da assinatura do contrato, os seguintes documentos, em meio digital: Organograma do Órgão Relação de bens existentes no sistema de controle de patrimônio Explicar o preenchimento das planilhas;

Fluxograma de atividades para realização do saneamento dos bens permanentes e migração para o SIGA ETAPA ATIVIDADE RESPONSÁVEIS 4 Início do trabalho de campo; Prazo: 210 (duzentos e dez) dias a partir da assinatura do contrato para a finalização dos trabalhos. Órgão/Entidade e empresa contratada 5 Entrega de 03 (três) relatórios ao final do levantamento. Empresa contratada 6 Com base nas informações apresentadas pela empresa, deverão ser propostas medidas de saneamento das possíveis inconsistências apuradas. Comissão de Inventário do Órgão/Entidade 7 Em caso de inconsistências, apresentar os relatórios parciais e as propostas de saneamento para apreciação do Comitê de Gestão Patrimonial 8 Homologação do inventário pelo Comitê de Gestão Patrimonial Comitê de Gestão Patrimonial Os 30 dias de planejamento previstos no contrato serão realizados pela SEGER. O Órgão deve planejar junto à empresa apenas as suas especificidades, exemplo: Feriados municipais, Horários de aula, Centros Cirúrgicos, dentre outros. Tipos de relatório: Conciliado (informado pelo Órgão e encontrado), Bens não localizados (informados pelo Órgão e não encontrados) e Bens Localizados (não informado pelo Órgão e encontrado pela empresa)

Desincorporação de bens O Comitê de Gestão Patrimonial editou a Nota Técnica nº. 001/2011, que trata da desincorporação de material de consumo que está entremeado aos bens permanentes nos inventários. Exemplos: Garfos, telefones, grampeadores, perfuradores, tesouras, serrote, dentre outros. A nota técnica pode ser encontrada no sítio: www.seger.es.gov.br no Menu Informações > Inventário > Nota Técnica Lembrar de falar da baixa do inservível.

Contatos Comitê de Gestão Patrimonial: e-mail: comitegestaopatrimonial@seger.es.gov.br Gestão dos Inventários de Almoxarifado Rodrigo Pires Sattler – 3636-5255 e-mail: rodrigo.sattler@seger.es.gov.br Coordenação do levantamento de Bens Móveis Luciano Ribeiro Pereira – 3636-5249 e-mail: luciano.pereira@seger.es.gov.br SIGA Júlia Sasso Alighieri - 3636-5263 siga@seger.es.gov.br ou julia.alighieri@seger.es.gov.br