CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Projeto - Plano de Negócios
Análise das cinco forças de Porter
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE PRINCÍPIOS DA QUALIDADE
Nova Economia “Nesta última década e, principalmente, nestes últimos anos a sociedade tem passado por mudanças dramáticas trazendo como conseqüência um.
Análise do Meio Ambiente
Segmentação de Mercado
Posicionamento.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Planejamento de Marketing
Planejamento de Marketing
Prof. Romualdo Ayres Costa
Cadeia de valor 1.
MARKETING.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Estratégias do agronegócio
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
Administração de Marketing I
Cadeia de Valor.
Cadeia de Valor.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Planejamento Estratégico
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Pós-Graduação - EAD FACINTER
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações Gerenciais
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Logística Empresarial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
As Cinco Forças Competitivas
Estratégias Competitivas Genéricas
Posicionamento Estratégico
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégias de Marketing
Faculdade Castro Alves
Estratégia Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
DISTRIBUIÇÃO.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE E SCOLA S UPERIOR DE T ECNOLOGIA DE P ORTALEGRE M ICRO E NVOLVENTES – RELACIONAMENTO COM OS MERCADOS D ISCIPLINA :
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

CADEIA DE VALOR SEMINÁRIO Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida Prof. da FJA Prof. da FVC Prof. da UNIBAHIA

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO CADEIA DE VALOR Evolução Conceitos Importantes Relevância do Tema Cadeia de Valor Considerações Finais Bibliografia

CONCEITOS IMPORTANTES CADEIA: Seqüência VALOR: Importância Fonte: Minidicionário Luft, 2000.

CONCEITOS IMPORTANTES CADEIA DE VALOR Conjunto ligado de atividades que aumenta a utilidade (ou valor) dos produtos e serviços de uma organização. (MAHER, 2001, p. 886)

CADEIA DE VALOR P & D Desenho Produção Marketing Distribuição CLIENTE Valor de bens E serviços Aos clientes Fonte: MAHER, 2001, p. 46) Conjunto ligado de atividades que aumenta a utilidade (ou valor) dos produtos e serviços de uma organização. (MAHER, 2001, p. 886)

CONCEITOS IMPORTANTES ATIVIDADES QUE ADICIONAM VALOR Atividades que, na percepção dos clientes, adicionam utilidade aos produtos e serviços que eles adquirem. (MAHER, p. 45)

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA RELEVANCIA DO TEMA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA Analisar as 5 FORÇAS COMPETITIVAS do negócio: 1- Ameaça de novos Concorrentes 2- O poder de compras dos clientes 3- O poder de influência dos fornecedores 4- A ameaça de produtos substitutos 5- Rivalidade da concorrência Adaptado de PORTER,1989, p. 4.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA 1. DIFERENCIAÇÃO 2. LIDERANÇA EM CUSTOS 3. FOCALIZAÇÃO 4. ESCOPO Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA DIFERENCIAÇÃO É uma estratégia que tem por objetivo, aumentar valor ao cliente ao aumentar o que o cliente recebe (realização do cliente). Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA LIDERANÇA EM CUSTOS É uma estratégia que tem por objetivo, oferecer um valor melhor ou igual aos clientes a custo menor que aquele oferecido pelos competidores. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA FOCALIZAÇÃO Envolve selecionar ou enfatizar um conjunto de clientes ou segmento de mercado, no qual competir. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA ESCOPO Envolve selecionar os produtos, serviços ou soluções que a empresa pretende atuar, terceirizar ou trabalhar com parceiros. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO CADEIA DE VALOR CRIAR VANTAGEM COMPETITIVA POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO É o processo de combinação das quatro estratégias. A combinação é selecionada com o objetivo de criar uma vantagem competitiva sustentável. Adaptado de SLYWOTZKY, 1998, p. 305 e HANSEN e MOWEN 2001, p. 424.

Considerações Finais ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE MOSTRAR QUE SE É POSSÍVEL FAZER MAIS COM MENOS...

BIBLIOGRAFIA: HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de Custos: Contabilidade e Controle. Tradução de: Robert Brian Taylor. São Paulo: Pioneira, 2001. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos – Criando valor para a administração. Tradução de: José Evaristo dos Santos. São Paulo: Atlas, 2001. PORTHER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de: Elisabeth Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1989. SHANK, John K. Gestão Estratégica de Custos: a nova ferramenta para a vantagem competitiva. Tradução de: Luíz Orlando Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 1995. SLYWOTZKY, Adrian. A Estratégia focada no lucro: Profit Zone: desvendando os segredos da lucratividade. Tradução de: Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

MUITO OBRIGADO!!! Cleide Carneiro Ione Cruz Marinéia Almeida Cleide@uol.com.br ione@cairu.br marineia@grupomultipla.br