Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa em Serviços de Saúde
Advertisements

Bioética na comunicação e informação em Saúde
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Interfaces da Bioestatística na Pesquisa Clínica
INFORMÁTICA.
Trabalho do trimestre I
PERFIL DOS PACIENTES CADASTRADOS NO PRC
DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS
Política Nacional de Humanização
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Baralho da criança Avanço automático.
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
  O objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado. Com isso espero prevenir.
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Raulino, H. T. ; Souza, M. J. (PUIC’s - Curso de.
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2011 A IMPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO SOBRE A PNPIC.
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
Projeto Diabetes Aluno: Vania Josieli Becker SEAD – Curso Auxiliar Saúde Bucal.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Homeopatia : conhecimento e utilização pela população da cidade de Montes Claros. João Felício Rodrigues Neto Belo Horizonte, Nov I Simpósio Mineiro.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
No final dos anos 80 e início dos 90 Hepler e Strand publicaram alguns artigos que deram origem a um paradigma denominado Atenção Farmacêutica. O fundamento.
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
Especificações Técnicas
principalmente da tutoria,
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Violência contra médicos
Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes Idosos Prof. Rodrigo Alves do Carmo.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.
A FERIDA COMO MOTIVO DE EXISTÊNCIA PARA IDOSOS: INSUCESSO NA FINALIZAÇÃO DO FECHAMENTO DAS LESÕES Ana Paula Guarnieri* Erica Araujo Chagas Isabel Cristine.
Hiperdia Tarsila Cunha.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
ESF 1 VARGEM BONITA,  Visitas domiciliares;  Grande número de medicamentos;  Divergência de medicamentos;  Uso incorreto;  Sacola antiga; 
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
Itinerários terapêuticos
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Apoio Financeiro: Unisul Determinação de fatores intrínsecos ao paciente portador de Hipertensão ao Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM), usuários da Farmácia Central (FC) e/ou do Serviço de Assistência Integral a Saúde (SAIS) do município de Tubarão, que podem comprometer a adesão à terapia medicamentosa. Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde (Farmácia e Saúde Coletiva) INTRODUÇÃO: OBJETIVO: METODOLOGIA: RESULTADOS: O conceito de adesão tem sido amplamente discutido. A não-adesão à terapia medicamentos pode estar relacionada a fatores relativos ao paciente. Sempre existe um motivo para a não adesão ao tratamento. Compete ao farmacêutico identificar os fatores que levam um paciente portador de doença crônica (HAS e/ou DM) a não aderir total ou parcialmente ao tratamento medicamentoso prescrito. Determinar os fatores intrínsecos aos pacientes portadores de HAS e/ou DM, que comprometem a adesão à terapia medicamentosa, na população atendida pela Farmácia Central e/ou pela UBS- SAIS, do Município de Tubarão/SC. Estatística Descritiva Seleção do Público-Alvo Realização do Estudo Piloto Aprovação da pesquisa pelo CEP- UNISUL Assinatura do TCLE e de Gravações Entrevista do paciente portador de HAS e/ou DM Elaboração do questionário QUALI- QUANTITATIVO Transcrição dos dados QUALITATIVOS Análise dos dados QUANTITATIVOS Análise dos dados QUALITATIVOS DSC Fatores que podem comprometer a adesão a terapêutica da HAS e/ou DM Determinação do perfil sócio- econômico dos diabéticos e/ou hipertensos entrevistados. IDADE PATOLOGIA DMHAS DM e/ou HAS Total No./% 35 I /1, I /0,722/1,44-3/2,16 45 I /0,726/4,32-7/5,03 50 I /0,728/5,756/4,3215/10,79 55 I /0,7211/7,916/4,3218/12,94 60 I /13,666/4,3225/17,98 65 I /0,7226/18,709/6,4736/25,89 70 I /0,7213/9,353/2,1617/12,23 75 I /1,447/5,032/1,4411/7,91 80 I /1,441/0,723/2,16 85 I-----I 90-1/0,72- Não respondeu -1/0,72- Total8/5,7698/70,4933/23,75139/100 Distribuição dos pacientes entrevistados por patologia segundo idade. Distribuição dos pacientes entrevistados por sexo segundo nível de escolaridade. Nível de Escolaridade SEXO FMTotal No./% Não sabe ler e escrever 14/10,071/0,7215/10,8 Não soube responder1/0,72- Outros-1/0,72 1º. Grau completo16/11,516/4,3222/15,82 1º. Grau incompleto66/47,4818/12,9484/60,43 2º. Grau completo6/4,323/2,169/6,47 2º. Grau incompleto3/2,162/1,445/3,6 Terceiro grau completo 2/1,44- Total108/77,731/22,30139/100 Dos 139 (100%) entrevistados, 103 (74,1%) afirmaram sobreviver com no máximo três salários mínimos. Determinação da percepção dos pacientes diabéticos e/ou hipertensos entrevistados sobre os fatores que podem comprometer a adesão ao tratamento farmacológico. Síntese das Idéias Centrais (IC’s) Discursos do Sujeito Coletivo (DSCs)n = 50% IC A Porque é analfabeto....tem gente que não sabe ler e tem gente que toma remédio pela cor... 11,59 IC B Porque acha que está curado....porque acham que estão bons, acham que não precisam... 11,59 IC C Não precisa do remédio....porque...eles acham que nada vai acontecer,..por causa de descuido né... 34,76 IC D Por esquecimento....ás vezes esquece...por esquecimento...não está sentindo nada...se esquecem ou não dão bola...deve ser esquecimento...não gosta...vezes a pessoa é esquecida ,70 IC E Relaxamento....É relaxamento...Descuido, descuido...mais é descuido da pessoa...se fazem de bobo...É relaxado né...não ligam a doença que tem...sabe que tá doente, tem que tomar né...não querem...Porque não tem vontade de melhorar, porque são relaxado...isso aí é falta de atenção deles, relaxamento ,33 IC F Por não valorizar a saúde....Ah! Porque eles não se importam, não se interessam com a saúde deles...eles não tomam tem uma festinha, porque tem um churrasquinho na casa deles...as pessoas sei lá, não ligam...não ligam a doença que tem...É porque se acham pouca coisa...Porque eles não tem interesse da saúde deles...não se importam ,29 IC G O paciente não valoriza a medicação por ser de graça....Descuido né, descuido, porque é de graça... 11,59 IC H Alguns pacientes não querem gastar ou não tem dinheiro....Porque...provavelmente, não que toma porque não que gasta...tem pessoas que não tem dinheiro pra comprar... 11,59 IC I Por não apresentar sintomas...talvez não está sentindo nada...Porque não sofreram o suficiente ainda... 23,17 IC J Decorrente de outros problemas....Às vezes...tem algum problema de depressão... se entra em depressão a pessoa acha que não precisa tomar aquele medicamento, que já ta bom... 11,59 IC K Porque acha que não precisa do remédio por não estarem doentes....a pessoa se acha que não precisa tomar aquele medicamento, que já ta bom...Eles levam por uma brincadeira o diabete...Porque fica se achando...que não é doente... 34,76 IC L Por não saber que tem a doença....Mais a maior parte também não sabe...mais a pessoa não sabe que tem pressão alta...pensam que não tem né... 23,17 IC M Porque querem ingerir bebida alcoólica....porque diariamente os homens de hoje...querem beber, quem bebe não tenta... 11,59 IC N Por ter medo de assumir a doença...Falta de coragem, falta de coragem, entendeu, falta de atitude, falta de coragem, eles não tem coragem para assumir... 11,59 IC O Por ter medo de tomar a medicação....Tem medo né...medo de tomar né...23,17 CONCLUSÕES: Ao final deste estudo pode-se perceber que na percepção dos entrevistados, são 15 os fatores intrínsecos que podem comprometer a adesão a terapêutica da HAS e/ou do DM. O DSC que representa a fala de 21 dos pacientes entrevistados revela que: “...É relaxamento né...Descuido né, descuido... Nos demais depoimentos a não valorização de sua saúde pelo paciente portador de HAS e/ou DM foi referida por 9 pacientes. Já, o DSC revela que: “...ás vezes esquece...Por esquecimento...as vezes a pessoa é esquecida né...” é inerente ao paciente esquecer de utilizar sua medicação, comprometendo assim, o sucesso de seu tratamento.