Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação A ARTE de ENSINAR GILBERT HIGHET Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR O PROFESSOR REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR
REQUISITOS DO BOM PROFESSOR: CONHECER A MATÉRIA QUE ENSINA; GOSTAR DELA; GOSTAR DOS ALUNOS; CONHECER OS ALUNOS; CONHECER OUTRAS COISAS
CONHECER A MATÉRIA O professor não deve apenas conhecer o suficiente de sua matéria. Deve viver o que ensina Conhecer a matéria a matéria o faz sentir capacitado para responder a eventual questionamento. O aprofundamento da matéria evita que se apresente um dogma a partir de uma simples hipótese. O aprofundamento o faz conhecer os fundamentos da matéria
GOSTAR DA MATÉRIA Gostar da matéria implica em acreditar na utilidade de sua matéria. É impossível passar anos a fio aprendendo qualquer coisa sem que sinta natural interesse por ela. Ensinar uma disciplina que não goste, significa viver amargurado. Ensinar uma matéria que não goste, transforma-o num hipócrita. Gostar da matéria, o faz ensinar facilmente e prazerosamente mesmo que esteja cansado, tornando-o bem disposto. Ensinará com empolgação e a transmitirá aos alunos .
GOSTAR DOS ALUNOS Só ensine se você gostar de jovens. E fácil gostar dos jovem por serem jovens e cheios de vida. Deve desfrutar da companhia deles. Pode ser que encontre alunos que não estarão nem um pouco interessado e ou com dificuldades de aprendizado. Ensinará com maior prazer se gostar do grupo. Não tenha atitude como a de um policial na espreita de motim.
DEVE CONHECER OS ALUNOS Pois são diferentes dos adultos Devem ser fixados por nomes e fisionomias. Pode pertencer a “ tipos” e grupos diferentes, que estejam definindo seu comportamento.
DEVE CONHECER OUTRAS COISAS Deve possuir interesses intelectuais excepcionalmente amplos Deve compreender o grande e importante domínio das atividades e realizações do mundo , para transmiti-la aos jovem discípulos. Deve estabelecer uma ponte entre o mundo e a escola. Deve possuir bom humor, para manter os alunos vivos e atentos. O humor ajuda a imprimir a certos assuntos complicados um tom de realidade. Podem funcionar como instrumento de dominação de sua classe.
QUALIDADES DO BOM PROFESSOR BOA MEMÓRIA FORÇA DE VONTADE BONDADE.
BOA MEMÓRIA Ter memória fraca é ridículo e perigoso; Será como o músico que anuncia um grande concerto e esquece a maioria das composições. Um bom professor deve ter boa memória para lembrar de fundamentos essenciais da matéria lecionada; Manifestações de boa memória por parte do professor auxilia e estimula a juventude nas sua tarefas.
FORÇA DE VONTADE Deve ser uma pessoa de decisões rápidas e firmes; Existem várias espécies de diferentes situações adversas que o professor pode enfrentar no dia a dia das suas aulas e dificultar o seu trabalho de lecionar Os jovens não gostam muito de autoridades e podem resistir ao ensino.
BONDADE É muito difícil ensinar algo sem ela; A bondade ajuda a superar dificuldades, sofrimentos e fadiga; Deve ser natural e espontânea; Os discípulos de qualquer idade sentem facilmente que o professor gosta deles , e tendem a retribuir com atenção e disciplina.