Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

Programa Mais Educação Escola Municipal Profª Rita de Cássia C. Silva
Música: Enya - Wild Child.
Toques de Elegância Autor desconhecido.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Métodos de Estudo na Universidade
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
Regras de ouro da Educação Física
Autoridade se constrói
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
O Aluno a Distância.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
A internet é totalmente segura?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Docente: Paula Reis de Miranda.
Ajude – me!!.
Para refletir “Milho de pipoca”
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Propostas de layout Modelo 1
DIDÁTICA MAGNA.
IDENTIDADE VIRTUAL Dificilmente temos consciência do que é significativo em nossa própria existência, e isso certamente não deve preocupar nosso vizinho.
Minha preocupação é que vocês se lembrem de que ensinar é mostrar. Mostrar não significa doutrinar... (Transição Automática)
Toques de Elegância Autor desconhecido.
O Cérebro.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Jesus Eu quero ser como as crianças
O que é ensinar história?
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Como anunciar decisões impopulares Aula Prática 2 Profª: Taciana de Barros Jerônimo.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Introdução à Didática Aula 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Investigar, ensinar e aprender
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
Professor Dr. Renato Vaz
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Marx e a educação.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Método de Ensino.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação A ARTE de ENSINAR GILBERT HIGHET Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR O PROFESSOR REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR

REQUISITOS DO BOM PROFESSOR: CONHECER A MATÉRIA QUE ENSINA; GOSTAR DELA; GOSTAR DOS ALUNOS; CONHECER OS ALUNOS; CONHECER OUTRAS COISAS

CONHECER A MATÉRIA O professor não deve apenas conhecer o suficiente de sua matéria. Deve viver o que ensina Conhecer a matéria a matéria o faz sentir capacitado para responder a eventual questionamento. O aprofundamento da matéria evita que se apresente um dogma a partir de uma simples hipótese. O aprofundamento o faz conhecer os fundamentos da matéria

GOSTAR DA MATÉRIA Gostar da matéria implica em acreditar na utilidade de sua matéria. É impossível passar anos a fio aprendendo qualquer coisa sem que sinta natural interesse por ela. Ensinar uma disciplina que não goste, significa viver amargurado. Ensinar uma matéria que não goste, transforma-o num hipócrita. Gostar da matéria, o faz ensinar facilmente e prazerosamente mesmo que esteja cansado, tornando-o bem disposto. Ensinará com empolgação e a transmitirá aos alunos .

GOSTAR DOS ALUNOS Só ensine se você gostar de jovens. E fácil gostar dos jovem por serem jovens e cheios de vida. Deve desfrutar da companhia deles. Pode ser que encontre alunos que não estarão nem um pouco interessado e ou com dificuldades de aprendizado. Ensinará com maior prazer se gostar do grupo. Não tenha atitude como a de um policial na espreita de motim.

DEVE CONHECER OS ALUNOS Pois são diferentes dos adultos Devem ser fixados por nomes e fisionomias. Pode pertencer a “ tipos” e grupos diferentes, que estejam definindo seu comportamento.

DEVE CONHECER OUTRAS COISAS Deve possuir interesses intelectuais excepcionalmente amplos Deve compreender o grande e importante domínio das atividades e realizações do mundo , para transmiti-la aos jovem discípulos. Deve estabelecer uma ponte entre o mundo e a escola. Deve possuir bom humor, para manter os alunos vivos e atentos. O humor ajuda a imprimir a certos assuntos complicados um tom de realidade. Podem funcionar como instrumento de dominação de sua classe.

QUALIDADES DO BOM PROFESSOR BOA MEMÓRIA FORÇA DE VONTADE BONDADE.

BOA MEMÓRIA Ter memória fraca é ridículo e perigoso; Será como o músico que anuncia um grande concerto e esquece a maioria das composições. Um bom professor deve ter boa memória para lembrar de fundamentos essenciais da matéria lecionada; Manifestações de boa memória por parte do professor auxilia e estimula a juventude nas sua tarefas.

FORÇA DE VONTADE Deve ser uma pessoa de decisões rápidas e firmes; Existem várias espécies de diferentes situações adversas que o professor pode enfrentar no dia a dia das suas aulas e dificultar o seu trabalho de lecionar Os jovens não gostam muito de autoridades e podem resistir ao ensino.

BONDADE É muito difícil ensinar algo sem ela; A bondade ajuda a superar dificuldades, sofrimentos e fadiga; Deve ser natural e espontânea; Os discípulos de qualquer idade sentem facilmente que o professor gosta deles , e tendem a retribuir com atenção e disciplina.