Planejamento Estratégico Financeiro aplicado à Atividade Odontológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Resultado Bruto com Mercadorias
Administração Financeira e Orçamentária III
LOGÍSTICA Operador Logístico.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Participação nos Lucros e/ou Resultados
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Gestão de Projetos.
Custos para Tomada de Decisão
CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM IMFORMÁTICA
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
A Logicon Sistemas As soluções da Logicon Sistemas lhe ajudam a gerenciar e organizar os processos operacionais e administrativos envolvidos na gestão.
João Telles Corrêa Filho Setembro de 2004
Apresenta.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Custos e Receitas Custos e Receitas.
Seqüência de implantação de qualquer atividade comercial
Universidade Federal Fluminense
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
Administração Financeira
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Análise das Demonstrações Financeiras
Planejamento financeiro de projetos
Novos Serviços Prestados
Pessoal é a conta com maior peso na relação de custos em empresas de serviços. Isso significa que este é o tópico a ser planejado com o maior cuidado técnico.
O QUE É ? Trata-se de uma aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações das empresas, ou seja, tornar-se.
Departamento Jurídico-Financeiro
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Formação do Preço de Venda
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
Administração de Empresas Pessoais
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Gestão de Consultórios Odontológicos: como administrar sem erros
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Ponto de Equilíbrio – Break Even
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
GASTOS Investimento inicial, custos e despesas
Marketing de Relacionamento
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Responsabilidade Civil
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Noções básicas MC e PE.
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Financeiro - Análise Financeira
PETI Planejamento Estratégico de TI
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Financeiro aplicado à Atividade Odontológica

Objetivos Auxiliar no estabelecimento da estratégia de posicionamento e de criação de valor. fazer o levantamento dos custos de um consultório odontológico; determinar o valor em Moeda Corrente (Reais) que o cirurgião-dentista deve cobrar para cada serviço que irá realizar; garantir ao cirurgião-dentista cobrar justa e corretamente permitindo-lhe ter um salário profissional condigno com sua profissão;

Objetivos: organizar a economia do consultório, administrar a contento o dia-a-dia de seu negócio e contabilizar seus gastos e ganhos financeiros; permitir ao cirurgião-dentista aplicar nas fórmulas apresentadas os preços determinados por convênios e concluir se estes são compatíveis com seu consultório.

Aspectos importantes a se considerar: a economia tornou-se imperativa; as empresas evoluíram; o mercado tornou-se altamente competitivo; o número de cirurgiões-dentistas cresceu proporcionalmente acima do número de pessoas; o índice de cáries diminuiu; Houve aumento da complexidade dos procedimentos, o que levou ao aumento dos preços.

Para determinação do preço a ser pago pelo cliente é necessário considerar: Cliente em potencial; Custos; Concorrência; Valor agregado. Legislação (Código de Ética Odontológico).

Análise de Risco Empresarial. Fatores críticos: Cliente: Concorrência e fornecedores; Tipos de Serviços oferecidos. A REGRA BÁSICA É: DIVERSIFICAR

Análise da competitividade. Fatores críticos: Qualidade dos serviços e atendimentos; Facilidade e acessibilidade; Preço. A REGRA BÁSICA É: Ser bom (competitivo) nos 3 fatores críticos e ser o melhor em um deles.

Preço É importante definir qual sua estratégia em relação à concorrência (Peter Drucker) mais por mais; mais pela mesma coisa; menos por menos; menos por muito menos; mais por menos. O cirurgião-dentista só pode cobrar o que o cliente pode e quer pagar.

Qualidade dos serviços e atendimentos Do ponto de vista do cliente, o conceito de valor é extremamente pessoal, subjetivo, emocional e irracional. Varia ainda no tempo e no espaço. De qualquer forma, a responsabilidade de comunicar valor é da empresa VALOR PERCEBIDO BENEFÍCIO – CUSTO =

Quantos serviços destes é possível fazer ao mês? VOLUME

PREÇO VS. VOLUME CONCEITO DE ESCASSEZ

Qual o ganho líquido unitário de cada serviço? É indispensável que se saiba: Qual o ganho líquido unitário de cada serviço?

E os convênios pagam bem?

A EQUAÇÃO DO LUCRO ZERO OU BREAK EVEN POINT = M x V - OVHD = 0 Fase inicial Fase intermediária R$ VOLUME(V) OVHD C. VAR. FATUR

CÁLCULO DE CUSTOS

ELEMENTOS A CONSIDERAR 1. (H.M.T) - HORAS MENSAIS TRABALHADAS 2. (H.P.) - SALÁRIO OU HONORÁRIO PROFISSIONAL 3. (D.F.M.) - DESPESAS FIXAS MENSAIS 4. (D.V.M.) - DESPESAS VARIÁVEIS MENSAIS

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO ESTIMATIVA DO NÚMERO DE HORAS MENSAIS TRABALHADAS DETERMINAÇÃO DO SALÁRIO PRETENDIDO SOMA DAS DESPESAS FIXAS MENSAIS SOMA DAS DESPESAS VARIÁVEIS MENSAIS

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO V.H.I. = H.P. + D.F.M. + D.V.M. H.M.T.

= > UT = que corresponde a 5 minutos: SEQUÊNCIA DE CÁLCULO CÁLCULO DO VALOR DA UNIDADE DE TEMPO = > UT = que corresponde a 5 minutos: UT = V.H.I 12

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO FAZER UMA ESTIMATIVA DO TEMPO GASTO PARA CADA TIPO DE PROCEDIMENTO.

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO UT = TEMPO ESTIMADO 5 CALCULAR O NÚMERO DE UT PARA CADA PROCEDIMENTO UT = TEMPO ESTIMADO 5

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO DETERMINAR O FATOR COMPENSADOR DE CADA PROCEDIMENTO. O FATOR COMPENSADOR DIFERENCIA: COMPLEXIDADE DO PROCEDIMENTO; EXPERIÊNCIA OU RENOME DO PROFISSIONAL; RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL, ETC.

Calculo de Honorários Odontológicos Aspectos éticos e Legais

Capítulo VII DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS Art. 10º. Na fixação dos honorários profissionais, serão considerados: I - a condição sócio-econômica do paciente e da comunidade; II - o conceito do profissional; III - o costume do lugar;

Capítulo VII DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS Art. 10º. Na fixação dos honorários profissionais, serão considerados: IV - a complexidade do caso; V - o tempo utilizado no atendimento; VI - o caráter de permanência, temporariedade ou eventualidade do trabalho;

Capítulo VII DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS Art. 10º. Na fixação dos honorários profissionais, serão considerados: VII - a circunstância em que tenha sido prestado o tratamento; VIII - a cooperação do paciente durante o tratamento; IX - o custo operacional.

Capítulo VII DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS Art. 11º. Constitui infração ética: IV - abusar da confiança do paciente submetendo-o a tratamento de custo inesperado; V - receber ou cobrar honorários complementares de paciente atendido em instituições públicas;

O FATOR COMPENSADOR DEVE SER NO MÍNIMO 1/3 DO VALOR DA UT PARA COMPENSAR AO MENOS O TEMPO PERDIDO

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO CALCULAR O NÚMERO DE UNIDADES DE SERVIÇO (U.S.) SOMAR O NÚMERO DE UT COM O NUMERO DE FC.

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO MULTIPLICAR O NÚMERO DE U.S. PELO VALOR DE CADA U.S..

SEQUÊNCIA DE CÁLCULO PARA SERVIÇOS SEM GASTOS COM LABORATÓRIO DE PRÓTESE: VALOR FINAL = No. U.S. X VALOR DE CADA U.S. PARA SERVIÇOS COM GASTOS COM LABORATÓRIO DE PRÓTESE: VALOR FINAL = No. U.S. X VALOR DE CADA U.S. + G.L.P.