Contexto  Os contextos tendem a ser conceitualizados intuitivamente em termos das situações comunicativas, como o gênero, a idade a classe ou a etnia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As pessoas tendem a falar ao mesmo tempo e não aprendem a escutar o outro.
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Gêneros Textuais.
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Prof.a Andréia Chagas Pereira
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
A internet é totalmente segura?
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Cultura, Linguagem e Língua
Questionário Sociolinguístico
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ENTREVISTA Profª Natália Tiezzi 7º ANO.
Professora: Aíla Rodrigues
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Sociologia e sociologia e senso comum
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM ST NARRATIVAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO TRABALHO ISCSP 2011/2012 ST Carlos D. Botelho.
Charge Cartum Caricatura
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Jovens.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Momento Explicativo Foi, é, tende a ser. Passado, presente e futuro.
Variação Linguística: Dialetos, Registros e Norma Linguística
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Adequação discursiva.
Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Comportamento Verbal e Linguagem
Fofocas, Mentiras e Palavras Ofensivas
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Individuali dade e Diversida de humana. Ser Ouvido 2 Ser Elogiado 4 Ser Valorizado 31 Ser Aceito 33 Ser Prestigiado 6 Ser Respeitado 35 E, quando isto.
LEITURA COMPARTILHADA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Profª: Luciana Tavares
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
O processo de comunicação
Elementos da comunicação
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Variação Linguística Funções da Linguagem.
Entendimento e compreensão de textos Aula 01 Profª. Flávia.
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Contexto  Os contextos tendem a ser conceitualizados intuitivamente em termos das situações comunicativas, como o gênero, a idade a classe ou a etnia dos falantes.[ sociocognitivo]

 Linguagem e contexto.  Contexto e cognição.  Contexto, uso da língua e discurso Para compreender como esse discurso é relevante, é crucial postular um modelo de contexto do falante e interlocutores envolvidos na situação de comunicação. Saber identificar o papel político, social e as demais intenções presentes na cena.

Uma pergunta feita num aparte pode, portanto, ser ouvida não como uma pergunta, e nem mesmo apenas como uma ironia ou crítica, como aconteceria nas conversas do dia a dia, mas fundamentalmente como uma forma de oposição política, à qual será dada uma resposta que será por sua vez entendida em termos políticos, a saber, como por exemplo, um ataque da oposição.