Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ISOMETRIAS. ISOMETRIAS Transformações Simetria Axial; Translação; Rotação.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Aula 02 continuação.
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Geometria.
Aula observada nº Lugares Geométricos.
Unidade 6 – Estudo das Cônicas
Prof.: Franciney Miranda
Seções cônicas: elipse
Função Seno.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
REA Tipos de Simetria.
3.º Ciclo 8.º ano de escolaridade
3/30/2017 ISOMETRIAS 9º ano.
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
GEOMETER’S SKETCHPAD O que é o Geometer´s Sketchpad? Isometria
Módulo 6 – Rolamento e corpos rígidos
SIMETRIA Quando falamos de SIMETRIA referimo-nos a uma única figura cuja forma pode resultar de movimentos de rotação ou reflexão. Assim, podemos encontrar.
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Isometrias Recordar e aprender Reflexão, translação e rotação
EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio Matemática 8ºano Translações
Simetria de reflexão e simetria de rotação
Funções e suas propriedades
Isometrias Trabalho realizado por: Henrique Araújo nº7 João Chaves nº8
Isometrias.
O “mundo” da simetria Reflectindo sobre desafios do PMEB
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
“O círculo e a circunferência”
GEOMETRIA ISOMETRIAS Reflexão, rotação e translação   • Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação.
As engrenagens ilustradas A,B tem respectivamente raios 0,24 m e 0,32 m e apresentam eixos fixos. A haste CD é acionada pela engrenagem B através de uma.
Planificando cubos e outros “dados”
UNIFESO – NAI PROF. ILYDIO SÁ
Simetrias Falar de simetrias é falar sobre simetrias de figuras ...
Giovanni Ávila Matemática
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Translações 8o ano.
MATERIAL DE APOIO À TAREFA 3
Isometrias..
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Funções de várias variáveis
MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2
Prof. Eng. Francisco Lemos Disciplina: Mecânica Geral
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
ISOMETRIAS • Simetria Rotação Translação.
Corda é um segmento de reta que une dois pontos da circunferência
A Natureza está cheia de simetrias talvez por isso seja tão bela!
ISOMETRIAS.
PADRÕES FRISOS PAVIMENTAÇÃO EMPACOTAMENTO.
Simetria: TRANSLAÇÕES
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Realizado por: Andreia Ferrada n.º4 Carlos Milheiras n.º8
Simetrias Trabalho realizado por: Daniel Calado n.º8 João Mendes n.º17
REFLEXÃO.
Transmissão de movimento circular
Geometria Reflexão (1º ciclo)
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Tipos de simetria.
Matemática em ação 8 │ Iolanda Centeno Passos Olga Flora Correia Atividade Em cada uma das figuras seguintes, A2 é a imagem de A1, por uma determinada.
ISOMETRIAS MATEMÁTICA – 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ano letivo 2013/2014
Estela de Oliveira Guimarães RA: Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental.
Ficha de Trabalho n.º Ficha de Trabalho n.º
DEFINIÇÃO DE FRISO Às bandas em que existe um motivo que se repete indefinidamente numa única direcção (paralela aos traços que limitam a banda chamamos.
Transcrição da apresentação:

Formadoras: Prof. Ana Neto Prof. Rosário Lóia Prof. Sandra Bolinhas Prof. Sandra Raposo Outubro/Dezembro 2012

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo São apresentadas algumas propriedades geométricas, começando-se por : Identificar uma circunferência; Representar uma circunferência usando compasso; Nas Metas curriculares…

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar uma superfície esférica; Utilizar corretamente os termos: centro, raio e diâmetro; Nas Metas curriculares…

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar a parte interna da circunferência; Identificar um círculo; Nas Metas curriculares…

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar a parte interna da superfície esférica; Identificar uma esfera; Nas Metas curriculares…

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Identificar eixos de simetria em figuras planas (usando dobragens, papel vegetal); Nas Metas curriculares…

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo MetasPrograma DescritoresObjetivos específicosNotas Identificar : «Circunferência», «parte interna da circunferência» e «círculo»; «Superfície esférica», «parte interna da superfície esférica» e «esfera» Eixos de simetria em figuras planas utilizando dobragens, papel vegetal, etc. Utilizar corretamente os termos «centro», «raio» e «diâmetro». Distinguir círculo de circunferência e relacionar o raio e o diâmetro. Identificar no plano eixos de simetria de figuras. Construir frisos e identificar simetrias. Pedir a utilização do compasso. Propor a exploração de frisos identificando simetrias, de translação, reflexão, reflexão deslizante e rotação(meia-volta).

 Falar de Simetria é falar de Simetria de uma figura.  Não tem sentido perguntar-se se as duas bonecas (duas figuras) são simétricas… … embora possa perguntar-se se a boneca (uma figura) tem simetria.  Simetria de uma figura não é o mesmo que simetria axial de uma figura: a figura pode ter simetrias que não sejam axiais. Simetria de uma figura F é uma isometria T do plano que deixa a figura invariante, isto é, tal que T(F) = F. (Bastos, 2006, p.11)

Se existir, pelo menos, uma rotação com uma amplitude superior a 0º e inferior a 360º, então podemos dizer que a figura tem uma simetria rotacional.

Como a reconhecemos? Se conseguirmos girar a figura em torno de um ponto fixo, de modo a que a imagem resultante, através da rotação, coincida com a figura original. Têm simetria rotacionalNão tem simetria rotacional

Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 19 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 1: gerado por translação Investigar Tipo 2: gerado por reflexão de eixo horizontal e translação Motivo simples Motivo composto

Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 20 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 3: gerado por reflexão de eixo vertical e translação Tipo 4: gerado por reflexão de eixo horizontal, reflexão de eixo vertical e translação Investigar Motivo simples Motivo composto

Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 21 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 5: gerado por rotação de e translação Investigar Motivo simples

Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 22 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 6: gerado por reflexão deslizante e translação Investigar Motivo simples

Adaptação da conferência apresentada por Ana Maria Boavida no Encontro BragançaMat 11 (Abril 2011) 23 PFCM 2010/2011 ESE/IPS Simetrias na arte decorativa: o caso dos frisos Tipo 7: gerado por reflexão de eixo vertical, reflexão deslizante e translação Investigar Motivo simples Motivo composto

Ana Neto, Rosário Lóia, Sandra Bolinhas, Sandra Raposo Proposta de trabalho 3ª sessão Figuras Geométricas Realização da Atividade nº 3 Elaboração de uma proposta de atividade pelos formandos