Trabalho 2 FCG Alexandre Valdetaro Gustavo Nunes
Visualização de Imagens Panorâmicas Desenvolver um visualizador de imagens panorâmicas. Entrada – Imagem Equiretangular – Imagem 360º Saída – Visualização Imersiva Esférica – Visualização Imersiva Cilíndrica
Visualizador O Visualizador foi desenvolvido em DirectX com XNA Fotos obtidas em
Funcionamento do Visualizador CPU Primeiramente cria-se uma malha em forma de Grid 2d. Carrega-se a foto como textura. Mapeia-se a textura para o Grid. Passa-se o grid+textura para a Placa Gráfica
Funcionamento do Visualizador GPU Tendo o grid texturizado no vertex shader, transforma-se os vértices de acordo com a equação paramétrica da esfera ou do cilindro. Sendo T e S as posições x e y no Grid variando de 0 a 1.
Equação de transformação para Esfera: Funcionamento do Visualizador GPU
Equação de transformação para Cilindro:
Funcionamento do Visualizador Posiciona-se a câmera no centro da superfície paramétrica. Para o Cilindro trava-se o eixo y da câmera.