2000-2006 Acções estruturais EU-Política Regional Agenda 2000 1 Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Controlo da poluição de água
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
Cooperação Territorial Europeia 2007 – 2013
e o Fundo Social Europeu
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ordenamento do território e urbanismo
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
A ACÇÃO DO ICP EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS REVISÃO DO QUADRO REGULAMENTAR.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Política de Coesão da UE 2014 – 2020
Tratado de Lisboa Uma apresentação
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
“Inovação nas Infra-Estruturas de Transporte”
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
Política de coesão e seus instrumentos financeiros
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
O Futuro da Europa Elisa Guimarães Ferreira e o Alargamento Escola Filipa Vilhena – Porto, 21 de Março de 2003 O QUINTO ALARGAMENTO E.
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional IX Congresso da Imprensa Portuguesa Newark, de 25 Abril a 1 Maio de 2001 O que pode fazer o «desenvolvimento.
QREN EXECUÇÃO 2010 E OBJECTIVOS A EXECUÇÃO DO QREN EM 2010 Meta de 20% de execução superada 23% de execução no final de p.p. acima da meta.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
CRITÉRIOS EXIGIDOS PARA A ADESÃO DOS PAÍSES À UE = CRITÉRIOS DE COPENHAGA(1993) -CRITÉRIOS POLÍTICOS (ESTABILIDADE, DEMOCRACIA, RESPEITO PELA LEI E PELOS.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
A próxima geração de políticas de coesão: ponto situação das negociações comunitárias e próximos passos.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Num contexto particular...
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Planos da UE para Novas perspectivas financeiras Propostas legislativas:
Margarida Riso; nº O que é? Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, o Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes.
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Como funciona a União Europeia
Dos seis aos quinze... e mais além
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
PT Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Terceiro relatório sobre a coesão Fevereiro de 2004 Convergência, competitividade e cooperação.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
Trata-se do acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (2014/2020):
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000: 1 milhar de milhões de euros por ano reorientação concomitante do programa PHARE

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA – Instrumento estrutural de pré- adesão Objectivos: preparar os países da Europa central e oriental para a sua adesão total - desenvolvimento dos transportes e melhoria/protecção do ambiente - familiarização com os procedimentos cobertura: inicialmente, os dez países candidatos da Europa central e oriental; evolução à medida que são concretizadas as adesões orçamento: 1 milhar de milhões de euros por ano

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA – Abordagem por projecto mínimo de 5 milhões de euros selecção do projecto baseada em: - parcerias de adesão - programas nacionais para a adopção do acervo comunitário - estratégias em matéria de ambiente e de transportes

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA - Dotações financeiras Dotações indicativa da Comissão, baseadas em: população do país PIB por habitante (paridade de poderes de compra) a superfície

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA - Domínios de intervenção Medidas ambientais necessárias devido a: - e xigências da legislação da UE - objectivos das parcerias de adesão Medidas relativas às infra ‑ estruturas de transportes, destinadas a promover: - mobilidade sustentável - principais ligações à UE e entre os países candidatos à adesão - interligação e interoperabilidade das redes nacionais

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA – Taxa de apoio até 75% das despesas públicas ou assimiladas (excepcionalmente até 85%) taxa de apoio reduzida para ter em conta os seguintes elementos: - disponibilidade de co ‑ financiamento - geração de rendimentos - princípio do poluidor-pagador

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA - Gestão financeira É aplicável o Título IX do regulamento financeiro (ajuda exterior) Memorando financeiro entre a Comissão e o país beneficiário Condicionalidade: possibilidades de anular a ajuda

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda ISPA - Composição do Comité de gestão representantes dos Estados-Membros, sob a presidência da Comissão BEI sem direito de voto possibilidade de constituir comités ad hoc para projectos ‑ chave papel consultivo destes comités