Maria de Fátima Rato Padin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO – Importância para a Prevenção
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Autores: Ronaldo Laranjeira, Ilana Pinsky,
A escola e a prevenção ao uso de drogas
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo.
Políticas Públicas e Álcool
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
A Constituição Federal de 1988 determina, no artigo 277, que
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Práticas Efetivas VIII Jornada em Dependência da UNICAP/ABEAD
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
SENAD SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS BRASIL
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
Fatores de Risco e Proteção Para Problemas com Álcool e outras Drogas em Adolescentes e Adultos Jovens: Implicações na Prevenção do Abuso de Substâncias.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
Fases da Vida.
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais
Nutrição na Adolescência
A química da PAIXÃO.
Alcoolismo.
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Como eu trato DQ Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
proposta Veja quem tem razão...
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Desmaios os síncopes.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Perigos relacionados com a internet
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Adolescência Bruno G. de Mello Juliana Queiroz S. Araujo Raquel Barboza Gonçalves Rosane Pessoa V. de Gouvea.
ADOLESCÊNCIA Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações.
Perigos relacionados com a internet
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Transtorno bipolar do humor (TAB)
II LENAD Consumo de Substâncias entre Mulheres Brasileiras
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Burnout.
O amor humano.
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
Drogas Alucinógenas (LSD)
DROGAS ILÍCITAS  .
Prevenção Níveis de Intervenção(consumo) IntervençãoAlvoMetasConteúdos UniversalTodosImpedir o inicio do consumo Habilidades para vida /educação geral.
VÍCIOS COMPORTAMENTAIS
ESQUIZOFRENIA.
Desafios da adolescência
Terapia Familiar.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Transcrição da apresentação:

Maria de Fátima Rato Padin "Fatores de Risco e de Proteção para o uso de Substâncias na Adolescência" Maria de Fátima Rato Padin

Por que algumas pessoas consomem drogas? Em geral, as pessoas começam a consumir drogas por diferentes razões: Para sentir-se bem: Sensação de prazer, ex:cocaína: euforia, sensação de poder.

Por que algumas pessoas consomem drogas? Para sentir-se melhor: Pessoas que sofrem de ansiedade, fobia social, transtornos relacionados a estresse, a depressão = diminuir os efeitos.

Por que algumas pessoas consomem drogas? Para render melhor: A necessidade que algumas pessoas sentem de melhorar seu rendimento atlético ou cognitivo.

Por que algumas pessoas consomem drogas? Por curiosidade ou “porque os outros fazem”: Nesse aspecto, os adolescentes são particularmente vulneráreis devido a forte influência que têm sobre eles a pressão de seus amigos e companheiros

Dependência Química: fatores biopsicossociais Não há um só fator que determine que alguém se torne DQ. Os riscos: constituição biológica, podendo ser influenciado pelo sexo, a etnia, a etapa de desenvolvimento, entorno social. Os fatores genéticos, incluindo as mudanças causadas por meio ambiente , constituem entre 40 e 60% da vulnerabilidade para DQ. Os adolescentes e as pessoas com transtornos mentais: maior risco. Fatores ambientais: Ambiente familiar é o mais importante na infância. Pais abusadores maior chance de que seus filhos usem/abusem. Os colegas/pares: maior influência. Fatores que aumentam riscos: uso precoce e forma de administração.

Adolescentes Abusadores Têm alteração comportamental Baixo rendimento acadêmico Correm risco de gravidez não planejada Contrair DSTs Vítimas de violência e etc.

O que se passa na cabeça dos Adolescentes Engano: Vulcão de hormônios colocado em ebulição pelo processo de crescimento. Ou da angústia existencial própria de uma época de transição? Os adolescentes nem se ajustaram às mudanças causadas em seu corpo pela puberdade e o cérebro também começa a mudar. Pesquisas recentes revelam que nessa fase se inicia um processo de rearranjo dos neurônios tão intenso como aquele que aconteceu nos primeiros anos da infância. As áreas onde ocorrem as maiores transformações são justamente aquelas ligadas às emoções, ao discernimento e ao autocontrole. Essa é explicação científica para o comportamento tão impulsivo e temperamental dos teens. "Algumas áreas da estrutura cerebral só vão estar inteiramente maduras depois dos 20 anos”

Padrões de uso de álcool entre adolescentes Brasileiros 34% dos adolescentes bebem Idade média de início da experimentação  14a Maior freq de consumo: Região Sul,não estudam, não trabalham, cor negra e rendimento próprio. Quantidade usual: varia (sexo, classe social, renda e estudar ou não) Sexo masc: percentual bem maior do beber em “binge” Consumo de altas doses é frequente Pinsky e col.

Abuso altera cérebro de Abusadores? 1) Prejuízo acadêmico 2) Maiores riscos em acidentes, brigas , DSTs , Aids e gravidez 3) Maior probabilidade de DQ

Fatores de Risco e de Proteção Fatores de Proteção Comportamento agressivo Hab. sociais deficientes Falta de supervisão e apoio parental Abuso de substância Disponibilidade de drogas Pobreza Auto controle Relações Positivas Monitoramento e apoio parental Parte acadêmica positiva Políticas de Saúde Pública Condições econômicas favoráveis e apoio comunidade Fatores de Risco e de Proteção

www.uniad.org.br Blog Jogo Limpo Blog Se Liga! Blog Dependência Química www.clinicalamedas.com.br

Obrigada! fatimapadin@uniad.org.br