Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr.

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Transcrição da apresentação:

Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr. CICLO DE PALESTRAS - ENADE 2009 Orientações para: Professores, Coordenadores de Curso e IES Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr. INEP – CFA – CRA/BA Salvador 07/10/2009

Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração: Geraldo Ronchetti Caravantes, Centro Universitário Ritter dos Reis; Hudson Fernandes Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais; José Arimatés de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mário César Barreto Moraes, Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina; Rui Otávio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio; Sérgio Azevedo Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Vitor Francisco Schuch Júnior, Universidade Luterana do Brasil; 2

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (Lei n. 10861 de 14/04/2004)

INSTRUMENTOS DO SINAES: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - AI; Auto-avaliação; (deve constar comentário sobre o desempenho do ENADE com sugestões) Avaliação institucional externa (impacta no IGC); AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO –ACG; ENADE.

O que é o ENADE ? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 (Regulamentação do Sinaes); Portaria nº 107, de 22 de julho de 2004 (Regulamentação do Enade).

RELAÇÃO DE CURSOS DO ENADE 2009

CURSOS QUE PARTICIPARÃO DO ENADE 2009 [Portaria Normativa MEC n no 1, de 29/01/2009] Áreas e Cursos Superiores de Tecnologia - Administração - Arquivologia - Biblioteconomia - Ciências Contábeis - Ciências Econômicas - Comunicação Social - Design - Direito - Estatística - Música - Psicologia - Relações Internacionais - Secretariado Executivo - Teatro - Turismo

CURSOS QUE PARTICIPARÃO DO ENADE 2009 [Portaria Normativa MEC n no 1, de 29/01/2009] Áreas e Cursos Superiores de Tecnologia - Design de Moda - Gastronomia -Gestão de Recursos Humanos -Gestão de Turismo -Gestão Financeira -Marketing -Processos Gerenciais.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

OBJETIVOS, COMPOSIÇÃO DA PROVA E CONTEÚDOS DO ENADE 10

OBJETIVOS DO ENADE: Acompanhar processo de aprendizagem e o desempenho dos estudantes; Verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessários ao pleno exercício da profissão e da cidadania; Contribuir para o processo de avaliação dos cursos e das instituições formadoras na área; Subsidiar o processo de avaliação institucional dos cursos superiores; Consolidar o processo de avaliação de desempenho dos estudantes como um componente do SINAES (ranqueamento).

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) VERIFICA: Habilidades acadêmicas e competências profissionais básicas das áreas; Conhecimento sobre conteúdos básicos e profissionalizantes; Questões transdisciplinares.

Instrumentos do ENADE Prova; Questionário Sócio-econômico; Questionário de Impressões sobre a Prova; Questionário aos Coordenadores de Curso.

Relatórios do ENADE Relatório do Aluno Relatório do Curso Relatório da Área Relatório da Instituição Resumo Técnico Relatório de Conceitos Relatório Técnico-Científico

Resultados do ENADE Desempenho médio dos ingressantes Desempenho médio dos concluintes Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado - IDD

IDD diferença entre o desempenho médio dos concluintes de um curso e o desempenho estimado para os concluintes desse mesmo curso. Informações comparativas dos desempenhos dos estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes são semelhantes. indica o quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, considerando o perfil de seus estudantes.

IDD conceito = transformação do IDD índice em 5 categorias (1 a 5) IDD índice = varia de -3 a 3 IDD conceito = transformação do IDD índice em 5 categorias (1 a 5) IDDt = (ϐ1 Infrat) + (ϐ2 Pdagt) + (ϐ3 Doutt) + (ϐ4 Integ_Parct) + ɛt

Valores negativos não significam que o desempenho médio dos concluintes é menor do que o dos ingressantes e, sim, que o desempenho médio dos concluintes está abaixo do desempenho médio esperado, tomando-se como base o perfil dos ingressantes.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 30 (trinta) questões, sendo: COMPOSIÇÃO DA PROVA - (Portaria INEP n. 117 de 28/07/2006 - DOU de 02/08/2006, Seção 1, p.21): FORMAÇÃO GERAL 10 (dez) questões discursivas + múltipla escolha FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 30 (trinta) questões, sendo: 6 (seis) discursivas 24 (vinte e quatro) de múltipla escolha

FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 30 (trinta) questões, sendo: COMPOSIÇÃO DA PROVA - (Portaria INEP n. 122 de 2009): FORMAÇÃO GERAL 10 (dez) questões = 2 discursivas + 8 múltipla escolha FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 30 (trinta) questões, sendo: 3 (três) discursivas 27 (vinte e sete) de múltipla escolha

Conteúdo Formação Geral: Temas: Ecologia; Biodiversidade; Arte, Cultura e Filosofia; Mapas Geopolíticos e Socioeconômicos; Globalização; Políticas Públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; Redes Sociais e Responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; Relações Interpessoais: respeitar, cuidar, considerar e conviver; Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão; Exclusão e Minorias; Relações de Gênero; Vida Urbana e Rural;Democracia e Cidadania; Violência; Terrorismo; Avanços Tecnológicos; Relações de Trabalho; Inclusão/Exclusão Digital; Tecnociência ; Propriedade Intelectual;Diferentes Mídias e Tratamento da Informação.

Conteúdo Formação Geral: Capacidades a verificar: I – Ler e interpretar textos; II – Analisar e criticar informações; III – Extrair conclusões por indução e/ou dedução; IV – Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações; V – Detectar contradições; VI – Fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências; VII – Questionar a realidade; VIII – Argumentar coerentemente.

Conteúdo Formação Geral: Competências desejadas: I – Propor ações de intervenção; II – Propor soluções para situações-problema; III – Elaborar perspectivas integradoras; IV – Elaborar sínteses; V – Administrar conflitos.

Conteúdos que integram a avaliação específica de Administração: Formação Básica: Antropologia, sociologia, filosofia, psicologia, ética, economia, contabilidade, tecnologia da comunicação, ciências jurídicas; Formação Profissional: Teorias da Administração e organizações, recursos humanos, marketing, materiais, produção, logística, financeira, orçamentária, planejamento; Estudos Quantitativos: Pesquisa operacional, modelos matemáticos e estatísticos.

DESEMPENHO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NO ENADE

Desempenho em Formação Geral Área Ingressantes Concluintes TOTAL 44,2 47,2 Administração 40,8 44,1 Arquivologia 49,2 52,1 Biblioteconomia 46,2 49,1 Biomedicina 48,5 Ciências Contábeis 43,6 44,7 Ciências Econômicas 44,4 46,4 Comunicação Social Design 46,7 50,4 Direito 47,0 Formação de Professores 45,8 46,9 Música 46,8 Psicologia 43,9 Secretariado Executivo 43,8 45,2 Teatro Turismo 48,2 51,1

COMPONENTE ESPECÍFICO: Desempenho médio Área Ingressantes Concluintes TOTAL 32,9 41,8 Administração 33,2 41,3 Arquivologia 37,9 47,1 Biblioteconomia 34,7 44,0 Biomedicina 30,7 43,8 Ciências Contábeis 22,8 30,0 Ciências Econômicas 27,4 34,5 Comunicação Social 34,0 40,3 Design 42,1 52,8 Direito 31,2 42,8 Formação de Professores 39,6 43,7 Música 36,5 45,0 Psicologia 41,1 52,7 Secretariado Executivo 35,5 42,4 Teatro 48,0 Turismo 41,5 48,5

Desempenho médio dos alunos do Curso de Administração Brasil = 37,7 Bahia = 39,2

VANTAGENS & DESVANTAGENS

VANTAGENS AOS ALUNOS & INSTITUIÇÕES COM BOM DESEMPENHO IMAGEM. MELHOR COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.

PENALIDADE AOS ALUNOS POR FALTAR AO ENADE: NÃO COLAÇÃO DE GRAU DE 1 ATÉ 3 ANOS.

PENALIDADE AOS ALUNOS & INSTITUIÇÃO POR BAIXO DESEMPENHO NO ENADE: OS CURSOS QUE NÃO ALCANÇAREM CONCEITO 3 NO ENADE, ESTARÃO DESVINCULADOS DO FIES ATÉ A AVALIAÇÃO SEGUINTE.

CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA NOVA DIMENSÃO DO ENADE

CPC O Conceito Preliminar, é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação. Ele consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógico e corpo docente. CPCt=(ρ1*nota_Enadet)+(ρ2*nota_IDDt)+(ρ3*nota_Inst)

Distribuição dos Pesos CONCEITO PRELIMINAR PORTARIA de 2006 Variáveis Peso Enade ῤ1 40,0% IDD ῤ2 30,0% Insumos (Cadastro Docente e questionário sócio-econômico) ῤ3 30,0% INSUMOS (30%) Distribuição dos Pesos Infra-estrutura e instalações físicas - os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (aulas práticas) 10,2% Recursos didático-pedagógicos - os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina. 27,2% Corpo docente - percentual de professores (no mínimo) doutores no curso 38,9% 62,7% Corpo docente - percentual de professores que cumprem regime parcial ou integral (não horista) no curso 23,8%

Distribuição dos Pesos CONCEITO PRELIMINAR PORTARIA 821 de 24/08/2009 Variáveis Peso Enade 30,0% IDD Insumos (Cadastro Docente e questionário sócio-econômico) 40,0% INSUMOS (40%) Distribuição dos Pesos Infra-estrutura e instalações físicas - os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes. 5,0% Recursos didático-pedagógicos - os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina. Corpo docente – Titulação: percentual de professores doutores no curso. 20,0% Corpo docente – Titulação: percentual de professores mestres no curso. Corpo docente – Dedicação: percentual de professores que cumprem regime parcial ou integral (não horista) no curso 5,0%

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO Variáveis Pesos Notas Máximas ENADE Nota Ingressantes 15% 0,75 Nota Concluintes IDD 30% 1,50 INSUMOS (40%) Distribuição Corpo Docente (30%) Titulação: Doutores 20% 1,00 Titulação: Mestres 5% 0,25 Regime: TI e TP Infra Estrutura e Instalações Físicas Recursos Didático-Pedagógicos 37

Distribuição dos Pesos CONCEITO PRELIMINAR Variáveis Notas Máximas Enade 1,5 IDD Insumos – Cadastro Doc. + Questionário 2,0 INSUMOS (40%) Distribuição dos Pesos Infra-estrutura e instalações físicas 0,25 Recursos didático-pedagógicos Corpo docente – Titulação Doutores 1,0 Corpo docente – TI e TP Corpo docente – Titulação Mestres 0,25

i) Com relação às aulas práticas: Os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes? Respostas possíveis: ‘A’ = Sim, em todas elas. / ‘B’ = Sim, na maior parte delas. / ‘C’ = Sim, mas apenas na metade delas. / ‘D’ = Sim, mas em menos da metade delas. / ‘E’ = Não, em nenhuma. A partir desta pergunta construiu-se uma variável binária que é igual a ‘1’ caso o aluno tenha respondido os itens ‘A’ ou ‘B’ e igual a zero em caso contrário. Esta é uma medida da infra-estrutura do curso de graduação (denotação ‘infra’).

ii) Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos, procedimentos de ensino e de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina? ‘A’ = Sim, todos contêm. / ‘B’ = Sim, a maior parte contém. / ‘C’ = Sim, mas apenas cerca da metade contém. / ‘D’ = Sim, mas apenas menos da metade contém. / ‘E’ = Não, nenhum contém. A partir desta pergunta construiu-se uma variável binária que é igual a ‘1’ caso o aluno tenha respondido ‘A’; e igual a zero, caso contrário. Esta é uma medida relativa aos aspectos pedagógicos do curso de graduação (denotação ‘pedag’).

IGC ÍNDICE GERAL DE CURSOS

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

ARTICULAÇÃO E COERÊNCIA ENADE – CPC – IGC CPCn CPC2 ENADE2 ENADEn ENADE1 CPC3 ENADE3 43

A idéia é que o IGC seja calculado todo ano, seguindo a divulgação do Enade e do CPC dos cursos de graduação.

PREPARANDO PARA O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) 2009

Ser professor ... ?

papel do professor Coordenador currículo recursos

Temos que tornar os nossos cursos os Mãos à obra... Temos que tornar os nossos cursos os mais bem avaliados deste estado.

CRONOGRAMA DO ENADE 2009 01/06 a 19/06 – INSCRIÇÕES ESTUDANTES IRREGULARES DE OUTROS ANOS. 29/06 a 31/08 – INSCRIÇÕES ESTUDANTES HABILITADOS AO ENADE 2009. 01/09 a 10/09 – PERÍODO PARA ALTERAÇÃO DO LOCAL DE PROVA. 01/09 – DIVULGAÇÃO DA LISTA DOS SELECIONADOS. 11/09 a 18/09 – APRESENTAÇÃO DA OPÇÃO PESSOAL DO ESTUDANTE NÃO SELECIONADO PARA PARTICIPAR DO ENADE 2009. 49

CRONOGRAMA DO ENADE 2009 26/10 – DIVULGAÇÃO DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS E REMESSA DOS CARTÕES DE INFORMAÇÃO DO ESTUDANTE. 08/11 – APLICAÇÃO DAS PROVAS – a partir das 13 horas. 09/11 a 23/11 – PERÍODO PARA RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO DO COORDENADOR DE CURSO. 08/12 – DIVULGAÇÃO DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES EM SITUAÇÃO REGULAR. 50

Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr. Muito obrigado! Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr. hfamaral@face.ufmg.br