LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção através da ergonomia
Advertisements

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO.
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO - DORT
DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO - DORT
SAÚDE E TRABALHO A boa postura no trabalho
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Forum Regional Sul de Saúde do Trabalhador
Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler.
Palestra: Ergonomia e Saúde
FLEXIBILIDADE AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E PLANEJAMENTO DE ALONGAMENTO
Ergonomia e as Atividades Físicas e Cognitivas do Trabalho
Lesões por Esforços Repetitivos
PRÁTICAS CORPORAIS LIAN GONG
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Ergonomia e Ginástica Laborativa
GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática.
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE
Programa de Ginástica Laboral
Lesões por Esforços Repetitivos Enter Enter Sair.
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
SAÚDE NO TRABALHO As transformações no mundo do trabalho Globalização
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Como manter uma Boa Postura?
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
Conscientização.
Ergonomia.
OBJETO DE TRABALHO NA FISIOTERAPIA
POSTURA CORPORAL.
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
ERGONOMIA E SAÚDE OCUPACIONAL CENPES ( ANTEPROJETO )
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
Leane Faria Carvalho Março/2011
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
Sônia Trajano Fisioterapeuta
STRESS E TRABALHO.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Doença invisível, medicina ambígua: a configuração clínica da LER/DORT
Segurança Ocupacional
Burnout.
ACADÊMICA: SHALINE ANZOLIN PROFESSORA: KÁTIA PEREIRA DA COSTA CRUZ
Incidência de LER/DORT em trabalhadores de enfermagem
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
SAÚDE DO TRABALHADOR.
ERGONOMIA AULA 6: “O POSTO DE TRABALHO”.
Aptidão Física Educação Física II.
Serviço Cirurgia da Mão - Hospital Ortopédico / BH.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
ERGONOMIA.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e.
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
ESTRESSE Etienne Grandjean. ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes)
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Plano de Prevencão de DORT E LER Cerest – Técnicos em Enfermagem do Trabalho. Vamos incluir no cronograma do estabelecimento de ensino, aulas relacionadas.
Transcrição da apresentação:

LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte

Há dois lados em todas as questões (Pitágoras, 410 – 445 a.C.)

Contextualização As L.E.R. são Lesões por Esforços Repetitivos (definição mais antiga) A D.O.R.T. (conhecidas como doenças osteomusculares relacionados ao trabalho) são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos.

Histórico das L.E.R 1700 - Ramazzini - Pai da Medicina do trabalho - "doença dos escribas e notórios". 1920 - Doença das tecelãs (1920) 1965 - Doença das lavadeiras Década de 80 – Universalização do problema Várias profissões Movimentos repetitivos ou grande imobilização postural - Fenômeno Mundial.

Histórico das L.E.R/ D.O.R.T. Informatização – 70% das doenças profissionais registradas no Brasil.

Doenças Ocupacionais LER – Lesões por Esforços Repetitivos LTC – Lesões por Traumas Cumulativos DCO – Doença Cervicobraquial Ocupacional CTD – Cumulative Trauma Disorders SSO – Síndrome da Sobrecarga Ocupacional DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

L.E.R Lesões por Esforços repetitivos Resultado dos desequilíbrios entre as exigências das tarefas e as margens deixadas pela organização do trabalho para que o trabalhador, na realização de suas tarefas, mobilize as suas capacidades dentro das suas possibilidades

D.O.R.T Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho Uma “síndrome clínica” caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não por alterações objetivas e que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho. INSS/1998

Causas das D.O.R.T 1) Dano Diminuição do aporte sanguíneo à região Repetitividade e/ou força dos movimentos quanto na atividade estática das estruturas envolvidas 2) Dano Trauma ou microtrauma - formação de processos inflamatórios locais.

A Vigilância da Saúde do Trabalhador deve detectar causas predisponentes Produção a todo custo Sobrecarga física e psíquica O cliente tem sempre a razão Distribuição inadequada dos afazeres Ambiente não ergonômico

Diagnóstico/ Sintomas na D.O.R.T A DORT se manifesta clinicamente por um sintoma subjetivo e peculiar a cada indivíduo que é a DOR. Conseqüência de trauma direto de estruturas orgânicas por sobrecarga funcional ou traumatismos externos, acarretando danos aos tecidos mais comumente afetados, como os músculos, tendões, fáscias, nervos e articulações.

Sintomas da D.O.R.T Desconforto, tensão, rigidez ou dor nas mãos, dedos, antebraços e cotovelos Mãos frias, dormência ou formigamento Redução da habilidade (destreza manual) Perda de força ou coordenação nas mãos Dor capaz de interromper o sono

Comunicado de Acidente de Trabalho Nexo causal – importante !!!!!!!!!!!!! Quando ???????????

DORT Evento sentinela Vigilância X Ações

Fatores de pior prognóstico Falta de apoio de níveis superiores para uma atuação adequada. Diagnóstico impreciso e acompanhamento inadequado durante o tratamento médico Readaptação ao trabalho deficiente. Falta de um programa ergonômico. Fisioterapia – Ginástica laboral

Estresse Estresse – o estresse é um processo vital e fundamental onde pode ser dividido em dois tipos ou seja, quando passamos por mudanças boas, temos o estresse positivo e quando atravessamos alguma fase negativa, estamos vivenciando o estresse negativo. Hans Selye (1930)

Estresse Representação esquemática do estresse

Prevenção D.O.R.T Organização do Trabalho (função da relação entre o homem e a máquina) Ergonomia Postura errada.

Prevenção D.O.R.T Objetivar ações que visem alterar as características relacionadas à: Repetitividade, Excesso de movimentos, Falta de flexibilidade de tempo e ritmo, Exigência de produtividade, Falta de canais de diálogo entre trabalhadores e empresa, Pressão para manter a produção. Mobiliários e equipamentos inadequados.

Ações para D.O.R.T Incentivar o trabalhador a prestar atenção em sintomas e limitações, mesmo que pequenas, e orientá-lo a procurar logo o auxílio. Propiciar aos médicos que atendem aos trabalhadores um diálogo com a empresa nos casos que houver necessidade de mudar as características do posto de trabalho.

Ações Reciclagem dos médicos – Atendimento adequado ao trabalhador. Amparo ao trabalhador com D.O.R.T – tratamento e reabilitação. Política de prevenção - Evitar o adoecimento dos trabalhadores.