Aprender ao Longo da Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Advertisements

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tecnologias na escola.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
O Aluno.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
Planejamento geral de um curso
O Cenário Virtual.
Conceitos de Educação a Distância
Processo de Avaliação.
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Educação no contexto do Trabalho
Capacitação dos professores
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Dominando as práticas pedagógicas
Flexibilização Curricular
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Motivação e Expectativas
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O papel do conteudista.
Conceitos e Gerações de EAD
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Orientação Educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Trabalhando com Grupos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Eduardo Ferreira dos Santos Márcia Silva Monique Leite
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

Aprender ao Longo da Vida

Na aula anterior, você conheceu os profissionais que atuam em cursos a distância. Nesta sétima aula, você saberá o que significa aprender ao longo da vida. Boa aula!

Aprender ao Longo da Vida

Aprender ao Longo da Vida A visão de que o acúmulo de conhecimento no começo da vida basta, não é mais suficiente para sobreviver no mundo da Era da Informação. Em vista disso, os indivíduos precisam estar constantemente se atualizando e se adaptando às novas mudanças. Mas duas perguntas angustiam a atual geração. Será possível que na Era da Informação terá espaço para trabalhar na mesma profissão durante cinquenta, sessenta anos, já que viveremos muito mais? Sobreviveremos com as constantes evoluções tecnológicas, as quais se conhece só vagamente?

Aprender ao Longo da Vida A resposta para essas duas perguntas é uma só: educação continuada. Logo, neste contexto, cabe ressaltar que a educação continuada é necessária ou imprenscidível à vida das pessoas, para acompanhar o novo processo de desenvolvimento do ambiente global. A educação ao longo de toda a vida é a chave e/ou resposta para os desafios de um mundo em rápida transformação (DELLORS, 1999).

Aprender ao Longo da Vida E como não é possível voltar no tempo, deixar de trabalhar, de conviver com a família ou se divertir, para poder voltar aos bancos de escola na forma presencial, a opção mais adequada para este mundo dinâmico é a Educação a distância, que possui um modelo flexível para se adaptar a estas novas demandas. Cabe ressaltar que, quando você se aperfeiçoa, sente-se mais preparado e seguro, para atuar na sua área de trabalho. Em vista disso, é necessário aprender a aprender, ou seja, saber fazer perguntas pertinentes, levantar hipóteses, testar soluções - tudo o que o mercado exige hoje de um profissional. Lembre-se que uma boa pergunta já traz, consigo, a semente da resposta.

Existem muitas pesquisas e investigações sobre o perfil dos indivíduos que buscam aprendizado constante por meio de cursos a distância. Veja a seguir quem são essas pessoas.

Características do Aluno a Distância

Aprender ao Longo da Vida Conheça as principais características das pessoas que buscam o estudo a distância: alunos adultos; trabalhadores; maduros; responsáveis; com repertório de experiências anteriores mais vasto, adquirido em diversas fontes (educação formal e informal, meio social, família, trabalho, veículos de comunicação diversos, etc.).

Aprender ao longo da vida Por ser adulto e, simultaneamente, enfrentar uma realidade profissional concreta, o aluno de cursos a distância apresenta expectativas peculiares. Veja: instrumentos educacionais para utilização na prática diária; aumento da empregabilidade; promoção de cargo ou aumento salarial. Ou seja, o grande foco é o desenvolvimento profissional. Em muitos casos, a expectativa é de que a Educação a Distância traga resultados rápidos e imediatos, quase que "mágicos".

Aprender ao longo da vida Perceba que “aprender a aprender” é fundamental para que o aluno adulto possa realizar. análises; sínteses; avaliações. Por isso, é necessário que você saiba que o processo de aprendizagem dos adultos é diferenciado. Conheça a seguir a abordagem pedagógica que estuda esse público.

Andragogia

Andragogia Segundo Fontes (2006), Malcolm Knowles foi o primeiro autor a utilizar essa expressão na literatura científica. A palavra andragogia tem origem do grego: andros – adulto e gogos – educar. É um caminho educacional que busca compreender o adulto. Ou, ainda, é a arte de ensinar aos adultos. É importante lembrar que esses adultos não são alunos sem experiência, pois o conhecimento vem da experiência prática. Na andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem. Seu objetivo é entender como o adulto aprende e, com isso, avançar nas metodologias empregadas na educação desse público.

Andragogia Esses quatro princípios devem ser utilizados com flexibilidade e criatividade quando aplicados na prática.