O QUE SABER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Aptidão Física.
METODOLOGIA DE CÁLCULO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
Cláudia Medina Coeli IESC/UFRJ * Adaptado do material didático do IESC/UFRJ O olhar epidemiológico do objeto de pesquisa.
COMO FUNCIONA.
COMO FUNCIONA.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
O QUE É O SESI Circuito do Bem-estar é um serviço que proporciona vivência sistemática de atividades organizadas em direção a um estilo de vida saudável.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
COMO FUNCIONA.
FLEXIBILIDADE AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE E PLANEJAMENTO DE ALONGAMENTO
SEDENTARISMO Qual sua relação com o corpo humano e o coração ??
Os benefícios do exercício físico
Nutrivitá Consultoria
Profa. M.Sc. Dinara Hansen
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Diabetes.
Saúde e Exercício Físico
Ação e coração! Por: Iracema Umeda, membro do Departamento de Fisioterapia da SOCESP.
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Atividade Física e Promoção da Saúde
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
Sedentarismo Seminário 5 – Unidade I.
Qualidade e Estilo de Vida
HIPERTENSÃO.
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Mortalidade de Orientais no Estado de São Paulo ( ) Gabrielle Idealli e Profa. Dra. Marcia Koike.
Obesidade.
Trabalho realizado por : Maria Nº9 Miriam Nº12 9ºD
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Através da saúde, alimentação e esporte e lazer.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Exercício Físico na Saúde e na Doença. Ms. José Alex Cantuária Queiroz
Dez Passos para ter um Peso Saudável 5 kilos extras podem encurtar sua vida em até um ano.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
Qualidade de vida Significados diferentes Definição:
Doenças crônico-degenerativas
Trabalho realizado por : Miriam Cunha Nº12 9ºD
SAÚDE CARDIOVASCULAR Colégio de Aplicação Educação Física
Alunos: Aurora Rodrigues Renan Di Iorio Infante Gomes
Avaliações subjetivas
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
Método Lógico de Redação Científica. As decisões na construção do texto científico decorrem das bases lógicas e filosóficas da ciência e de elementos.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
56 Razões para Não Fumar 1. Infarto do miocárdio 2. Angina pectoris
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
DISCIPLINA: FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS Fisiopatologia da Diabetes Mellitus.
Transcrição da apresentação:

O QUE SABER

O QUE SABER Indicamos a leitura do caderno metodológico do Lazer Ativo, em que se detalha a relação perfil e competências, balizadora de todos os serviços do portfólio do programa incluindo-se o SESI Circuito do Bem Estar.

Pentáculo do bem-estar e Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI) Modelo teórico dos componentes “fatores modificáveis” do estilo de vida individual Pentáculo do bem-estar e Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI)

MODELO TEÓRICO Nahas, Barros e Francalacci (2000), inspirados no modelo do Pentáculo do Bem-Estar, criaram o PEVI (Perfil do Estilo de Vida Individual), composto de 15 itens divididos igualmente entre cinco fatores, que representam as pontas do pentagrama. O perfil do estilo de vida, derivado do modelo do Pentáculo do Bem-estar, é um instrumento simples, autoadministrado, que inclui cinco aspectos fundamentais do estilo de vida das pessoas e que, sabidamente, afetam a saúde geral e estão associados ao bem-estar psicológico e a diversas doenças crônico-degenerativas, como infarto do miocárdio, o derrame cerebral, o diabetes, a hipertensão, a obesidade e a osteoporose. (NAHAS, 2003, p. 26)