CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensino a Distância Ibmec São Paulo.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Metodologia Científica Aula 6
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
Apropriação de Resultados
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Glauce-Mônica Vilela Souza
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Curso Técnico em Meio Ambiente
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
O Aluno a Distância e suas Necessidades
CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
Música...3:10.
Psicologia Organizacional.
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Análise Descritiva de Dados
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Laboratório de Ensino a Distância
Perfil do profissional bibliotecário brasileiro: a contextualização pelo Sistema CFB/CRBs Célia Regina Simonetti Barbalho (CRB-11/193) Fernando Braga Ferreira.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Atividade complementar 04 e 05
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Por uma educação de qualidade
Análise Descritiva de Dados
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Termo de Terminalidade
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

CURSO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO Competências Unidade 2 Aula 7

Identificação de demandas por competências básicas e específicas Relatórios de pesquisa CNI/SESI – 2008

Indústria de Alimentos Fonte: SESI. Departamento Regional de Minas Gerais. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de alimentos. Belo Horizonte, 2008. Nota: Foram atribuídas notas de 0 (nada importante) a 10 (extremamente importante).

Média de Notas atribuídas às competências necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte.

Média de notas atribuídas às competências específicas necessárias aos colaboradores das empresas do setor de alimentos por porte

Indústria de Calçados Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria de calçados. Rio Grande do Sul, 2008.

Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção na indústria calçadista do Rio Grande do Sul

Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria calçadista do Rio Grande do Sul

Indústria da Construção Civil Fonte: SESI. Departamento Regional da Bahia. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria da construção civil. Bahia, 2008.

Competências específicas dos profissionais operacionais da construção civil

Competências de gestão dos profissionais operacionais da construção civil

Indústria da Madeira e do Mobiliário Fonte: SESI. Departamento Regional do Paraná. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas no setor madeireiro e do mobiliário. Curitiba, 2008.

e do mobiliário do Paraná (%) Competências básicas requeridas dos colaboradores da produção das empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

e do mobiliário do Paraná (%) Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%) (continua...)

e do mobiliário do Paraná (%) (continuação) Competências específicas requeridas dos colaboradores da produção da empresas do setor madeireiro e do mobiliário do Paraná (%)

Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná (continua...)

(continuação) Competências cognitivas e atitudinais necessárias e demandadas dos colaboradores dos diversos níveis funcionais da indústria madeireira e do mobiliário no estado do Paraná

Indústria Metalúrgica Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria metalúrgica. Porto Alegre, 2008.

Grau de importância das competências básicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção da indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul (continua...)

(continuação) Grau de importância das competências específicas requeridas dos trabalhadores dos níveis administrativo e de produção pela indústria metalúrgica do Rio Grande do Sul

Indústria Petrolífera Fonte: SESI. Departamento Regional do Rio Grande do Norte. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas do setor petrolífero. Rio Grande do Norte, 2008.

Grau de importância das competências básicas dos colaboradores das empresas no ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte (continua…)

(continuação) Grau de Competências Específicas dos colaboradores das empresas do ramo de petróleo do Rio Grande do Norte

Indústria Química Fonte: SESI. Departamento Regional de Goiás. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria química. Goiânia, 2008.

Competências básicas para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico (continua…)

(continuação) Competências específicas necessárias para o trabalho de colaboradores ligados à área de produção das empresas do setor químico

Indústria Têxtil e do Vestuário Fonte: SESI. Departamento Regional de Santa Catarina. Pesquisa de identificação de demandas por competências básicas e específicas na indústria têxtil e do vestuário. Florianópolis, 2008.

Competências educacionais básicas demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

Competências básicas para o trabalho demandadas pelos trabalhadores do setor têxtil e do vestuário em Santa Catarina

Considerações sobre os resultados das pesquisas A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: para a maioria dos setores industriais, não foram incluídos os empregados do nível gerencial; os resultados da pesquisa aplicada ao setor alimentício apontam dados gerais, não fragmentados por nível funcional; algumas das pesquisas foram feitas através da aplicação de questionários junto aos empregados; outras concentraram a busca de informações junto aos setores de Recursos Humanos das empresas; na pesquisa voltada ao setor da construção civil, optou-se pela coleta de dados em algumas instituições – como IBGE, CBIC, DIEESE – e em trabalhos acadêmicos; (continua...)

Considerações sobre os resultados das pesquisas (continuação) A metodologia das pesquisas foi bastante diversificada: algumas pesquisas adotaram a atribuição de notas para mensurar a importância das competências para os trabalhadores; outras classificaram as competências por faixas (alta, média, pouca ou nenhuma importância, por exemplo). Apesar de diferenciadas quanto ao método, as pesquisas, em seu conjunto, produziram informações que poderão ajudar a balizar o direcionamento do trabalho dos educadores em seu fazer pedagógico.

Considerações Metodológicas - Nesta apresentação, você pôde observar o uso de diferentes recursos, como tabelas, quadros e gráficos. Esses diferentes instrumentos estão à disposição dos profissionais da educação para realizar o seu trabalho pedagógico. Tabelas e quadros são muito parecidos, mas se diferenciam por um detalhe na forma: nos quadros, colocam-se linhas de contorno lateral, que não aparecem nas tabelas. Tabelas geralmente possuem linhas e colunas; nos quadros, por sua vez, o conteúdo é mais livre. Em princípio, as tabelas devem trazer dados quantitativos, enquanto que os quadros apresentam dados qualitativos – mas isso não é uma regra inflexível. Veja os exemplos a seguir:

Considerações Metodológicas Tabela (exemplo) – Distribuição dos alunos matriculados em EAD no Brasil, por localização da instituição de ensino e por número de matrículas, em 2004 e 2005 (disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos909/educacao-distancia-ensino/educacao-distancia-ensino.shtml).

Considerações Metodológicas Quadro (exemplo) – Competências e habilidades requeridas pra o engenheiro de produção (disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132009000200002&script=sci_arttext).

Considerações Metodológicas Gráficos, por sua vez, são uma forma de apresentação dos dados estatísticos ou de resultados experimentais que permitem uma compreensão clara e rápida do fenômeno em estudo. Existem diversos tipos de gráficos: de pontos, de curvas (ou linhas), de colunas, de barras, de “pizza”, entre outros. Alguns exemplos são dados a seguir.

Considerações Metodológicas Gráficos: de “pizza” e de barras (ambos disponíveis em: http://www.abmes.org.br/publicacoes/revista_estudos/estud28/geraldo/geraldo.htm)

Considerações Metodológicas Gráficos: de coluna e de linha (ambos disponíveis em: http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php? option=com_content&task=view&id=5331&Itemid=41)

Considerações Metodológicas Você, educador, poderá lançar mão desses recursos para inovar a sua prática pedagógica, sem perder de vista o fato de que eles são apenas meios para se atingir os objetivos de conduzir o seu aluno-trabalhador à construção do conhecimento e à aquisição das competências de que ele necessita para a sua vida profissional e pessoal.

Na Biblioteca, estão disponíveis os oito relatórios utilizados para a elaboração desta apresentação. Boas leituras!