UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.

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Transcrição da apresentação:

UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007

Palavra do Presidente Mais do que formar para o trabalho a educação deve ser sobretudo libertadora. Um país cresce quando absorve conhecimento mas só é forte se for capaz de gerar conhecimento. Deve-se apoiar tanto pesquisa aplicada quanto pesquisa básica Presidente Lula no Congresso Nacional 1de janeiro de 2007

As Sementes da Explosão do Conhecimento Capacidade de observação Microcosmos Macrocosmos Telescópios Exploração do espaço Capacidade de calcular Computação

Um Mundo Complexo Ciências da Natureza, Matemática Modelagem Ciências Sociais, Humanidades Matemática Modelagem Simulação Representação Tecnologias INTERDISCIPLINARIDADE SISTEMAS COMPLEXOS

Colapso das Barreiras Mecânica Física Elétrica Química Civil Biologia Materiais NOVA CIÊNCIA NOVAS TECNOLOGIAS

Formação para o Futuro Revisão da estrutura de conteúdos: 100 anos de ciência Ênfase na formação básica: menor obsolescência Liberdade de trajetórias: novos perfís profissionais Eliminar barreiras: interdisciplinaridade

A Proposta da UFABC Eliminar departamentos Reorganizar o recorte do conhecimento científico Instituir disciplinas com conteúdos abertos sob a coordenação da pro-Grad. Maior liberdade na composição do currículo Admissão á Universidade

Os Centros Centro de Ciências da Natureza e Humanidades. A descoberta. Centro de Matemática, Computação e Cognição. A crítica. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. A invenção.

O Novo Recorte Estrutura da Matéria Energia Processos de Transformação Informação e Comunicação Representação e Simulação Humanidades

Uma Experiência Bem Sucedida Base Experimental das Ciências Naturais Essencialmente Experimental: mão na massa Disciplina do primeiro semestre: exige criatividade e dedicação Apresentação de poster num simpósio de fim de curso: interação com a sociedade

Formação Básica Cerca de 35% dos créditos obrigatórios Cerca de 30% dos créditos selecionados dentre as disciplinas BCT (Conteúdo dinâmico) Cerca de 35% livres

Exemplos de Disciplinas do BCT (sob coordenação da Pro-Grad) Dinâmica de sistemas complexos; Estados limite de sistemas naturais; Lógica, cognição e computação; Filosofia da Ciência; Modelagem de Sistemas; Introdução à Teoria dos Jogos; Teoria dos Jogos e Evolução; Filosofia da Religião. Princípios de Mecânica Quantica. Biologia da Célula. Introdução à Genética.

As Trajetórias

Acadêmico versus Profissional Os Cursos Ciências da Natureza Matemática Computação Engenharias Engenharia de Materiais Engenharia de Gestão Engenharia de Instrumentação, Automação e Controle Bioengenharia Engenharia Ambiental -Engenharia Urbana Engenharia de Sistemas de Informação Engenharia de Telecomunicação e Tele-processamento. Engenharia de Energia Engenharia Aero-espacial Acadêmico versus Profissional

Mobilidade de Estudantes e Professores Intercâmbio de Estudantes: Gradução e Pós-gradução Intercâmbio de Professores: Universidades e Empresas Professores Conferencistas nos temas profissionais

Educar Estimular a criatividade – Mais estudo e menos aula – Pensar Conquistar auto-confiança – Ousar e reduzir a aversão ao risco Tomar decisões e ter iniciativas – Menos queixas e mais soluções

INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS Em Construção Docentes 100 todos doutores Funcionários técnicos e administrativos Alunos 1500 alunos Infra-estrutura Espaço físico Equipamentos INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS

Missão Regional versus Universal Ensino- Para o trabalho e conquista da liberdade Pesquisa- Básica e aplicada sempre original Extensão- Para abrir as portas do mundo da inteligência – Ciência e Arte Regional versus Universal

Avaliação Institucional Política Acadêmica. Perfil acadêmico do quadro docente: áreas e titulação Política de qualificação docente e carreira Contribuição ao ensino: Textos didáticos. Presença de ex-alunos em posições de liderança na academia, no meio empresarial, no meio artístico, na administração pública. Prêmios obtidos por alunos e professores na área de ensino. Programa de iniciação científica. Contribuição ao avanço e divulgação do conhecimento. Publicações em periódicos selecionados. (Editados por Associações Científicas) Citações. Projetos aprovados por instituições de fomento à pesquisa. Contribuição à solução de problemas críticos da sociedade. Resultados de contratos com empresas e órgãos de administração pública Patentes e inovações tecnológicas Divulgação científica e artística Reconhecimento da comunidade acadêmica nas suas várias vertentes Bolsistas de produtividade do CNPq. Membros de Academias e membros distintos de Associações Científicas reconhecidas. Prêmios e distinções referentes à atuação acadêmica.

Alguns Nós Legislação Autonomia Administrativa e Financeira Desvalorização de outras missões do Ensino Superior Universidade, Elitismo, Inclusão e Avaliação. TCU, CGU e futuros “XX”U A Torre de Marfim e a Extensão

E. SHRODINGER A propósito da interdisciplinaridade “ Eu não consigo ver escapatória desse dilema ( exceto se o nosso verdadeiro objetivo seja perdido para sempre) a não ser que alguns de nós nos aventuremos a embarcar na síntese de fatos e teorias, a despeito do conhecimento incompleto e de segunda mão de alguns deles, e com o risco de passarmos por tolos.”