FEIRA DE SANTANA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a Regulação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
IBOTIRAMA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
OFICINA DE APOIO TÉCNICO AOS MUNICÍPIOS NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE TRABALHO QUE OTIMIZAM A REGULAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
EUNÁPOLIS - BA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
De Teixeira Freitas.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Mapas de Risco Reorganização atenção básica Realocação de recursos, em especial RH Participantes nos diversos momentos Pedro, Silvia, Cecília, Ligia, Edson,
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
SENHOR DO BONFIM Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Regionalização Solidária.
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
O Sistema único de saúde
Ambulatório Médico Especializado
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Núcleo de Saúde da Mulher Gerência de Ações Programáticas
NOAS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
PASA Normas Operacionais Básica. SUS. Aula 2. POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO NORMAS OPERACIONAIS DO SUS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2012.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2012.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Transcrição da apresentação:

FEIRA DE SANTANA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a Regulação

CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO Área: Município: Feira de Santana Área da unidade territorial do município (km²) TOTAL: 1.363 Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php População: Período: 2007 TOTAL: 544.113 Fonte:http://www.saude.ba.gov.br/tabnet/ Densidade Demográfica: Densidade demográfica: 400,46 hab/km2 Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=459170

SITUAÇÃO DE SAÚDE EIXOS – ATENÇÃO BÁSICA 2005 2006 Saúde da Criança (Taxa de Mortalidade infantil) 21,9 21,5 Saúde da Mulher(Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal) 46,64 30,92 Controle da Hipertensão Arterial(Taxa de internações por acidente vascular cerebral (AVC) 25,95 20,96 Controle da Diabetes(Proporção de internações complicações do Diabetes Mellitus) 0,97 0,81 Controle da Tuberculose(Proporção de abandono do tratamento de tuberculose) Obs. Para este indicador os anos devem ser 2004 e 2005. 4,84 2,73 Eliminação da Hanseníase(Coeficiente de detecção de casos de hanseníase) 2,39 1,9 Saúde Bucal(Cobertura de primeira consulta odontológica programática) 11,17 9,74

MORBIDADE

MORTALIDADE

ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO DESCRIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS Sim Não Os critérios de escolha das prioridades na regulação tem relação com o perfil epidemiológico do município? X Existem protocolos de regulação? Existem protocolos clínicos estabelecidos? A Central Municipal regula os procedimentos ambulatoriais? A Central Municipal regula procedimentos de Alta Complexidade/alto custo? Existe protocolo estabelecido para encaminhamento do TFD interestadual Existe Núcleo Permanente de Educação? Os municípios referenciados utilizam o mesmo software que você utiliza para operacionalizar a regulação? Qual o software que o município utiliza na regulação? DOAR SERVIDOR Qual o percentual de população residente cadastradas no cartão SUS 71%

ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO Sim Não Existe Plano de Regulação do município? X Todos os prestadores tem contrato vigente com o município? Caso, não, como se dá a relação entre os prestadores? Nestes contratos existem cláusulas contratuais que garantam a regulação? As cláusula de regulação destes contratos, são aplicadas quando necessárias? Existe Fluxo estabelecido de regulação entre os municípios que foram pactuados? É realizado prestação de contas dos serviços pactuados com outros municípios? Existe controle dos recursos financeiros disponibilizados através dos municípios pactuados?

PROTOCOLOS Atenção Básica Referência Contra referência Doenças Sexualmente Transmissível Câncer de Colo Uterino Câncer de Mama Urgência/Emergência Hipertensiva Gravidez de Alto Risco Climatério Urgência Clinica, Traumática

REDES DE SERVIÇOS PSF 72 EQUIPES Municipal Atenção Básica Baixa Comp. UNIDADE NATUREZA TIPO PORTE Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE ESPECIALIDADE PSF 72 EQUIPES Municipal Atenção Básica Baixa Comp. UBS 14 Unidades Policlínica Atenção secundária Média 5 unidades Neurologia,cardiologia, Pediatria, urologia,ortopedia,reumatologia, angiologia,nefrologia... Pronto Atendimento Urgências clínicas

Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE REDES DE SERVIÇOS UNIDADE NATUREZA TIPO PORTE Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE ESPECIALIDADE HIPS Municipal Atenção secundária Média Comp 168 Ginecologia/Obstetrícia HGCA Estadual 158 Cirurgia Geral,Clínicamédica,Obstetrícia,ortopedia,Urgência/Emergência,Pediatria

Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE REDES DE SERVIÇOS UNIDADE NATUREZA TIPO PORTE Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE ESPECIALIDADE HDPA Filantrópica/Conveniada ao SUS Atenção secundária Média 175 Clínica Médica,Cirurgia Geral,Obstetrícia,Pediatria,Ortopedia CSS Privado/Conveniado ao SUS 51 C.M, C.G, Ortopedia

Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE REDES DE SERVIÇOS UNIDADE NATUREZA TIPO PORTE Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE ESPECIALIDADE HELR Estadual Atenção Secundária 380 Psiquiatria CAPS i CAPS ad CAPS II CAPS III Municipal Atenção especializada 1 unidade 2 unidades Saúde Mental

Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE REDES DE SERVIÇOS UNIDADE NATUREZA TIPO PORTE Nº DE LEITOS CONTRATUALIZADOS FORMALMENTE ESPECIALIDADE Hosp. Criança Municipal Átenção Secundária Média Comp 48 Pediatria SAMU - 192 Atenção Urgências 5 USB 1 USA

SITUAÇÃO ATUAL Qual as dificuldades? Estrutura do Serviço: Planta física, Materiais, Equipamentos e Software adequados Processo de trabalho: Falta de Conhecimento dos Profissionais de Saúde e População sobre o processo de Regulação e a Central Municipal de Regulação, interferindo no fluxo de atendimento, acesso aos Serviços e integralidade das ações. Adequação da central Estrutura física adequada para o fluxo necessário das ações de regulação conforme planta em anexo Mobiliário Gabines / cadeiras,mesas e estantes adequadas ao serviço da regulação Mais computadores, impressoras, servidor, fax

Dificuldades Proposta e Soluções.