Novo Marco Regulatório do Pré-Sal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
Alcance e Diretrizes da LAI
A REGULAÇÃO DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Direito regulatório e economia
Direito regulatório e economia
Atividades e atos administrativos
Direito regulatório e economia
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Superintendente-Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal
X Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil:
Pré-Sal: uma questão estratégica
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
“O Pré-sal é nosso!” Considerações jurídicas quanto a uma campanha pela afirmação da soberania nacional sobre as reservas de petróleo e gás da camada pré-sal.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Superintendente Adjunto de Fiscalização do Abastecimento
Comitê de Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Renovação das Concessões – Cenário Atual David A. M. Waltenberg Rio de Janeiro, 22 de março de 2012.
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
CARREIRAS JURÍDICAS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB Presidente Fernando Fragoso SEMINÁRIO DE DIREITO DE PETRÓLEO CARREIRAS.
A Construção de um País Desenvolvido e Sem Miséria Senador Wellington Dias (PT/PI)

X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
DIREITO DO PETRÓLEO, GÁS E ENERGIA
No Brasil um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até Pesquisa, Exploração,
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
DIREITO CONSTITUCIONAL.
Seu João é fazendeiro. Vive no Norte do Estado de Goiás e possui uma fazenda voltada à criação de gado, em vista das grandes pastagens que possui e da.
Royalties e Participação Especial Critérios de Repartição
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda Audiência Pública 1º Quad Base Legal “§ 4º - Até o final dos meses de maio, setembro.
Os Royalties do Petróleo
A IMPORTÂNCIA DA CAMADA PRÉ-SAL NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultoria Legislativa Liderança do Democratas.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Perspectivas e Tendências do Setor de Energia no Brasil
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
Energia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
APRESENTAÇÃO NO SINDIPETRO-MG
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
Pré-sal Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal.
1 PRÉ-SAL : UMA GRANDE UMA GRANDEOPORTUNIDADE.. 2 O Brasil é um país com grandes reservas, alta tecnologia em petróleo, base industrial diversificada,
Objetivos EstratégicosIndicadores de OcorrênciaVetores de tendência Financeira F1 - Melhorar Lucros: Contratação de 4 consultorias internacionais. F2 -
AS DISPUTAS POLÍTICAS PELA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO:
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Intervenção do Estado na ordem econômica. 2 I – Do Estado Liberal ao Estado Social Característica basilar do Estado Liberal: não intervenção do Estado.
PONTO 3 DISCIPLINA DA ATIVIDADE EMPRESARIAL REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE ECONÔMICA.
A Indústria do Gás Natural no Brasil e o Papel da ANP
O MARCO REGULATÓRIO DO P RÉ - SAL E O PAPEL DA P RÉ - SAL P ETRÓLEO S.A NO PANORAMA DE REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS Gabriela Borba Evangelista.
Laís Palazzo Almada Guilherme Moreira Loures da Costa Coordenadoria de Processos Sancionatórios CPAS/SSM.
AUDIÊNCIA PÚBLICA N.° 5/2013 Minuta de Resolução que regulamenta os procedimentos e diretrizes da Individualização da Produção de Petróleo e Gás Natural.
A Transparência e o Funcionamento das Agências Reguladoras Federais Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais Thiago.
O atual contexto dos minerais nucleares no Brasil AQUILINO SENRA Presidente Indústrias Nucleares do Brasil 15/12/2015 O atual contexto dos minerais nucleares.
O Setor do Petróleo no Brasil: 13ª Rodada de Licitações - Blocos Exploratórios Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 21 de setembro de 2015.
A ANP E A REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS Maio/2008.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Por uma mineração sustentável. Desafios e oportunidades para o Brasil Brasília, 26 de março de 2014 Centro de Estudos e Debates Estratégicos.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
Ministério de Minas e Energia Resultados e desdobramentos da 11ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural na Bacia da Foz.
Transcrição da apresentação:

Novo Marco Regulatório do Pré-Sal

Apresentação 4 PLs encaminhados pelo P.Executivo Regime de partilha (em trâmite) Fundo Social (em trâmite) Pré-sal Petróleo S.A. (PPSA) (Lei nº. 12.304 de 2010) Cessão Onerosa (Lei nº. 12.276 de 2010)

Características gerais do Novo Marco Partilha de produção Contratado: (i) exerce atividades de exploração e produção por sua conta e risco, e (ii) apropria-se do custo em óleo e parcela do excedente em óleo, em caso de sucesso União: recebe parte do excedente em óleo, em caso de sucesso Área do Pré-Sal e Áreas Estratégicas Características Baixo risco exploratório Elevado potencial de produção Área do Pré-sal Definida no Anexo Pode ser aumentada por proposta do CNPE (evolução do conhecimento geológico) Área Estratégica Definida pelo Poder Executivo – proposta do CNPE

Características gerais do Novo Marco Forma de contratação Direta (Petrobras + PPSA) Licitação: maior excedente em óleo para União (Petrobras + PPSA + outras empresas) Petrobras: operadora única Responsável pela condução das atividades de exploração e produção PPSA: gerenciadora dos contratos de partilha Participa dos Comitês Operacionais Responsável pela comercialização

Petróleo: maldição ou benção? Doença Holandesa: possibilidade de desmonte da indústria local Para combater efeitos deletérios: Conteúdo local: aquisição de produtos e serviços nacionais Fundo Social: poupança pública fonte de recursos para desenvolvimento social e regional Mitigar flutuações de renda e preços Investimentos estatais: agregar valor a todas as cadeias da indústria do petróleo

FIM

Art. 177 da Constituição Art. 177. Constituem monopólio da União: I - a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos; II - a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro; III - a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores; IV - o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no País, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e gás natural de qualquer origem; § 1º A União poderá contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condições estabelecidas em lei.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995) § 2º A lei a que se refere o § 1º disporá sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995) I - a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995) II - as condições de contratação; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995) III - a estrutura e atribuições do órgão regulador do monopólio da União; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995)