Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apoio Integrado e Coletivo MS
Advertisements

Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Saúde e Prevenção nas Escolas
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
Formas de Planejamento
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Educação Permanente em Saúde :
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Ministério da Educação
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa Ler e Escrever
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Foco de Atuação: Atenção Básica
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
AS CESARIANAS DESNECESSÁRIAS A experiência das mulheres em rede Ana Cristina Duarte.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Humanização no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
A Política Nacional de Humanização
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde CEDEM-FMUSP SES-SP Tela de Tarsila do Amaral

Humanização na Saúde No cenário da saúde, a humanização surge como movimento para a reflexão e transformação de valores culturais na busca de relações humanas mais justas, éticas e solidárias. Em 2001, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) iniciou a criação de Grupos de Trabalho de Humanização em seus hospitais. Em 2004, o Ministério da Saúde criou a PNH (Política Nacional de Humanização), fazendo da humanização uma política do SUS.

Tarefa: capacitar os Grupos de Trabalho de Humanização dos hospitais da rede pública estadual no contexto da PNH SES-SP e CEDEM-FMUSP Análise da demanda Elaboração do Projeto Acompanhamento Avaliação SES-SP Diagnóstico das necessidades da rede Seleção dos alunos Logística do espaço e tempo Equipe de monitoras Preparo do material didático CEDEM-FMUSP Planejamento do curso de capacitação Elaboração das aulas Desenvolvimento das aulas Treinamento das monitoras Supervisão das monitoras

Curso: Conceitos e estratégias para a humanização dos serviços de saúde Objetivos: Capacitar mini-equipes dos hospitais estaduais para compreender os princípios da PNH e elaborar plano de ação de humanização para seu hospital em 2006. Conteúdo: Humanização na saúde e a PNH O trabalhador da saúde O olhar humano sobre o adoecer

Materiais e Métodos Turmas de 30 pessoas de 10 hospitais Seis encontros de 4h cada Três encontros temáticos Abordagem por meio de filme curta metragem, escrita literária, ou dinâmica de grupo, e discussão coletiva. Discussão em pequenos grupos com monitoras sobre a realidade de cada hospital face ao tema. Dois encontros com monitoras para elaboração de planos de trabalho Seis meses depois, um encontro com cada hospital para observação do andamento do seu plano na prática.

Resultados Foram ministrados 4 cursos durante 2005 e 2006 para um total de 40 hospitais. Os projetos obtidos focaram usuários, trabalhadores e gestão, propondo ações diferentes de acordo com realidades locais. No acompanhamento, observamos que aproximadamente 70% dos projetos estão sendo implantados com sucesso. Chema Madoz

alma e corpo daqueles que pensam e fazem a humanização na saúde. O encontro da escola médica com os serviços de saúde permite a produção de conhecimento e prática que une reflexão e realidades diversas, alma e corpo daqueles que pensam e fazem a humanização na saúde. Izabel Rios izarios@usp.br