Cartografia dos Educadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMAPÁ ... Uma imagem! ... Um sabor! ... Um lugar!.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
FESTA JUNINA.
A cidade luz por Vânia trévia de Oliveira Vera Lúcia Fernandes
Ivaldo Ribeiro e Rosa Maria
Rio de Janeiro.
ESTADO DE MATO GROSSO.
A Cartografia de um Grupo Especial...
Escócia Trabalho elaborado por: -Carlos Costa nº5 -Eva Santos nº8
Escola Municipal Antonio José Paniago
O Nordeste do Brasil.
- Fonte Commercial Script BT.
- Fonte Commercial Script BT All rights reserved.
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Imigrantes Alemães Prof: Marceli T. 43 Laura e Sarah.
O POR DO SOL E O BOLERO DE RAVEL.
Danças Africanas.
SÃO JOÃO.
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
Profe Marceli Imigrantes Italianos
CULINÁRIA BRASILEIRA.
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre.
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
CARTOGRAFIA RN O sabor de uma região... Uma imagem... RN
Cartografia do grupo de Angra dos Reis
DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS
Dietas Africanas Culinária que se formou no Nordeste;
Fazemos parte desse grupo especial...
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
IMIGRANTES ALEMÃES PROFESSORA: MARCELI TURMA 42 DUDU E LORENZO.
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
FESTAS POPULARES 2º ANO-2013
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
Imigrantes italianos Professora:Marceli Turma:43 Artur e Vicente.
Cultura Afro - Brasileira
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Cardapio semanal Nomes:Mariane,Arlindo,Rosana,Guilherme e Jhonatan 8°B
Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
- P JOÃO PESSOA-SET CAPA INICIAL Fonte Commercial Script BT 72 e Banif 36.
João Pessoa Litoral Norte Inês Vieira Automático.
Escondida... no planalto da Borborema... à 120 quilômetros de João Pessoa......surge entre o verde... a encantadora cidade de Campina Grande - PB.
Barroco no Brasil ( ).
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Lorena , Ana Carolina e Julia Professoras Marceli e Claudia
Tradição, cultura e Gastronomia
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
SALADAS SALADAS.
FESTA DE SÃO JOÃO.
Maceió e Região Clique Enter.
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
Quieta como as água do rio que corre sem pressa, profunda como o leito desta natureza. Praia Fluvial do Rio Paraíba. O cenário é belíssimo.
ARACAJU - SE LINDA DE VIVER ÀS MARGENS DO RIO SERGIPE ESTÁ A CAPITAL DA QUALIDADE DE VIDA: ARACAJU, QUE EM 2009 COMPLETA 154 ANOS. Estado de Sergipe.
João Cabral de Melo Neto
Professoras Marceli e Claudia
Integrantes do grupo: Elias, Luãn, Julia e Leonardo.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
TRABALHO DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PROFESSORAS: TÂNIA E CLAUDIA ROSAS TURMA 22.
Gastronomia madeirense
HISTORIA Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana.
Região Nordeste JORNAL GEOGRÁFICO Carolina Aquino – N°04 7°A
Região Norte Trabalho de Geografia
Transcrição da apresentação:

Cartografia dos Educadores Paraíba

João Pessoa-PB Comidas Típicas Danças Culturais Pontos Turísticos

Comidas Típicas A culinária paraibana é um mosaico de cores e sabores dos mais diversos, para atender aos mais requintados paladares. No litoral, a mesa é rica em frutos do mar. Peixes de água salgada formam apetitosos pratos onde a peixada à brasileira é a mais expressiva.

Comidas Típicas O camarão preparado ao molho de coco, ao alho e óleo ou ao molho de tomate ou simplesmente cru ao vinagrete, divide com o ensopado de caranguejo, de ostras ou de outro marisco a preferência de uma legião de adeptos desse fantástico mundo da culinária paraibana. É um manjar dos deuses saborear, nos diversos bares à beira-mar, um delicioso caranguejo ou goiamum, ou ainda uma agulha frita, acompanhados de geladíssima cerveja. O caranguejo, com suas patas carnudas, faz a festa; no quebra-quebra de sua carapaça faz-se um autêntico ritual à mesa. Quem não gosta de um ensopado de caranguejo? A carne do caranguejo é cozinhada em molho de coco, azeite de dendê e temperos verdes, sendo servido com pirão ou farinha. É de lamber os beiços!...

Comidas Típicas Mas não é só de frutos de mar que vive a cozinha pessoense. Existem diversos restaurantes que servem a tradicional comida sertaneja, inclusive à beira-mar. e aí despontam a buchada (picado das vísceras e intestinos de carneiro ou bode), o rubacão (baião de dois), a carne de sol (servida com feijão verde, macaxeira, paçoca, molho vinagrete e manteiga da terra), o bode ou carneiro guisado e a tradicional galinha de capoeira à cabidela (molho pardo).

Pontos Turísticos O ponto de destaque do centro histórico de João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco, um conjunto arquitetônico barroco construído no século XVII, constituído pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. No convento está instalado o Museu de Cultura Popular, com peças religiosas belíssimas. Destacam-se os altares, revestidos de ouro, e o teto, A construção da Igreja de São Francisco foi iniciada em 1589, e ela é considerada um dos principais exemplos da arquitetura barroca portuguesa em solo brasileiro.

Pontos Turísticos Picãozinho, coral de recifes onde se caminha pela água, entre os peixes, e Areia Vermelha, banco de areia que forma uma espécie de ilha. Os dois ficam a cerca de 1 km da costa e são atingidos somente quando a maré está baixa. Diversas embarcações levam os turistas até estes dois locais, onde se permanece durante algumas horas, até a maré começar a subir novamente O encontro do Rio Paraíba com o mar no Município de Cabedelo, forma a Praia de Jacaré um dos cenários de maior beleza e paz do Nordeste. você contemplará o mais belo pôr-do-sol do Estado, que ficará marcado para sempre na sua memória.

Danças Quadrilha A Quadrilha era inicialmente uma dança aristocrática de origem francesa, mas que apresentava influência de antigas danças folclóricas da Inglaterra. Veio para o Brasil pelas mãos dos mestres de orquestra de danças francesas. A Quadrilha se popularizou no Brasil e é hoje, uma dança própria dos festejos juninos. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores devem desenvolver. Assimilada por todo o país, a quadrilha passou a sofrer as influências regionais, daí surgindo muitas variantes. Xaxado Dança popular do sertão nordestino, cujo nome foi dado devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem sobre o solo durante as comemorações celebradas nos momentos de glória do grupo de "Lampião", considerado entre outras denominações o "Rei do Cangaço. É dançada somente por homens, razão pela qual nunca se tornou uma dança de salão. Primeiramente a melodia era apenas cantada e o tempo forte marcado pela batida de um rifle no chão, as letras eram e continuam satíricas. O grande divulgador do xaxado foi Luís Gonzaga, que conseguiu que este gênero fosse tocado nas rádios, televisões e teatros.