II WORKSHOP GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Advertisements

Áreas de Conhecimento do GP e Principais Gestões em um Projeto
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Tema: Diretrizes de projeto de áreas de vivência de canteiros de obras de construção de edifícios de médio porte Nome: HELOISA NUNES E SILVA Orientador:
PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) Profª Bruna Gratão.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Etapas do Projeto Melhado (1994) diz que o processo de projeto é composto por diferentes atividades ou fases e segue etapas conceitualmente progressivas,
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
Estudo para definir os requisitos necessários para a
Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO
Workshop 2002Silvio MELHADO1 MESA REDONDA: AVALIACÃO DE PROJETOS Silvio MELHADO 22/nov/ /nov/2002 II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil Grupo de Tecnologia e Gestão da Produção Orientador:
DIRETRIZES PARA A MELHORIA DO PROJETO DO SUBSISTEMA ELEVADORES DE EDIFÍCIOS UTILIZANDO CONCEITOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MSc. MARCELO MENNA.
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
II WORKSHOP NACIONAL GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS A INTEGRAÇÃO DAS FASES DE PROJETO, EXECUÇÃO E UTILIZAÇÃO COMO MECANISMO FACILITADOR.
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Planejamento do gerenciamento de riscos
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Desafios aos Futuros Engenheiros
Fiscalização de Projetos em Obras
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
Projeto Parede de Concreto
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão de Projetos.
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Projeto Cidadania.
Importância da Certificação
Análise e Projeto de Sistemas
Avaliação em Tecnologia Assistiva Pós Lato Sensu em Tecnologia Assistiva Dra. Maria de Mello FCMMG.
Planejamento estratégico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Gestão por Competências
Instrutor: Objetivos:.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
PROJETO DE PESQUISA.
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
04/09/2014 Haruo Ishikawa Vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP PAPEL DO SETOR PATRONAL PARA UM CUMPRIMENTO EFETIVO DA NR 18 A NÍVEL.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Gestão da produção Roteiro de produção Prof a. Keli Vanessa Salvador Damin Versão 2015/1.
Instrutor: Objetivos:.
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Técnico em Edificações
Sugestão de Vídeo Parte 1
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

II WORKSHOP GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Mesa Redonda 3 Avaliação de Projetos Porto Alegre, 22 de novembro de 2002 Luiz Henrique Ceotto lhceotto@inpar.com.br)

O QUE SIGNIFICA A FUNÇÃO PROJETO?

O QUE SIGNIFICA A FUNÇÃO PROJETO? Eu tenho uma idéia economicamente viável EMPREENDEDOR

O QUE SIGNIFICA A FUNÇÃO PROJETO? Eu tenho uma idéia economicamente viável Preciso colocar essa idéia no papel PROJETISTA EMPREENDEDOR

O QUE SIGNIFICA A FUNÇÃO PROJETO? Eu tenho uma idéia economicamente viável Preciso colocar essa idéia no papel Ambiente regulatório PROJETISTA EMPREENDEDOR

O QUE SIGNIFICA A FUNÇÃO PROJETO? A transformação da idéia do empreendedor (público ou privado) em planos, especificações e desenhos que viabilizem tecnologicamente a construção, dentro das premissas adotadas, obedecendo todas as regulamentações pertinentes. É também a principal atividade de comunicação do processo de empreender.

O QUE SE ESPERA DA FUNÇÃO PROJETO? Garantia das expectativas do cliente (idéia do empreendedor). Garantia dos custos orçados (custos potenciais). Garantia da construtibilidade, da operacionalidade e da manutenibilidade. Garantia da obediência do ambiente regulatório. Garantia dos prazos de projeto.

O QUE SE ESPERA DO COORDENADOR DE PROJETO? É responsável por todas as soluções de projeto adotadas (específicas e de concepção)? É responsável pela solução das interferências entre projetos? É responsável pela verificação de cotas? É responsável por atrasos de projeto? Qual o nível de superposição entre o Coordenador de Projeto e o Arquiteto?

NO MÍNIMO SE ESPERA: A garantia das premissas de cada projeto específico (briefing). Auditorias de soluções específicas nas partes mais importantes do projeto. Ações enérgicas e antecipadas para a garantia de prazo nas etapas de entrega. Informação a alta gerência de qualquer meta importante (item do briefing, prazos, etc.) que não poderá ser atingida.

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA COORDENAÇÃO Falta de processo de coordenação sistematizado. Falta de premissas de projeto (briefing). Coordenador sem experiência em projeto e/ou sem vivência em obras. Falta de participação dos engenheiros de obra na etapa de projeto. Empreendedor sem clareza de objetivos. Construtora sem processo construtivo sistematizado. Falta de manual de projetos. Falta de profissionalismo dos projetistas. Falta de avaliação de projetistas. Práticas deficientes enraizadas.

QUEM DEVE FAZER A COORDENAÇÃO DE PROJETOS? O autor do projeto arquitetônico? Arquiteto/Engenheiro específico da construtora? Profissional externo?

QUEM DEVE FAZER A COORDENAÇÃO DE PROJETOS? O autor do projeto arquitetônico? Arquiteto da fase de concepção não se envolve com a fase executiva. Coordenação da fase executiva terceirizada. Pouco conhecimento dos arquitetos com as soluções construtivas e com a cultura construtiva da empresa construtora. Tende a privilegiar as soluções arquitetônicas. Precisa haver muito conhecimento do processo construtivo a ser utilizado. Solução muito usado nos E.U.A. e na Europa.

QUEM DEVE FAZER A COORDENAÇÃO DE PROJETOS? Arquiteto/Engenheiro específico da construtora? Conhece bem o processo construtivo. Conhece bem a cultura construtiva. Atividades muito sobreposta as do arquiteto. Tende a privilegiar a construtibilidade e o custo em detrimento da solução arquitetônica. Solução adotada por empresas maiores.

QUEM DEVE FAZER A COORDENAÇÃO DE PROJETOS? Profissional externo? Profissionais com bom nível técnico. Dificuldade de dominar o processo construtivo definido pela construtora. Desconhecimento da cultura construtiva da construtora. Não participou da fase de concepção. Solução usada por pequenas construtoras.

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PROJETO Avaliação do desempenho dos projetistas. Avaliação do Coordenador de projetos. Avaliação do Projeto.

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PROJETO Avaliação do desempenho dos projetistas: Cumprimento de prazos (quantitativo). Cumprimento do briefing (quantitativo). Agilidade nas informações e nas soluções (quantitativo/qualitativo). PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO

 

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PROJETO Avaliação do Coordenador de Projetos: Atendimento aos prazos (quantitativo). Agilidade no processo de coordenação (quantitativo). Atendimento as questões construtivas (qualitativo). Minimização de não conformidades (quantitativo). Avaliação tem que ser feita pelos projetistas e pela obra.

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PROJETO Avaliação do Projeto: Atendimento ao briefing (quantitativo/ imperativo). Atendimento a índices de desempenho (quantitativo/ espectativa): Ac/Ap Área de circulação/ Área privativa Hierarquia e proporcionalidade de ambientes Índice de compacidade do edifício Ambientais: superfície escavada/superf. Total, Quant. Vegetação Preservada/Quant. Total Avaliação Pós-ocupação

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO PROJETO (INPAR) Avaliação do Projeto/Produto: Atendimento ao briefing  Atendimento aos objetivos do empreendedor. Atendimento a legislação/normalização  prioridade no conforto térmico e acústico, no quadro de áreas e na acessibilidade deficientes (laudos). Avaliação Pós-ocupação  Confirmação do atendimento as expectativas do cliente. Avaliação Pós-ocupação  Avalia outras áreas da empresa:Depto Atendimento a Cliente, Depto Assist. Técnica, Soluções de projeto e especificações, execução de obras. Atendimento a índices de desempenho: Não é feita, exceto aqueles prescritos no briefing.

ALGUMAS QUESTÕES PARA DEBATE Temos processos de coordenação eficazes? Qual a formação e o perfil necessário para o Coordenador de Projeto? Um arquiteto tem essa formação? Será que para receber um projeto bem compatibilizado e no prazo, as construtoras terão que assumir a função de coordenação?

ALGUMAS QUESTÕES PARA DEBATE Seria importante a seleção de alguns indicadores de eficiência de projeto para benchmark entre empresas? Quais? Como fazer com que o conhecimento adquirido em um projeto seja aproveitado em outro?

EXEMPLO DE UMA BOA COORDENAÇÃO DE PROJETO

FIM