Tarsila do Amaral - “O vendedor de frutas” – 1925

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
O marco aos voluntários de 32 Alexandre Simão Anelize Vergara Embora presente nos núcleos familiares dos voluntários da Revolução, que atuavam como guardiões.
Contestação ou conformismo?
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Para abrir as ciências sociais:
ESTÉTICA 1.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Currículo e Formação Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CULTURA, IDENTIDADE E TERRITÓRIO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE PROF. DR. CLIFF WELCH.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
François Laplantine Liane Trindade
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
Semiótica e Cultura.
A MEMÓRIA REPUBLICANA INSCRITA NAS RUAS E PRAÇAS DE ASSIS APRESENTAÇÃO Esta Exposição é fruto das leituras, discussões e pesquisas, realizadas por alunos.
Narrativas de histórias de vida
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.

O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Como ler uma imagem: fotografia e arte
Conversando sobre Formação Integral.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
A identidade cultural na pós modernidade
O que é ensinar história?
História da comunicação.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
CASTRO, Alba Tereza Barroso de
Introdução a Questão Social
Profª. Taís Linassi Ruwer
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
História nas atuais propostas curriculares
A Psicologia ou as Psicologias
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Karl Marx e a Sociologia
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Tema central e eixos temáticos
ESTÉTICA 1.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.
Ciência, tecnologia e sociedade
Atividade complementar 04
Immanuel Kant
Educação para o campo... Faculdade Regional do Jacuípe – FARJ Aula 02
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Estética.
CULTURA.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

Tarsila do Amaral - “O vendedor de frutas” – 1925

O CONCEITO DE CULTURA: AS VERTENTES DO DEBATE Há um consenso entre os teóricos que o conceito de cultura é “problemático”, embora não seja uma questão nova. O debate acentua-se no final da década de 50 e seguintes — décadas de 60 e 70 — e, nesse percurso, é possível identificar novos enfoques sobre esse conceito. As leituras que vamos realizar, sobre determinadas dimensões das expressões culturais, inserem-se nesses paradigmas, nem sempre de fácil identificação.

A PARTIR DESSAS DÉCADAS > O CONCEITO DE CULTURA – APRESENTA TRÊS VERTENTES 1) CULTURA (VISÃO IDEALISTA) – CULTIVAR O ESPÍRITO > DIRETAMENTE ARTICULADO AOS OBJETOS QUE POSSUEM CERTA PERMANÊNCIA, QUE VAI DESDE A DURABILIDADE ORDINÁRIA ATÉ AO SEU POTENCIAL DE IMORTALIDADE (EXEMPLO: AS OBRAS DE ARTE) SEGUNDO ESSA PROPOSTA > ESSES OBJETOS TRADUZEM VALORES UNIVERSALIZANTES > DEFINIDOS PELO SEU VALOR ESTÉTICO, CUJO ATRIBUTO PRINCIPAL SERIA A QUALIDADE DE SER BELO, O QUE GARANTIRIA SUA PERMANENTE EXPOSIÇÃO NA ESFERA PÚBLICA (H. ARENDT).

HANNAH ARENDT AFIRMA QUE O CRITÉRIO APROPRIADO PARA JULGAR APARÊNCIAS É A BELEZA POR ISSO, ESSES OBJETOS PRECISAM DA ESFERA PÚBLICA, UMA VEZ QUE O SEU FIM ÚLTIMO É APARECER. AO OCUPAR ESSA ESFERA, MARCADAMENTE DESTINADA À POLÍTICA, TRAZ PARA ESSE CAMPO AS TENSÕES QUE LHE SÃO CARACTERÍSTICAS.

2) A 2ª VERTENTE > A CONCEPÇÃO DE CULTURA > EXPRESSA NO PARADIGMA MARXISTA > É FORMULADA POR RAYMOND WILLIAMS - CRITICA A CONCEPÇÃO ANTERIOR – QUALIFICADA DE IDEALISTA, E PORTADORA DE VALORES “PRETENSAMENTE” UNIVERSAIS. PROPOSTA “CULTURA SIGNIFICAVA UM ESTADO OU UM HÁBITO MENTAL OU, AINDA, UM CORPO DE ATIVIDADES INTELECTUAIS E MORAIS; AGORA, SIGNIFICA TAMBÉM TODO UM MODO DE VIDA” (WILLIAMS, [1969]).

COMO CULTURAS, NO PLURAL. 3) A 3ª VERTENTE >APRESENTA-SE COMO CULTURAS NO PLURAL > PARADIGMA PÓS-MODERNO >NOVAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE SÃO ACOMPANHADAS DE ALTERAÇÕES NA ETIMOLOGIA DA PALAVRA CULTURA, QUE PASSA A SER DEFINIDA COMO CULTURAS, NO PLURAL. AS CONCEPÇÕES PÓS-MODERNAS> SUBORDINAÇÃO DO POLÍTICO AO CAMPO CULTURAL. ELISA CEVASCO RECONHECE QUE ESSE MOVIMENTO “POR UM LADO, DESTROÇOU AS PRETENSÕES À NEUTRALIDADE E À INOCÊNCIA DA CULTURA. POR OUTRO, ESTREITOU A NOÇÃO DO POLÍTICO, REDUZIDA AGORA A UMA PRÁTICA CULTURAL E À DEFESA DO PARTICULARISMO DE DIFERENÇAS CULTURAIS” (CEVASCO, 2003, P. 25).

O COMPLICADO CONFRONTO DE IDÉIAS QUE SE TRAVA NO CAMPO DA CULTURA, NAS DÉCADAS DE 1970-80, IMPLICA ALTERAÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA/MEMÓRIA (E NOS ESPAÇOS RESERVADOS À MEMÓRIA) E, TAMBÉM, PARA AS VÁRIAS IDENTIDADES QUE SE PROJETAM ARTICULADAS A ESSA COMPREENSÃO, ALÉM DA PRÓPRIA CONCEPÇÃO DE DOCUMENTO, QUE SE ALTERA PROFUNDAMENTE COMO INDICA LE GOFF.

“O DOCUMENTO NÃO É INÓCUO “O DOCUMENTO NÃO É INÓCUO. É ANTES DE MAIS O RESULTADO DE UMA MONTAGEM, CONSCIENTE OU INCONSCIENTE, DA HISTÓRIA, DA ÉPOCA, DA SOCIEDADE QUE O PRODUZIRAM, MAS TAMBÉM DAS ÉPOCAS SUCESSIVAS DURANTE AS QUAIS CONTINUOU A SER MANIPULADO, AINDA QUE PELO SILÊNCIO. O DOCUMENTO É UMA COISA QUE FICA, QUE DURA, E O TESTEMUNHO, O ENSINAMENTO (PARA EVOCAR A ETMOLOGIA) QUE ELE TRAZ DEVEM SER EM PRIMEIRO LUGAR ANALISADOS DESMISTIFICANDO-LHE O SEU SIGNIFICADO APARENTE. O DOCUMENTO É MONUMENTO. RESULTA DO ESFORÇO DAS SOCIEDADES HISTÓRICAS PARA IMPOR AO FUTURO — VOLUNTÁRIA OU INVOLUNTARIAMENTE — DETERMINADA IMAGEM DE SI PRÓPRIAS” (LE GOFF, J. , p. 103).

O DOCUMENTO > ENQUANTO PORTADOR DE SIGNIFICADO COMPÕE O QUE POMIAN NOMEIA DE “COLEÇÃO” (PRIVADA OU PÚBLICA) > CUJO VALOR SIMBÓLICO CONSTITUI O “PATRIMÔNIO COLETIVO”. KRZYSZTOF POMIAN, RASTREANDO ESSA TRAJETÓRIA, DEFINE COLEÇÃO COMO “QUALQUER CONJUNTO DE OBJETOS NATURAIS OU ARTIFICIAIS, MANTIDOS TEMPORÁRIA OU DEFINITIVAMENTE FORA DO CIRCUITO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, SUJEITOS A UMA PROTEÇÃO ESPECIAL NUM LOCAL FECHADO PARA ESSE FIM, E EXPOSTOS AO OLHAR PÚBLICO” (POMIAN, 1984, p. 53).

AO TER APENAS “VALOR DE USO” > REPRESENTA O INVISÍVEL > DOTADO DE SIGNIFICADO > POR ISSO, É QUALIFICADO DE SEMIÓFORO. M. CHAUÍ >REFLETINDO SOBRE O ASSUNTO, SINALIZA QUE TAIS OBJETOS CARREGAM OS SIGNOS QUE CONFEREM A ESSES MATERIAIS — QUE PODE SER UM ACONTECIMENTO, UM OBJETO, UMA PESSOA — O SENTIDO DE MEDIADORES CULTURAIS, DE VIVIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SOCIAIS MATERIALIZADAS NOS DIVERSOS RASTROS DE SUAS REALIZAÇÕES, E QUE OS INSCREVEM NOS CIRCUITOS DOS OBJETOS DESTITUÍDOS DE ALGUMA UTILIDADE DIRETA E IMEDIATA NA VIDA COTIDIANA.

PORÉM, A SUA NATUREZA DE “COISAS PROVIDAS DE SIGNIFICAÇÃO, OU DE VALOR SIMBÓLICO, CAPAZES DE RELACIONAR O VISÍVEL E O INVISÍVEL”, PERMITE QUE TODA A SOCIEDADE POSSA COMUNICAR-SE CELEBRANDO ALGO COMUM A TODOS. TAIS SIGNOS, POR ESSE CARÁTER AGLUTINADOR, E POR EVOCAR ESSE PASSADO COMUM, CONSERVAM E ASSEGURAM O “SENTIMENTO DE COMUNHÃO E DE UNIDADE” ENTRE OS MEMBROS DESSA COLETIVIDADE (CHAUÍ, 2001).

Referência Bibliográfica ARENDT, H. A crise da cultura: sua importância social e política. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 248- 281. CEVASCO, M. E. Dez Lições sobre Estudos Culturais. 1ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. CHAUI, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. Fundação Perseu Abramo, 2001. LE GOFF, J. Documento. Monumento. Enciclopédia Einaudi: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984, v. 1 NORA, P. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: Revista do Programa de Pós-Graduação em História, nº 10, p. 7-28, dezembro de 1993. POMIAN, K. Coleção. In: Enciclopédia Einaudi: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. WILLIAMS, R. Cultura e sociedade. : 1780-1950. Tradução de Leônidas H. B. Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, [1969].