AULA 16 O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.
Contrato como promessa Charles Fried
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
ESTILÍSTICA MODALIDADES ESTILÍSTICAS FRASAIS AULA 6
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
AULA 11 TEMA 5: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO E DECISÃO SANEADORA
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
Prof. Júnior Oliveira.
PROFA. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO
GênerosTextuais Tipos textuais.
Artigo de Opinião GT6.
Dissertação.
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
Dissertação.
TEXTO FIGURATIVO X TEXTO TEMÁTICO
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Teoria e prática da argumentação
PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
Desafio Pré-Vestibular
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
REDAÇÃO.
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
Profº Carmênio Barroso
Redigindo a opinião do grupo.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
A Dissertação.
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Comunicação e Redação Empresarial
Venha conhecer a felicidade
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Trâmites Jurídicos. Não dá para acreditar! "Fulano de tal, falecido em 08 de maio de 2003, conforme certidão de óbito em anexo, doravante denominado.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
Tipologia textual Dissertação.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

AULA 16 O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA III DATA: 24-11-2005 PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

TIPOLOGIAS TEXTUAIS: DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO E DISSERTAÇÃO

PARÁGRAFO DESCRITIVO ESTAVAM NO PÁTIO DE UMA FAZENDA SEM VIDA. O CURRAL DESERTO, O CHIQUEIRO DAS CABRAS ARRUINADO E TAMBÉM DESERTO, A CASA DO VAQUEIRO FECHADA, TUDO ANUNCIAVA ABANDONO. CERTAMENTE O GADO SE FINARA E OS MORADORES TINHAM FUGIDO.

DESCRIÇÃO TENTATIVA DE REPRODUZIR UMA REALIDADE, É A REPRESENTAÇÃO DE UM ASPECTO, OU SEQÜÊNCIA DE ASPECTOS. NA DESCRIÇÃO, O EMISSOR PROVOCA NA MENTE DO RECEPTOR UMA IMPRESSÃO SENSÍVEL, PROCURA FAZER COM QUE O LEITOR ‘VEJA’ NA SUA MENTE UM OBJETO MATERIAL OU UMA AÇÃO, UM QUADRO.

DESCRIÇÃO A DEFESA DO ESBOFETEADO, INJUSTAMENTE, EM PÚBLICO, NÃO RECLAMA EM REVIDE A MORTE, MAS SE O INDIVÍDUO, SEM POSSIBILIDADE DE REFLETIR, NO AUGE DA DOR MORAL, MAIOR QUE A FÍSICA, NO ATO DE REPULSA, UTILIZAR-SE DO ÚNICO MEIO ENCONTRADO E MATAR O AGRESSOR, NÃO SE LHE PODE NEGAR A LEGÍTIMA DEFESA.

DESCRIÇÃO OBJETIVO: COMPOR UM RETRATO DE UMA IDÉIA, FAZENDO A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA IMAGEM POR MEIO DE PALAVRAS: A PESSOA, O AMBIENTE, A NATUREZA. O AUTOR/INTERLOCUTOR VAI DANDO À LINGUAGEM IMPRESSÕES QUE PROVOQUEM NO AUDITÓRIO/LEITOR/INTERLOCUTOR “VER“ O QUE ESTÁ SENDO DESCRITO.

DESCRIÇÃO ESTE É O ACUSADO. UM ACUSADO QUE VEM AQUI E MENTE, SE VOSSAS EXCELÊNCIAS OBSERVAREM, HOJE ELE DIZ QUE É CASADO,CONSTA NO OUTRO INTERROGATÓRIO QUE ELE ESTAVA SEPARADO, PROCURA MODIFICAR AQUILO QUE JÁ DECLAROU PARA O PRÓPRIO JUIZ, PROCURANDO CONFUNDI-LO, PROCURANDO INVERTER PEQUENOS DETALHES PARA SE AMOLDAR A UMA POSSÍVEL E IMAGINÁRIA TESE DE DEFESA. É UM ELEMENTO PERIGOSO, MESQUINHO, MESQUINHO PORQUE QUANDO DE UMA DISCUSSÃO COMO UM FUNCIONÁRIO DA SAMAE, POR UMA QUESTÃO DE ÁGUA, SACOU DE UM REVÓLVER E TAMBÉM ATIROU.

DESCRIÇÃO ÁS VEZES ESCAPOU QUE, AO INVÉS DE JUSTIÇAR, PASSA A CASTIGAR. É O CASO, SENHORES, TÍPICO DO ACUSADO. HOJE PINTARAM UM QUADRO AQUI, QUE SE NÃO HOUVESSE ALGUÉM PARA REBATER, O ACUSADO APODRECERIA NA CADEIA. EXCELÊNCIAS, NÓS VAMOS NOS REFERIR AO ACUSADO, O CIDADÃO. HONESTO, TRABALHADOR, NÃO É VADIO, NÃO É MALANDRO. O ACUSADO FOI VÍTIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS. NÃO É COMO DISSE A NOBRE PROMOTORIA QUE O ACUSADO SÓ PRATICOU CRIMES. É O PRIMEIRO. ELE É PRIMÁRIO. É O PRIMEIRO DELITO DO ACUSADO. OUTRO, ELE JÁ PAGOU, EXCELÊNCIAS.

PARÁGRAFO NARRATIVO AOS SEIS ANOS DE IDADE PARTIA, EM CIMA DE MEU CAVALO, PARA O QUE, NAQUELE TEMPO, ERA LONGE, VIAGEM COMPRIDA, DE ITAPORANGA À BAHIA.

NARRAÇÃO EXPOSIÇÃO DE FATOS (REAIS OU FICTÍCIOS) QUE SE PASSAM EM DETERMINADO LUGAR E COM CERTA DURAÇÃO, EM ATMOSFERA CARREGADA DE ELEMENTOS CIRCUNSTANCIAIS. REGISTRO DE UMA CENA.

PARÁGRAFO NARRATIVO: PETIÇÃO INICIAL NO DIA 15 DE MAIO DO CORRENTE ANO, O AUTOR, TENDO VENDIDO AO RÉU O IMÓVEL CONSTITUÍDO DO APARTAMENTO Nº. 56, DO PRÉDIO DENOMINADO ‘MONTE CASTELO’, NA RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO, 603, CONFIOU A ESTE O TELEFONE DE NÚMERO 813-4672, QUE ALI SE ENCONTRAVA INSTALADO, E DO QUAL O AUTOR É ASSINANTE, CONFORME O RECIBO DA TELESP.

ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA NARRATIVA O QUÊ: O FATO QUE SE PRETENDE CONTAR; QUEM: AS PARTES ENVOLVIDAS; COMO: O MODO COMO O FATO ACONTECEU; QUANDO: A ÉPOCA, O MOMENTO, O TEMPO DO FATO; ONDE: O REGISTRO ESPACIAL DO FATO; POR QUÊ: CAUSA OU MOTIVO DO FATO; POR ISSO: RESULTADO OU CONSEQÜÊNCIA DO FATO

PARÁGRAFO NARRATIVO CONFIGURA-SE A QUALIFICADORA DE SURPRESA QUANDO A MORTE DA VÍTIMA SE VERIFICOU, ESTANDO ELA A BARBEAR-SE DEITADA, NA CADEIRA DO BARBEIRO, SEM TER VISTO O RÉU QUE A APUNHALOU POR TRÁS; AI EXISTE A SURPRESA. PORQUE ELE PEGOU A VÍTIMA INOPINADAMENTE E REALMENTE DE SURPRESA. E NÃO É O PRIMEIRO CASO, QUE AQUI ELES HAVIAM SE DESENTENDIDO, ESTAVAM HÁ QUINZE DIAS EM FRANCO DESENTENDIMENTO; ENTÃO ELE PODERIA, COMO ELE MESMO ADMITE, COMO A FAMÍLIA MESMO ADMITE, QUE ELES TINHAM MEDO DO PRÓPRIO ACUSADO.

NARRAÇÃO FATO É O CENTRO DA NARRATIVA

DISSERTAÇÃO O DESCASO COM O BEM PÚBLICO RESULTA GRAVES PREJUÍZOS Á COMUNIDADE. É PRECISO QUE O GOVERNO BUSQUE SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO NO COMBATE A FOME. CUMPRE AO GOVERNO VIABILIZAR SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO NO COMBATE A FOME.

DISSERTAÇÃO POSICIONAMENTO DO REDATOR DIANTE DE UM DETERMINADO ASSUNTO,QUER EXPRESSANDO OPINIÃO, QUER POSTULANDO UMA TESE. RACIOCÍNIO LÓGICO – COERENTE – E ESTRUTURADO – COESO - ADUZINDO RAZÕES, EXEMPLOS, DEFINIÇÕES E CONTRASTES, RELACIONANDO-OS À IDÉIA CENTRAL DO TEXTO.

TIPOS DE DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA ARGUMENTATIVA

DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA A SOCIEDADE BRASILEIRA SOFRE OS REFLEXOS DA RECESSÃO ECONÔMICA.

DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA DISCUSSÃO DE UMA IDÉIA, DE UM ASSUNTO, DE UMA DOUTRINA. EXPOR UM ASSUNTO E COMENTÁ-LO. AS IDÉIAS DEVEM ESTAR AMARRADAS A UM TÓPICO FRASAL.

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA MERITÍSSIMO, SENHORES JURADOS, SENHOR PROMOTOR: MEU CLIENTE NÃO PODE SER ACUSADO DESTE CRIME. MEU CLIENTE É UM PAI EXTREMOSO, MARIDO EXEMPLAR, TRABALHADOR HONESTO, CIDADÃO CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES. ACREDITO NOS SEUS BONS SENTIMENTOS E NA SUA CONSCIÊNCIA COMUNITÁRIA; JUSTAMENTE POR ISSO, SER-ME-Á SURPREENDENTE VER ESTE POBRE COITADO A NÃO SER ABSOLVIDO. CREIO QUE ENTENDERÃO A ARMADILHA PREGADA PELO DESTINO, E A CARIDADE DE CADA UM FALARÁ MAIS ALTO.

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA: PROBLEMA DE GENERALIZAÇÃO OS NORDESTINOS SÃO A PRINCIPAL CAUSA DOS PROBLEMAS SOCIAIS DE SÃO PAULO, PORQUE CHEGAM À METRÓPOLE SEM INSTRUÇÃO E SEM BENS, NÃO CONSEGUINDO, ASSIM, DEFINIR UMA META PROFISSIONAL.

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA HÁ TÉCNICAS DE PERSUASÃO COM O OBJETIVO DE CONVENCER O LEITOR A PARTILHAR DE SUA OPINIÃO OU MUDAR DE PONTO DE VISTA. ALÉM DE EXPOR A IDÉIA, O REDATOR OBJETIVA INFLUENCIAR A OPINIÃO DO LEITOR.

ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO: PLANO REDACIONAL EXÓRDIO DESENVOLVIMENTO PERORAÇÃO

EXÓRDIO PARTE INTRODUTÓRIA ONDE HÁ A ENUNCIAÇÃO DA IDÉIA-CHAVE; INDICA A TESE A SER POSTULADA, O ANÚNCIO DO TEMA; ESTABELECE UMA IDÉIA CENTRAL, SITUA O ASSUNTO NO CONTEXTO, MOTIVA O LEITOR, APRESENTA A PROPOSTA TEMÁTICA.

DESENVOLVIMENTO EXPLANAÇÃO DA IDÉIAS E AS PROVAS COMPROVATÓRIAS DE SUA VERACIDADE (DEMONSTRAÇÃO NA DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA). FASE DE REFLEXÃO, DA FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO.

PERORAÇÃO CONCLUSÃO DE UMA IDÉIA. RETOMA O TÓPICO FRASAL PARA CONCLUIR A IDÉIA PRINCIPAL OU CONVENCER. NO DISCURSO JURÍDICO, É NA CONCLUSÃO QUE HÁ A SENTENÇA.

CURSO DE PORTUGUÊS JURÍDICO DAMIÃO E HENRIQUES (2004) PORTUGUÊS FORENSE MEDEIROS E TOMASI ( 2004)