William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.

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Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Transcrição da apresentação:

William Ivanski Curso de Programação C#

Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos de Variáveis

Exercícios para Fixação  Crie um programa que imprima o seu nome.

Exercícios para Fixação  Crie um programa que imprima o seu nome. Crie uma cópia do arquivo alomamae.cs e chame de meunome.cs Abra o arquivo meunome.cs e modifique o código para imprimir o seu nome Abra o Mono Command Prompt Compile o programa Teste o programa

Exercícios para Fixação  Crie um programa que imprima o seu nome numa linha, e a cidade em que você vive na linha de baixo.

Utilizando uma IDE  IDE: Integrated Development Environment  Ambiente Integrado de Desenvolvimento  Centraliza a edição, compilação e testes em um só aplicativo  Gerencia todos os arquivos de código- fonte e bibliotecas utilizadas no seu programa

Utilizando uma IDE  Projeto: programa, biblioteca ou website  Solução: conjunto de projetos  Estrutura inicial do código-fonte gerada automaticamente  Estrutura do projeto: Propriedades Referências Arquivos de código-fonte

Utilizando uma IDE  Principais recursos de edição: Realce de sintaxe Auto-completar Indentação automática Encolher ou expandir bloco Realce de string ou parênteses atual Visualizar atributos e métodos (“ponto”)

Utilizando uma IDE  Principais recursos de compilação e testes: Corretor ortográfico Lista de erros de compilação Ir direto para a linha com erro Compilação e execução no mesmo botão

Elementos da Linguagem C#  Palavras reservadas Sempre em minúsculas Ex: using, namespace, class, static, string...  Blocos Delimitados por chaves, com indentação  Nomes de classes Iniciais maiúsculas  Strings (sequências de texto entre aspas)  Comentários

Valores  Valores podem ser usados livremente no código  São chamados de constantes  Só existem na instrução atual  Se quisermos que os valores sejam usados em outro momento, devemos armazená-los em “caixinhas”  Essas “caixinhas” são chamadas de variáveis

Variáveis  As variáveis possuem: Tipo Nome Valor  Declaração: precisamos declarar o tipo e o nome da variável antes de usar  Atribuição: armazenar valor dentro da variável  Leitura: ler o valor que está dentro da variável

Tipos de Variáveis  Existem tipos básicos e complexos  Alguns tipos básicos de variáveis: String Caractere Número inteiro Número real

Exemplos com Inteiros  Operações com 1 variável Dobro, quadrado  Operações com 2 variáveis Soma, subtração, multiplicação e divisão  Nome, idade, sexo e nota  Converter segundos para horas, minutos e segundos  Equação do segundo grau  Imprimir sequências de inteiros  Imprimir tabuadas