Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
Advertisements

Poluição do ar mata, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Nafta.
Decisão do Tribunal Internacional de Justiça 12 de Abril de 1960
Introdução ao Direito II
AEROPORTO DE PORTO ALEGRE.
TCC: Monografia e/ou Artigo
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Ônibus movido a Etanol.
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Rafael Donisete Bombonati 2009
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil
(Entrave para o setor) ESCASSEZ DE MOTORISTAS
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil
Plano de Controle de Poluição Veicular PCPV
Ecologística: a logística da ecologia
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Transporte Público Urbano
Trabalho Final logística empresarial: fercon
Valoração Ambiental.
Trabalho.
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Logística e a realidade brasileira
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – 2ª Parte C: Mitigação dos Problemas pelas Políticas de Transportes e de.
SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Logística e realidade brasileira
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Mar.2011 Normas-Padrão Implementação dos ajustes Lei /10 - Artigo 19.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Seminário do Setor Portuário
Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil - Perspectivas e Desafios - Painel 2 - Planejamento do Setor de Transportes.
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Desenvolvimento sustentavel
Logística.
Grupo: DDR Segurança Jurídica e Negociações Comerciais.
Sistema Viário.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
Faculdade UniCESP/SOEBRAS Gestão Ambiental Qualidade Aplicada ao Meio Ambiente Grupo: Arlene Resende Geovane Batista Ighor Ornelas Isabel Leal Siegfried.
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
KAIZEN NA LOGÍSTICA: REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES
Cadeia de Valor.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
O RIO ESTÁ PRONTO? Grupo #RioReady Rosaniele Santos - Líder
Roteirização.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
ARMAZENAGEM CARGAS, EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO
Thomas Kuhn A estrutura das revoluções científicas
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista S I N D I S A N.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.
Transcrição da apresentação:

Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente Revisão 00 – Julho/ 2011 – Sindicarga-Prevecont

Introdução Como apresentado anteriormente, a atividade de Transporte Rodoviário, com destaque para o Transporte de Combustíveis, enfrenta várias dificuldades. Dentre elas, o grande impacto negativo das INÚMERAS RESTRIÇÕES DE TRÂNSITO PARA CAMINHÕES. No Brasil, em razão da escassa malha ferroviária e da falta de infra-estrutura de portos, se utiliza preponderantemente a malha rodoviária para a circulação de mercadorias, alimentos, matérias-primas, combustíveis, etc. Grande parte da circulação de riquezas de nosso país se dá através de caminhões. No entanto, na contramão de tal relevância, o setor é “apunhalado” constantemente pelas restrições de trânsito. No momento em que este material era revisado foi recebido um e-mail da ABLTP que anunciava mais uma restrição, no caso específico a Resolução n.º 101/2011 de Campinas-SP, que entrou em vigor em 01 de julho de 2011.

O Problema! Cada vez mais está se tornando uma constante a publicação de legislação no sentido de limitar, restringir a circulação, tráfego de caminhões. A questão tem tanta relevância que o nosso Tribunal Maior, STF, em 2008, através do então Presidente na época, Ministro Gilmar Mendes, se manifestou sobre o tema e naquela ocasião entendeu as restrições de trânsito como legítimas e constitucionais. O STF ao decidir favoravelmente sobre as restrições de trânsito de caminhões, justificou tal decisão para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas e para diminuir a emissão global de poluentes. Não se pretende aqui entrar no mérito jurídico da questão, mas sim, trazer à tona os prejuízos das restrições de trânsito de caminhões para as empresas de transportes, para a sociedade e para o próprio desenvolvimento e economia do País.

Os principais argumentos para as restrições de trânsito de caminhões são a redução de poluição atmosférica e a melhoria do tráfego.

Nenhum dos argumentos se sustenta Nenhum dos argumentos se sustenta. Pois, restringir o trânsito de caminhões em determinados horários não reduz a emissão de poluentes atmosféricos. Pois, nos horários permitidos à circulação, os níveis de emissão de poluentes serão proporcionalmente maiores, porque todos os caminhões impedidos de rodar em determinados horários, estarão em trânsito e teoricamente em maior velocidade.

O tráfego melhora somente em alguns horários O tráfego melhora somente em alguns horários. Nas grandes capitais, percebe-se cada vez mais congestionamentos que, em sua grande maioria, não são ocasionados por caminhões, mas sim pelo imenso número de veículos de passeios. A forma com que as autoridades competentes, em sua grande maioria, os Municípios aplicam suas prerrogativas para imposição de restrições ao trânsito de caminhões não têm sido razoável, nem tampouco proporcional.

Prejuízos das restrições de trânsito Prejudicados Prejuízos País Barreira para o desenvolvimento e economia. Coletividade/ Sociedade Falta/ escassez de produtos, materiais e insumos. Distribuidoras Não conseguem atender aos prazos operacionais para atendimento aos Clientes. Transportadoras Maior custo operacional. Inviabilidade de realizar a atividade de transporte.

Atualmente, principalmente nas grandes capitais do país, temos inúmeras restrições de trânsito e a todo momento sabemos de mais um Município determinando novas restrições.

Em países da Europa e nos Estados unidos também há restrições ao tráfego de caminhões em um grande número de cidades. No entanto, ao contrário do que ocorre no Brasil, existe um planejamento antes da adoção de tais medidas e as normas são pensadas de acordo com as questões urbanísticas de cada cidade.

Conclusão As restrições de trânsito até podem ser benéficas, se forem aplicadas com parcimônia e planejamento. Absurdo é a forma com que as autoridades competentes, em sua grande maioria, os Municípios, aplicam suas prerrogativas, em tese, fazendo concretizar seu poder de polícia e em defesa do interesse local, impondo restrições ao trânsito de caminhões sem observar princípios básicos como a razoabilidade e proporcionalidade. O bom senso não pode ser esquecido!

Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil (Entrave para o setor) RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO Palestrante FRANCESCO CUPELLO Presidente