AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.

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AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S 1 FERNANDES, S.A. 1 RODRIGUES, A.M.S. 2 CORREIA, M.I.T. D.3 1 Acadêmicos do Curso de Nutrição 2 Doutoranda do Departamento de Ciências de Alimentos 3 Professora Orientadora Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem UFMG; Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina UFMG – Observatório do Metabolismo e Nutrição – OMenu Área: Ciências da Saúde INTRODUÇÃO Gráfico 1: Percentual de Classificação dos Indicadores Altura por Idade e Peso por Idade. Transição nutricional Carências nutricionais/ desnutrição Hábitos alimentares errôneos Problemas nutricionais Prevalência de excesso de peso Impacto no crescimento Impacto no desenvolvimento Saúde Infantil Gráfico 2: Percentual de Classificação do Indicador IMC por Idade Investigar o estado nutricional de crianças matriculadas em creches representa papel primordial para o cuidado nutricional integral. objetivo A caracterização do estado nutricional das crianças possibilitará direcionar de maneira mais eficaz a elaboração de estratégias de promoção e prevenção à saúde, como a elaboração de cardápios e atividades de educação nutricional. O foco é sempre a qualidade da dieta oferecida no local, visando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para evitar aumento da prevalência da obesidade infantil. Além disso, essas atividades poderão repercutir na vida dos pais e responsáveis, ampliando os benefícios da ação. Ressalta-se que o projeto também proporcionou aos acadêmicos enriquecimento profissional, por meio do aprendizado e oportunidade de aplicar a teoria aprendida, durante a vivência na avaliação nutricional de crianças. Brasil, Ministério da Saúde. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2008. Departamento Científico de Nutrologia Sociedade Brasileira de Pediatria. Avaliação Nutricional da Criança e do Adolescente: Manual de Orientação. Rio de Janeiro, 2009. Brasil, Ministério da Saúde. Vigilância alimentar e nutricional - Sisvan: Orientações básicas para a coleta, processamento, análise de dados e informação em serviços de saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília – DF, 2004. Analisar o estado nutricional de crianças matriculadas em Centro de Educação Infantil Filantrópico de Belo Horizonte, Minas Gerais, para propor atividades de promoção e prevenção da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS MÉTODO Crianças de ambos os sexos entre um ano e cinco anos e 11 meses. Foram realizadas medidas antropométricas: peso e altura Os valores obtidos foram avaliados por meio dos indicadores antropométricos peso/ altura (P/A), peso/ idade (P/I), índice de massa corporal/ idade (IMC/I) A classificados foi realizada de acordo com o Escore Z (Organização Mundial de Saúde, 2007). REFERÊNCIAS RESULTADOS Participaram do estudo 64 crianças, representando 72,7% das matriculadas na instituição.