TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
O Início da Comunicação
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Máscaras Africanas.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
LEITURA NA ESCOLA: problemas e tentativas de solução
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Ajude – me!!.
Sawabona Shikoba.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Os níveis básicos da leitura
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Profa. Reane Franco Goulart
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

ELIANE PEREIRA DE BRITO
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Kant e a Crítica da Razão Pura
você possa ser muito FELIZ.
Relatório de Proposta de Projeto
Programação – Quando é onde...
O livro mais importante do mundo
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Estratégias de leitura
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Ponto de partida Capítulo 3
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
SITUAÇÕES.
• Manejo – Formação – Professor.
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Como redigir um bom texto?
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Somos todos seres sociais
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Transcrição da apresentação:

TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

O valor simbólico da leitura Moacyr Scliar Leitura: maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, um acontecimento. Ex: “Os críticos realizaram uma leitura muito limitada do filme”. Nem só a textos a leitura se refere. Ideenschrift e Wortschrift (p. 31 e 32 / 36 e 37)

Dinâmica A disciplina pretende triangular a prática da leitura (o ato de ler), a teoria sobre a leitura e a história da leitura. Quando se fala da história da leitura deve- se entender, inclusive, a história individual de leitura de cada um de nós. Propõe-se, portanto, a rememoração da história de leitura de forma a se reconhecer como leitor.

Quem vai ao encontro de um texto (livro, filme, cidade) vai ou deveria ir com seus nervos, informações e interesses, reunidos sob sua experiência de vida. Estar ali significa estar mobilizado por completo e isto parece impossível quando sequer temos uma idéia, mesmo vaga, de quem somos. No entanto, os homens guardam pouco tempo no seu cotidiano para conhecer, ou rememorar o vivido, deveriam fazê-lo não por motivações nostálgicas, mas pelo que aporta à construção da própria identidade. O tempo da rememoração se esvai no ritmo da vida contemporânea, em que se consome muito e se retém pouco do efetivamente significante. Lembrar é uma forma de reconhecer- se” (Eliana Yunes).

– Parte 1 – Parte 2 – Parte Vídeo produzido pela TV UFES que começa apresentando uma pesquisa que informa que 55% dos brasileiros afirmam ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses. Os demais 45%, que não tem o hábito de ler, compreendem os não alfabetizados, os que cursaram apenas até a 4ª série do ensino fundamental, e os que não lêem por falta de tempo ou de interesse. A média de leitura por brasileiro é de 4,7 livros/ano.

Eliana Yunes é professora e pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura da PUC Rio, e é entrevistada em seguida. Com relação à pesquisa apresentada pelo programa de TV, que afirma que 45% dos brasileiros não lêem, a profa. Yunes rebate: esses números tratam exclusivamente da leitura do livro. Isso porque, segundo ela, o brasileiro possui uma percepção crítica da realidade acentuada, o que dispara sua capacidade de ler. O brasileiro lê cinema, lê sites, lê publicidade. O conceito de leitura passa a ser ampliado. Propõe, em seguida, a discussão sobre o conceito de leitura crítica, sobre a capacidade do leitor de distinguir as coisas, discernir sobre elas e, portanto, interagir com elas.

Na parte final da entrevista, Eliana Yunes ressalta que o livro ainda é um bem caro para o brasileiro, e que infelizmente nossas bibliotecas não são próximas, e nem sempre seu acervo é convidativo. Segundo ela, “se você não tem uma convivência, você não pode descobrir o prazer e o gosto que isto dá”, motivo pelo qual “é preciso mudar o conceito de leitura, é preciso mudar a prática de leitura, e é preciso levar o livro até onde está o potencial leitor”.

Ao associar a questão da leitura à formação educacional da criança, a profa. Eliana demonstra a importância de se aproximar a criança do livro e do amor ao livro o quanto antes. Mas segundo ela, o que acontece é que a criança apaixonada pelo livro e pela leitura, assim que encontra a autonomia de leitura começa a se desencantar, porque a prática de leitura na escola deixa de ser sedutora, deixa de ser mágica, ler passa a ser alguma coisa instrumental (responder questionários, fazer provas).

Embora afirme que quanto antes começar o processo de aproximação do indivíduo com o livro melhor, a profa. Eliana Yunes ressalta que o mais importante não é quando se começa, mas a forma como se faz. E, portanto, que é preciso mudar a mentalidade dos mediadores. Ressalta a importância do papel do mediador, um mediador apaixonado, seja pai, professor, amigo, seja quem for. Alguém que esteja apaixonado e que possa abrir as cortinas desse novo horizonte. “Ler é uma aventura. É uma excursão sobre a vida e sobre o mundo que atravessa tempo e atravessa o espaço”, afirma Yunes.