Modelos Contemporâneos de Gestão

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Transcrição da apresentação:

Modelos Contemporâneos de Gestão UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MESTRADO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Modelos Contemporâneos de Gestão Prof. Victor Paradela

Ementa Sociedade do Conhecimento: características e desafios. Tendências da gestão organizacional contemporânea. A comunicação como instituidora e constituinte das organizações: uma abordagem institucional. Identidade, imagem e reputação. Responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Gestão empreendedora: conceito e aplicação nas organizações públicas. O empreendedorismo como alternativa de gestão escolar

Objetivos: Identificar os principais desafios que precisam ser enfrentados pelos gestores na busca da adequação dos modelos e práticas de gestão, tendo em vista as peculiaridades da ambiência organizacional contemporânea; Distinguir as diferentes perspectivas de ação gerencial e sua aplicabilidade à gestão contemporânea; Compreender a natureza da comunicação institucional e sua contribuição para o fortalecimento das organizações públicas Distinguir o conceito de gestão empreendedora e as vantagens que sua adoção pode proporcionar para as organizações escolares

Metodologia: Sensibilização Aplicação Fundamentação

O que nossa aula não deverá ser!

Vamos aprender a pensar! Ano que vem vamos ter aulas de Filosofia Vamos aprender a pensar! Vai complicar aprender e pensar ao mesmo tempo!

Critérios de avaliação A avaliação da disciplina terá como base os trabalhos desenvolvidos ao longo da disciplina

Contatos victor.paradela@ufjf.edu.br Telefone: (32) 8801 0000 www.victor.paradela.com.br Login: caed Senha: caed

As organizações e seus desafios

Como podemos definir uma Organização?

Organização É um grupo de pessoas reunido em torno de objetivos comuns, compartilhando normas, adotando divisão de tarefas e planejando suas ações

Desafios dos Gestores Traçar objetivos compatíveis com as necessidades da sociedade e as potencialidades da organização.

Disseminar os objetivos organizacionais. Desafios dos Gestores Disseminar os objetivos organizacionais.

Conflito radical Líderes Liderados Organização

Proposta utópica: Líderes Organização Liderados

Proposta viável: Líderes Organização Liderados

Desafios dos Gestores Estabelecer um adequado conjunto de normas e princípios de funcionamento

Promover uma adequada divisão de tarefas entre setores e entre pessoas Desafios dos Gestores Promover uma adequada divisão de tarefas entre setores e entre pessoas

Planejar de forma adequada e garantir a consecução do que for definido Desafios dos Gestores Planejar de forma adequada e garantir a consecução do que for definido Quadrados

A Sociedade do Conhecimento

Percepções do conhecimento Na idade antiga: O conhecimento e a ação eram vistos de forma integrada. 17:17

Conceito proposto por Platão: “Crença verdadeira justificada” Conhecimento levado a público, sujeito a críticas e controvérsias. 429 – 347 a.C. 17:17

Após a condenação de Sócrates: Crise da idéia do conhecimento justificado por meio da persuasão. Valorização exclusiva do conhecimento obtido por meio da contemplação das “verdades eternas”. 470 – 399 a.C. 17:17

Na era moderna: A ação passou a ter prioridade sobre a contemplação Prevalência do conhecimento técnico aplicado 17:17

Conhecimento: Conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema preexistente.

Dados Informações Conhecimentos 17:17

Conhecimento como construção social: “Só há aprendizagem quando o homem, em suas interações com o mundo, supera desafios e transforma a realidade” 17:17

Conhecimento tácito: É pessoal, relacionado a um contexto específico, sendo difícil de ser formalizado e comunicado. Testes 17:17

Conhecimento explícito: É passível de ser transmitido e transcende o contexto. 17:17

Impactos nas organizações

As grandes ondas de mudança Revolução agrícola Revolução industrial Revolução pós-industrial (Alvin Toffler)

Gestão no modelo industrial Estabilidade Padronização Especialização Burocracia

Gestão no modelo industrial Evolução incremental Decisões simples Rigidez hierárquica Adestramento dos trabalhadores

“Quanto mais próximo do cérebro de um boi for o cérebro do trabalhador, tanto melhor. O bom trabalhador deve ser igual a um boi: forte e disciplinado” (Frederick Taylor)

Gestão no modelo pós-industrial Adaptação Decisões complexas Educação continuada Terceirização Visão holística Desburocratização

Gestão no modelo pós-industrial Gestão participativa Empowerment Inovações substitutivas Valorização da iniciativa Benchmarking

Desafios da transição Globalização x separatismo Informação x conhecimento Consumismo x esgotamento Falência do Estado Crise na matriz epistemológica cartesiana

O desafio das mudanças

“Deve-se ter em mente que não há nada mais difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de conduzir do que iniciar uma nova ordem de coisas” (Nicolau Maquiavel – O Príncipe)

“As mudanças costumam desabar sobre nós como furacões, destruindo tudo o que existia”

Diante disso, não podemos ficar apegados aos fragmentos de um mundo que não existe mais

É fundamental que façamos uma constante revisão de nossos paradigmas

Paradigmas “São conjuntos de regras e regulamentos que estabelecem limites e sinalizam como resolver problemas dentro desses limites” (Thomas Kuhn)

Os paradigmas agem como filtros dos dados que chegam à nossa mente Os paradigmas agem como filtros dos dados que chegam à nossa mente. Os que concordam com nossos paradigmas são facilmente aceitos. Os que divergem encontram grande resistência Dado

Mancadas Históricas

“A caixa musical sem fio não tem valor comercial “A caixa musical sem fio não tem valor comercial. Quem pagaria por mensagens enviadas a ninguém em particular?” (Sócios da David Sarnof, convidados a investir em rádio nos anos 20 ).

“Quem, diabos, quer ouvir atores falarem “Quem, diabos, quer ouvir atores falarem ?” (Harry Warner, da Warner Bros – 1927).

“Tudo que tinha que ser inventado, já foi inventado” “Tudo que tinha que ser inventado, já foi inventado”. (Charles Duel – Serviço de Patentes dos EUA – 1899).

“Não há motivo para alguém ter um computador em casa” (Ken Olsen – Fundador da Digital – 1977).

“A televisão nunca será concorrente do rádio, porque as pessoas precisam sentar e fixar seus olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso” (New York Times – 1939)

“Aviões são brinquedos interessantes, mas sem nenhum valor militar” “Aviões são brinquedos interessantes, mas sem nenhum valor militar”. (Marshal Foch – Prof. de Estratégia da Escola Superior de Guerra – França).

Modelos de gestão

Modelos: Servem de exemplo ou normas em determinadas situações, favorecendo a organização e o ordenamento das partes que compõem um conjunto.

Modelos: Têm como objetivo dotar as organizações de estruturas e processos capazes de auxiliar na superação das dificuldades e favorecer o alcance dos objetivos institucionais

Limitações: A existência de um modelo indica a predominância da forma sobre os desejos, intenções, motivos, funções e objetivos, os quais tendem a ficar subordinados à modelagem adotada. Dado Matrix

Critérios de avaliação dos modelos de gestão Eficiência Significa executar uma tarefa de maneira racional, otimizando a relação recursos despendidos x resultados alcançados . Eficiência

Critérios de avaliação dos modelos de gestão Eficácia Uma tarefa é eficaz quando contribui para o alcance dos objetivos da organização. Eficácia

Critérios de avaliação dos modelos de gestão Efetividade Está relacionada à satisfação da sociedade, ao atendimento dos requisitos sócio-econômicos e culturais da mesma

O modelo burocrático

Princípios da Burocracia Separação propriedade e administração Caráter legal das normas e regulamentos Impessoalidade nas relações Hierarquia da autoridade Rotinas e procedimentos padronizados Competência técnica e meritocracia

Disfunções da Burocracia Inflexibilidade Visão fragmentada Excessiva concentração das decisões Descomprometimento Formalismo excessivo Supervalorização dos meios Favorecimento à corrupção Corporativismo

EVOLUÇÃO DOS MODELOS ADMINISTRATIVOS FATOR PRÉ-BUROCRÁTICOS BUROCRÁTICOS PÓS-BUROCRÁTICOS AUTORIDADE Concentrada e ilimitada Concentrada e limitada Distribuída e limitada CRITÉRIOS Inexistentes Rígidos, inflexíveis Flexíveis DOCUMENTAÇÃO Ausente Excessiva Seletiva FOCO DO CONTROLE Pessoas Procedimentos Resultados LIDERANÇA Autocrática Tecnocrática Participativa PLANEJAMENTO Restrito e pouco sistematizado Determinístico e seguido com rigor Flexível

A abordagem sistêmica

Abordagem sistêmica Objetivos Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos Organizar soluções complexas para problemas complexos

Princípios: Todo sistema é constituído por um subsistema e se insere em um supersistema (meio ambiente)

Princípios: O equilíbrio de um sistema depende de sua abertura ao meio ambiente

Características de uma organização sistêmica: Importação Transformação Exportação Entropia negativa Informação como recurso estratégico

Características de uma organização sistêmica: Busca de homeostase Diferenciação Eqüifinalidade Interdependência das partes Abordagem interdisciplinar de problemas X e Y

Organizações de aprendizagem

Organizações de aprendizagem: “ São organizações que constroem, suprem e organizam o conhecimento e as rotinas em torno de suas atividades e de acordo com suas culturas, e adaptam e desenvolvem sua eficiência organizacional” (Dogson, apud Ricardo Paixão) 17:17

A QUINTA DISCIPLINA Peter Senge 17:17

Objetivo Comum A organização só pode ter sucesso se possuir uma missão a compartilhar entre seus membros, um objetivo concreto e legítimo que induza as pessoas a darem o melhor de si na trajetória. 17:17

Domínio pessoal É o conjunto de habilidades e posturas que nos possibilita rever constantemente nossos objetivos, concentrar energias e desenvolver qualidades como a paciência e a leitura objetiva da realidade. 17:17

Modelos Mentais É necessária a adoção de uma postura de abertura frente ao novo. Idéias arraigadas, generalizações e imagens do passado costumam contaminar a maneira como as pessoas vêem o mundo. Os novos modelos mentais precisam ser efetivamente abertos ao aprendizado. 17:17

Aprendizado em Grupo Através do diálogo, deve ser buscado o “raciocínio em grupo”, diminuindo-se a possibilidade de ocorrência de um problema comum: apesar de contar com membros que possuem altos coeficientes individuais de aprendizagem, alguns grupos acabam por possuir uma capacidade coletiva diminuta. 17:17

Raciocínio sistêmico É uma estrutura conceitual, um conjunto e conhecimentos e instrumentos que têm por objetivo tornar mais claro todo o conjunto. 17:17

Barreiras ao Aprendizado (Peter Senge) Eu sou o meu cargo O inimigo está lá fora A ilusão de assumir o comando Fixação em eventos Síndrome do sapo escaldado A ilusão de aprender por experiência O mito da equipe administrativa O medo do insucesso

Condições para criação de um ambiente propício ao aprendizado: 17:17

Estímulo à cooperação, através da redução de barreiras como símbolos de poder e status e de mecanismos formais de controle 17:17

Estabelecimento de visões compartilhadas e de grandes desafios 17:17

Estímulo a diferentes perspectivas de interpretação da realidade. 17:17

Existência de oportunidades para o auto-desenvolvimento 17:17

Estímulo à ação e à experimentação 17:17

Compromisso com a verdade e a ética 17:17

Como será a organização do futuro? Depende de cada um de nós, que estamos construindo esse futuro, seja com nossa ação e envolvimento, seja com nossa passividade e descomprometimento (Fela Moscovici) Roda Balsa Nunca