ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Como obter maior inserção dos docentes e docentes da PG nos meios científicos e tecnológicos internacionais? GRUPO 2 Moderador: Prof. Dr. Carlos E. Vergani.
Moderadora: Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pós-graduação - UNESP Estratégias para a obtenção da excelência na Pós-graduação MESA REDONDA.
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
II Seminário Internacional
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Carlos Alberto Pereira da Silva - Reitor da UESPI Carlos Eduardo de Souza Gonçalves – UEA Izabel Avelar – UPE Luciano Hack – UDESC Anete Marília Pereira.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
A internacionalização da Pós-Graduação
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
49º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM – Salvador 2011 Câmara de Pós-Graduação Presidente: Professor Adriano Aparecido Silva – Reitor da Universidade.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Centro de Artes e Letras.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
Câmara de EaD. Agenda 1 – Histórico da Câmara 2 – Financiamento UAB 3 – Institucionalização.
Sistema de Intercâmbio: Introdução
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PPG Farmacologia Centro: CCS Área de avaliação: CB.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
INTERNACIONALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU): RACIONALIDADE HEGEMÔNICA E RESSIGNIFICAÇÕES NO LOCAL Jozeane Iop – Mestranda na UTFPR/PPGDR.
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
1 “A UNESP e o Ciência sem Fronteiras” Prof. Carlos Eduardo Vergani Professor Titular Assessor Adjunto de Relações Externas da UNESP
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM

RELATÓRIO TÉCNICO DA CÂMARA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Presidente: Reitor Carlos Fernando de Araújo Calado - UPE Professores Integrantes Adnei Melges de Andrade - USP Evanilde Benedito – UEM Gilson Scharnik e Patrícia Farias– UEG Grete Soares Pflueger – UEMA Izabel Cristina Takitane – UNESP João Felício Rodrigues Neto – UNIMONTES José Guido Corrêa de Araújo – UPE (Secretário) Leandro Russovski Tessler – UNICAMP Margarida Gandara Rauen/ Margie – UNICENTRO (Relatora)

SUMÁRIO Procedimentos (material e método) Caracterização das IES (figuras) Diagnóstico dos perfis de internacionalização Recomendações Considerações Finais Fontes e referências

Procedimentos Diagnóstico 1º questionário: 31 perguntas optativas sobre o perfil das IES e suas práticas de internacionalização; Análise preliminar dos dados e preparo de 2º questionário com questões abertas; Tabelação dos dados por região para a geração de gráficos; Análise comparativa dos aspectos quantitativo e qualitativo para a elaboração do Relatório Técnico.

Distribuição de IES

Distribuição de campus das IES filiadas à ABRUEM

Distribuição de estudantes/ IES estaduais e municipais do Brasil

A distribuição de estudantes nas IES filiadas a ABRUEM no Nordeste UPE

Mestrados e Doutorados no Nordeste UPE

Mestrados e Doutorados no Sul

Distribuição dos campi

O percentual de IES filiadas a ABRUEM em capitais e interior

As IES da ABRUEM e sua distribuição regional

A Mobilidade nas IES filiadas a ABRUEM

A mobilidade das IES do SUDESTE (fora do eixo UNESP/UNICAMP)

A mobilidade por níveis de ensino no Sudeste sem UNESP e UNICAMP

A mobilidade por níveis de ensino no Sudeste com UNESP e UNICAMP

A inserção das IES filiadas à ABRUEM no mundo

Os tipos de ações internacionais desenvolvidos nas IES filiadas à ABRUEM

As fontes de financiamento utilizadas pelas IES filiadas à ABRUEM

Recomendações INCENTIVAR A CULTURA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: engajamento dos gestores e dos docentes pesquisadores e seus parceiros no exterior; projetos de cooperação e planos de trabalho, inicialmente concorrendo aos recursos limitados existentes nos atuais editais de fomento (pos-doc, doutorado sanduiche, professor visitante, mobilidade discente); ênfase no estudo de idiomas e no contato com visitantes estrangeiros em eventos institucionais.

Fomentar a ação colaborativa: A escassa experiência internacional de muitos pesquisadores nas IES filiadas à ABRUEM prejudica sua inserção, por falta de contatos e familiaridade com parceiros estrangeiros. Mesmo nos países visitados pelos reitores da ABRUEM, deve haver envolvimento dos cursos e programas para que os convênios resultem em ações. Para quem inicia na internacionalização, é fundamental identificar os docentes com proficiêcia em idiomas estrangeiros e com alguma experiência internacional, engajando-os no planejamento institucional.

Considerações finais Os resultados refletem a carência de recursos humanos e financeiros para a internacionalização das universidades estaduais e municipais. As reitorias, por meio de suas assessorias, devem institucionalizar o compromisso com a internacionalização e incentivar, em suas IES, a formação de equipes de colaboradores entre os servidores com experiência internacional. A ABRUEM deve fortalecer as reivindicações para que não sejamos excluídos dos editais dos órgãos de fomento.

Fontes e referências LUZ, Rodolfo J. P. Universidade: cooperação internacional e diversidade. In GAZZOLA, Ana L., ALMEIDA, Sandra R. G. (org). Universidade: cooperação internacional e diversidade. Belo Horizonte: Editora UFMG

AGRADECEMOS.