Leitura trabalhada como método Metodologia Científica CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. Henry David Thoreau
“Acho a televisão muito educativa “Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro”. Groucho Marx
“Ler constitui um dever e um direito de aprender, progredir, desenvolver-se e inteirar-se do universo cultural (...). Em se tratando de universitário, cujo conceito exige um saber globalizante, é imprescindível a leitura.” (Bastos e Keller, 2008)
Deficiências: mecanismo ocular sentido truncado mecanismo fonador
Aspectos importantes: Preparação Velocidade Área de fixação da leitura Técnicas de leitura trabalhada (sublinha, esquema, geometrização).
Bom leitor Lê rapidamente e entende bem o que lê; Lê com objetivo determinado; Lê unidades de pensamento;
Bom leitor Tem vários padrões de velocidade; Avalia o que lê; Possui bom vocabulário;
Bom leitor Tem habilidades para conhecer o valor do livro; Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitiva ou periodicamente; Discute frequentemente o que lê com os colegas;
Bom leitor Adquire livros com freqüência, formando sua biblioteca particular; Lê assuntos variados; Lê muito e gosta de ler.
Resumo: Leitura atenciosa, palavras-chave, resumo por blocos (capítulos) e depois geral, leitura do seu próprio texto; não expor opinião pessoal. Ideia principal Pormenores importantes Ilustração de apoio Conclusão do autor
Bibliografia: BASTOS, C. & KELLER, V. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2008. BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis : Vozes, 2000