Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
MODELAGEM MATEMÁTICA.
2º encontro – Professores Maio de 2012
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Parâmetros Curriculares Nacionais
SITUAÇÃO-PROBLEMA LIGADA À REALIDADE
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Um Problema para TODAS as Idades
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
ESTUDO DO MEIO.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO Maria Salett Biembengut 2000 Parte 1 – Modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática Apresentado por Regina Helena Munhoz outubro/2011 – LEM III  

MODELAGEM MODELAGEM MATEMÁTICA: um ramo da própria matemática que tenta traduzir situações reais para uma linguagem matemática, para que por meio dela se possa melhor compreender, prever e simular ou, ainda mudar determinadas vias de acontecimentos, de estratégias de ação, nas mais variadas áreas de conhecimento. Percussor no Brasil (década de 1970): Aristides Camargos Barreto. Consolidação e divulgação: Rodney Bassanezi. MODELO MATEMÁTICO: Conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir, de alguma forma,um fenômeno em questão ou problema de situação real. A matemática com sua arquitetura, permite a elaboração de modelos matemáticos, possibilitando uma melhor compreensão, simulação e previsão do fenômeno estudado. A elaboração do modelo depende do conhecimento matemático que se tem, de intuição e criatividade para interpretar o contexto.

MODELAGEM MATEMÁTICA Modelagem Matemática Situação real Matemática Modelo Procedimentos da modelagem: Interação ( Reconhecimento da situação problema e familiarização). Matematização (formulação do problema – hipótese - e resolução do problema) Modelo Matemático (Interpretação da solução e validação do modelo - avaliação)

MODELAGEM MATEMÁTICA Duas grandes contribuições para a humanidade : música e o coração (página 15 e 16) MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (MODELAÇÃO MATEMÁTICA) Objetivos: Aproximar um outra área do conhecimento da matemática; Enfatizar a importância da Matemática para a formação do aluno; Despertar o interesse pela Matemática ante a aplicabilidade; Melhorar a apresentação dos conceitos matemáticos; Desenvolver a habilidade para resolver problemas; Estimular a criatividade.

Modelagem Matemática Cinco passos: Diagnóstico; Escolha do tema ou modelo matemático; Desenvolvimento do conteúdo programático: Interação, matematização e modelo matemático. Orientação de modelagem Avaliação do processo. ORIENTAÇÃO DE MODELAGEM Incentivar a pesquisa; Promover a habilidade em formular e resolver problemas; Lidar com tema de interesse; Aplicar o conteúdo matemático; Desenvolver a criatividade.

ORIENTAÇÕES PARA AS ETAPAS DE MODELAGEM Escolha do tema, estudo e levantamento das questões; Formulação; Elaboração de um modelo matemático; Resolução parcial das questões; Exposição oral e escrita do trabalho. ------------------------------------------------------------------------ ETAPAS PARA O TRABALHO DE MODELAGEM Escolha do tema Interação com o tema Planejamento do trabalho a ser desenvolvido pelos grupos Conteúdo matemático Validação LER PÁGINAS 29 e 30.

Concepção de Modelagem Matemática           Os primeiros trabalhos desenvolvidos com a Modelagem Matemática no Ensino Regular, Fundamental e Médio, ensejaram alguns desafios a serem superados, dentre os quais destacamos os que seguem: descobrir como trabalhar a Modelagem Matemática de modo que, ao longo do desenvolvimento do método, o educando pudesse construir o seu conhecimento matemático a partir de temas do seu interesse; superar a visão linear do conteúdo matemático proposto na maioria dos currículos escolares; e propiciar formas de encaminhamentos que favorecessem o trabalho mais abrangente com as unidades de conteúdo.           A prática educativa, mediada pela Modelagem Matemática, tem seus fundamentos estabelecidos nas Ciências Humanas. E, nessa perspectiva, concebe a Matemática como um instrumento importante para a formação do jovem estudante em nível de Educação Básica e suas respectivas modalidades. O desenvolvimento, os procedimentos adotados e os encaminhamentos dados às questões dos conteúdos buscam, na Modelagem Matemática, manter-se no foco concebido para o trabalho em nível da Educação Básica.           Particularmente nessa vertente de concepção do ensino de Matemática e na perspectiva geral da Educação Matemática, compreende-se que a "Modelagem Matemática constitui-se em um conjunto de procedimentos cujo objetivo é estabelecer um paralelo para tentar explicar, matematicamente, os fenômenos presentes no cotidiano do ser humano, ajudando-o a fazer predições e a tomar decisões". (BURAK, 1992, p.62)

REFERENCIAS BIEMBENGUT, M. S., BIEMBENGUT, N. H. Modelagem Matemática no Ensino. 4.ed. São Paulo: Contexto 2005. BURAK, Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Campinas, SP:1992. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.