Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Sistema de Informação Gerencial
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Práticas Administrativas
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
LEARNING ORGANIZATION
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Programa e Plano de Ensino
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. José Oliveira da Silva
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Seminários Especiais Gestão Estratégica Empresarial Prof. José Luis.
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Profª Rosângela Araujo
Cultura Organizacional
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Tema Gestão do Conhecimento:.
ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Profissional de GC / Função de GC
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Referências Bibliográficas
Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. José Oliveira da Silva Engenharia de Produção/CCT/UDESC.
Programa e Plano de Ensino
Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
-Prof. Clarice da Fontoura Paim-
Administração da informação - Introdução. Dados são a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado. Um conjunto de dados constata um fato.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina Gestão Estratégia de Custos voltado para Manufatura Prof. Oliveira “Antes da batalha o planejamento.
PLANO DE ENSINO – 1° SEMESTRE/2013
Balanced Scorecard (BSC)
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Uma onda de reorganizações
Técnicas de Racionalização de Processos
Prof. Luiz Carlos Rosa Junior
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão do conhecimento e KCS Introdução Estes slides são uma sugestão de conteúdo a ser apresentado como evento de sensibilização inicial e introdução.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento Ementa Introdução. Gestão do conhecimento. O conhecimento através dos tempos. Capital intelectual. Modelos e usos da informação. Prof. Oliveira

Paradigma No caminho crítico está não a tecnologia, mas sim as mentalidades, o saber, o conhecimento e a capacidade de adaptação a novas realidades.

REFLEXÃO “A análise é um caminho de entendimento” Uma coisa ”complexa” é Composta de “Coisas Simples”. Se conhecermos “ as partes” que formam o “simples”, poderemos Interpretar e Entender o que é “composto” ou “ complexo”. A análise é uma busca do simples “ Para conhecermos os Conjuntos e sobre os mesmos formularmos Julgamentos, devemos procurar a Composição, em seus Detalhes.

Cadeia do Valor do Conhecimento Compreensão comum Decisor Coleta de Dados Inteligência Dados Aplicação Processamento Comunicação Decisão Informação Execução Análise Resultado do Negócios Conhecimento Aplicação do Conhecimento Gestão do Conhecimento

GESTÃO DO CONHECIMENTO Carga horária (teórica): 54 Objetivo OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Proporcionar uma visão abrangente das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Contextualizar os efeitos da globalização sobre o processo evolutivo das teorias de gestão; - Discutir a aprendizagem nas organizações; - Analisar as ferramentas disponíveis para gerir o conhecimento organizacional; - Apresentar modelos para utilização do conhecimento nas organizações. Prof. Oliveira

Programa da Disciplina O Trabalhador do Conhecimento: - Um novo contexto de trabalho; Agentes do conhecimento e meios de produção. Comunidades de prática; A motivação na organização do conhecimento. - O capital intelectual como fonte de vantagem competitiva. A Gestão do Conhecimento nas Organizações: - Conceito e objetivos da gestão do conhecimento; - Cultura organizacional para a gestão do conhecimento; Sistema de gestão do conhecimento; - O papel das tecnologias de informação; Modelo de gestão do conhecimento; A Relevância da Aprendizagem: - A gestão do conhecimento e a aprendizagem - Aprendizagem organizacional e aprendizagem individual. Prof. Oliveira

Ferramentas para gestão do conhecimento: - Gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM); - CRM analítico, operacional e colaborativo; - E-Business; - Gerenciamento eletrônico de documentos; - Inteligência artificial Modelos para utilização do conhecimento nas organizações: - Balanced Scorecard; - Modelo de gestão estratégica por competências; Prof. Oliveira

Globalização e o processo de evolução das teorias organizacionais: - Gestão empresarial no mundo da economia e do conhecimento globalizado; - sociedade pós-industrial e competitividade; - Sustentabilidade empresarial e preocupações ambientais; - Tecnologia da informação e comunicação A Organização do Conhecimento: - O conhecimento e as organizações - A arquitetura do conhecimento: dos dados ao conhecimento; conhecimento Individual e organizacional: tácito e explícito; Estrutura do conhecimento organizacional; Criação, disseminação e uso do conhecimento nas organizações. - Modelo de criação e integração do conhecimento na organização Prof. Oliveira

BIBLIOGRAFIA BÁSICA NONAKA & TAKEUCHI. Criação do Conhecimento na Empresa. Editora Campus. TERRA, José Cláudio C. Gestão do Conhecimento – O Grande Desafio Empresarial – Uma Abordagem Baseada no Aprendizado e na Criatividade. São Paulo: Negócio 2000. SVEIBY, Karl E. A nova riqueza das organizações - gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SENGE, Peter. A quinta disciplina - arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1998. TERRA, Jose Claudio Cyrineu. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. São Paulo: Negocio, 2003. Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento

Modelo de aula 3 aulas por dia divididas em: Teoria (apresentação do conteúdo) Prática (aplicação da teoria em casos didáticos multidisciplinares)

Avaliação Média final: Prova: Trabalhos: 35% relativa Prova 01; 30% relativa a média dos trabalhos desenvolvido na disciplina. Prova: As provas serão sem consulta, com questões Objetivas e discursivas, Trabalhos: Os trabalhos serão requisitados durante o andamento da disciplina Frequência: 75%

Outras Bibliografias Antunes, Maria Thereza. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000. 2. Brown, J.S. & Duguid, P. Knowledge and Organizations: a Social-Practice Perspective. Organizations Science, vol. 12, n. 2, 2001, p. 198-213. 3. Coakes, Elayne et al. Knowledge Management in the Socio Technical World. New York, NY: Springer Verlag, 2002. 4. Fleury, Afonso & Fleury, Maria T. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo: Atlas, 2000. 5. Friedman, Brian & Hatch, James & Walker, David. Capital Humano: Como Atrair, Gerenciar e Manter Funcionários Eficientes. São Paulo: Futura 6.Crawford, Richard. Na Era do Capital Humano. São Paulo: Atlas, 1994.