Gestão do Conhecimento Ementa Introdução. Gestão do conhecimento. O conhecimento através dos tempos. Capital intelectual. Modelos e usos da informação. Prof. Oliveira
Paradigma No caminho crítico está não a tecnologia, mas sim as mentalidades, o saber, o conhecimento e a capacidade de adaptação a novas realidades.
REFLEXÃO “A análise é um caminho de entendimento” Uma coisa ”complexa” é Composta de “Coisas Simples”. Se conhecermos “ as partes” que formam o “simples”, poderemos Interpretar e Entender o que é “composto” ou “ complexo”. A análise é uma busca do simples “ Para conhecermos os Conjuntos e sobre os mesmos formularmos Julgamentos, devemos procurar a Composição, em seus Detalhes.
Cadeia do Valor do Conhecimento Compreensão comum Decisor Coleta de Dados Inteligência Dados Aplicação Processamento Comunicação Decisão Informação Execução Análise Resultado do Negócios Conhecimento Aplicação do Conhecimento Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO Carga horária (teórica): 54 Objetivo OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Proporcionar uma visão abrangente das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Contextualizar os efeitos da globalização sobre o processo evolutivo das teorias de gestão; - Discutir a aprendizagem nas organizações; - Analisar as ferramentas disponíveis para gerir o conhecimento organizacional; - Apresentar modelos para utilização do conhecimento nas organizações. Prof. Oliveira
Programa da Disciplina O Trabalhador do Conhecimento: - Um novo contexto de trabalho; Agentes do conhecimento e meios de produção. Comunidades de prática; A motivação na organização do conhecimento. - O capital intelectual como fonte de vantagem competitiva. A Gestão do Conhecimento nas Organizações: - Conceito e objetivos da gestão do conhecimento; - Cultura organizacional para a gestão do conhecimento; Sistema de gestão do conhecimento; - O papel das tecnologias de informação; Modelo de gestão do conhecimento; A Relevância da Aprendizagem: - A gestão do conhecimento e a aprendizagem - Aprendizagem organizacional e aprendizagem individual. Prof. Oliveira
Ferramentas para gestão do conhecimento: - Gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM); - CRM analítico, operacional e colaborativo; - E-Business; - Gerenciamento eletrônico de documentos; - Inteligência artificial Modelos para utilização do conhecimento nas organizações: - Balanced Scorecard; - Modelo de gestão estratégica por competências; Prof. Oliveira
Globalização e o processo de evolução das teorias organizacionais: - Gestão empresarial no mundo da economia e do conhecimento globalizado; - sociedade pós-industrial e competitividade; - Sustentabilidade empresarial e preocupações ambientais; - Tecnologia da informação e comunicação A Organização do Conhecimento: - O conhecimento e as organizações - A arquitetura do conhecimento: dos dados ao conhecimento; conhecimento Individual e organizacional: tácito e explícito; Estrutura do conhecimento organizacional; Criação, disseminação e uso do conhecimento nas organizações. - Modelo de criação e integração do conhecimento na organização Prof. Oliveira
BIBLIOGRAFIA BÁSICA NONAKA & TAKEUCHI. Criação do Conhecimento na Empresa. Editora Campus. TERRA, José Cláudio C. Gestão do Conhecimento – O Grande Desafio Empresarial – Uma Abordagem Baseada no Aprendizado e na Criatividade. São Paulo: Negócio 2000. SVEIBY, Karl E. A nova riqueza das organizações - gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SENGE, Peter. A quinta disciplina - arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1998. TERRA, Jose Claudio Cyrineu. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. São Paulo: Negocio, 2003. Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento
Modelo de aula 3 aulas por dia divididas em: Teoria (apresentação do conteúdo) Prática (aplicação da teoria em casos didáticos multidisciplinares)
Avaliação Média final: Prova: Trabalhos: 35% relativa Prova 01; 30% relativa a média dos trabalhos desenvolvido na disciplina. Prova: As provas serão sem consulta, com questões Objetivas e discursivas, Trabalhos: Os trabalhos serão requisitados durante o andamento da disciplina Frequência: 75%
Outras Bibliografias Antunes, Maria Thereza. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000. 2. Brown, J.S. & Duguid, P. Knowledge and Organizations: a Social-Practice Perspective. Organizations Science, vol. 12, n. 2, 2001, p. 198-213. 3. Coakes, Elayne et al. Knowledge Management in the Socio Technical World. New York, NY: Springer Verlag, 2002. 4. Fleury, Afonso & Fleury, Maria T. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. São Paulo: Atlas, 2000. 5. Friedman, Brian & Hatch, James & Walker, David. Capital Humano: Como Atrair, Gerenciar e Manter Funcionários Eficientes. São Paulo: Futura 6.Crawford, Richard. Na Era do Capital Humano. São Paulo: Atlas, 1994.