1 GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2 GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO Parte 1 A economia do conhecimento

3 Ê Desenvolvimento econômico Ë Mudanças demográficas Ì Recursos naturais e meio ambiente Í Globalização da economia Î Desenvolvimento tecnológico: TIC Ñ Customização da produção Ò Gestão empresarial 1. A economia do conhecimento Fundamentos da economia do conhecimento

4 Ó Conhecimento: O novo fator de produção

5 Ê Tratamento da informação Ë Sistema de Gestão do Conhecimento Ì Razões para a implantação de um SGC Í Dimensões do valor agregado Î Uso da informação Ï Curvas de aprendizagem Ð Planejamento estratégico Ñ Equipe de um SGC Ò Gestão do capital intelectual 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

6 Ê Tratamento da informação: síntese da informação em conhecimento Dados InformaçãoInformação ConhecimentoConhecimento SaberSaber Tempo, esforço Difusão Utilidade Oportunidade 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

7 òSaber é um conjunto de conhecimentos a respeito de um determinado tema utilizado para a RP no sistema. òConhecimento é a informação devidamente tratada (um símbolo) que muda o comportamento do sistema; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

8 Ì AÌ Algumas definições fundamentais òDado é um registro a respeito de um determinado evento (um sinal) para o sistema; òInformação é um conjunto de dados com um determinado significado (um signo) para o sistema. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

9 Dado Informação Conhecimento Sabedoria/Competência Conectividade Entendimento Entendimento das relações Entendimento dos padrões Entendimento dos princípios (Símbolos Conceitos) (Signos Regras) (Sinais Programas) 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

10 ò O conhecimento formal independe do indivíduo que o criou, ao contrário, a competência é sempre pessoal; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

11 ò O conhecimento é uma coleção de peças de informação que foram filtradas, destiladas e analisadas; ò Conhecimento é o que os gerentes precisam para tomar decisões (não informação); 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

12 Habilidade Competência Perícia 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

13 ò A competência não pode ser copiada com exatidão; ò Todos nós desenvolvemos nossa própria competência, por meio do treinamento, prática, erros e reflexão ; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

14 DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMPETÊNCIA DECISÃO RESULTADOS COLETA APLICAAÇÃO Compila Síntese e Análise Comunicação TOMADOR DE DECISÃO Adaptado de William Y. Wilson, NextStep & Timothy W. Powell, InfoStrat. 1. A economia do conhecimento Retorno A nova riqueza: os ativos do conhecimento

15 Ë Sistema de Gestão do Conhecimento DisseminaçãoDisseminação AnáliseAnálise EstocagemEstocagem AvaliaçãoAvaliação LevantamentoLevantamento Clientes Concorrentes Tecnologia Logística Fornecedores Governos DadosRetroalimentação Rede externa de informação Rede interna de informações Processo de planejamentoestratégico planejamentoestratégico ObjetivosObjetivos 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

16 Í Dimensões do valor agregado Coleta: O que sabemos ? Análise: O que significa ? Implicações: Como respondemos ? 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

17 Coleta da informação ò Dez processos: 3Aquisição de dados 3Classificação 3Estocagem 3Recuperação 3Edição 3Verificação 3Apresentação 3Agregação 3Disseminação 3Avaliação 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

18 Compreende quatro processos: 3Análise propriamente dita: filtragem da informação 3Síntese: elaboração de um mapa da informação 3Hipótese: elaboração de cenários 3Construção e prova de suposições: procurar a explicação e prova das suposições que guiam a síntese e a hipótese 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

19 Î Uso da informação Tradicionalmente: 3Tomada de decisão tática e operacional 3Processo de planejamento estratégico 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

20 Outras quatro formas: 3Sensibilização: a organização tem desafios a serem enfrentados 3Benchmarking: comparar a organização com seus melhores concorrentes 3Legitimação: justificativa das propostas 3Inspiração: geração de novas idéias para resolução de problemas 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

21 Ð Processo de planejamento estratégico Objetivos Propósito básico Diretrizes funcionais Estratégias Análise de consistência Diagnósticos e cenários Acompanhamento Estudos especiais Planos contingência Resultados Execução e Controle Planos funcionais e orçamentários Fase Estratégica Fase Operacional SGC 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

22 Logística Tecnologia Marketing 1 FornecedoresConcorrentes Clientes EntenderMedir Competitividade Atratividade A BM A M B Processo de planejamento Ações estratégicas Organização Recursos 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

23 Estratégias funcionais Planejamento Estratégico Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Pessoal e Desenho Organizacional Pessoal e Desenho Organizacional Operações Comercialização Tecnologia Finanças Novos Negócios Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

24 Coleta de informações Gestão das idéias Capacitação tecnológica Coleta de informações Mercado Concorrência Tecnologia Gestão (P&D) de estratégias de produtos e processos tecnológicos Gestão de programas e projetos Gestão técnica dos produtos e apoio comercial 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

25 Criando redes de conhecimento ò Organização tipo teia de aranha: 3Enfrentar problemas complexos ou não bem definidos 3Utilizar seus ativos intelectuais ao máximo 1. A economia do conhecimento A nova riqueza: os ativos do conhecimento

26 ÊNatureza e alcance de um SGC: A) Considerações gerais: ò É uma ferramenta básica para o desenvolvimento competitivo das organizações; ò Na AL pouca atenção tem sido dado a criação de SGC; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

27 ò A criação de um SGC não é muito complexa, mas exige uma forte base teórica e uma metodologia de implantação; ò Um SGC constitui a base para o desenvolvimento do CH; ò Organização em aprendizagem contínua. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

28 ËOËObjetivos de um SGC: ò apoiar as organizações a obterem uma vantagem competitiva sustentável. A) Objetivo geral: 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

29 B) Objetivos específicos: ò Evitar surpresas; ò Identificar oportunidades e ameaças; ò Diminuir o tempo de reação; ò Melhorar o planejamento e a gestão estratégica; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

30 ò Apoiar os tomadores de decisão a perceberem opções, avaliar implicações e preparar planos de contingência; ò Guiar os esforços de inovação tecnológica e de desenvolvimento de novos produtos. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

31 Segundo K. E. Sveiby (1998): òO conhecimento é sobretudo tácito; òO conhecimento é orientado à ação; òO conhecimento é baseado em regras; òO conhecimento (a representação) está em constante mutação. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

32 A competência consiste de cinco elementos interdependentes: ò conhecimento explícito: educação formal; ò conhecimento tácito: habilidades adquiridas através do treinamento e da prática; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

33 ò experiência: reflexão sobre erros e sucessos passados; ò rede social: relações com outros seres humanos dentro de um ambiente e de uma cultura, transmitidos pela tradição. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

34 ò O conhecimento tácito é uma capacidade de agir; ò O conhecimento não pode ser descrito por meio de palavras; ò O conceito de competência é a melhor forma de descrever o conhecimento no contexto empresarial; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

35 ò O conhecimento tácito está baseado em regras que não mudam com facilidade; ò Os novos conhecimentos sempre são baseados em conhecimentos que já possuímos (esquemas); 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

36 Inteligência econômica Vigília tecnológica Pesquisa fundamental e tecnológica Patentes, Normas Artigos, Publicações Terceiros, Fornecedores Jurídica, financeira e fiscal Vigília comercial, Concorrentes Outras Vigílias Cliente, Distribuidor Inovações produtos e serviços Econômica, Política Social e Recursos Humanos Circulação da informação 1. A economia do conhecimento Circulação da informação A exploração dos recursos da nova economia

37 Inteligência Econômica ? òAtividade de monitoramento do ambiente externo para integrar a informação que é relevante para o processo de tomada de decisão organizacional. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

38 Inteligência Competitiva ? 3É um programa sistemático para a obtenção e análise da informação sobre as atividades dos concorrentes e tendências gerais dos mercados competitivos; 3Última ferramenta na guerra econômica mundial; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

39 ò Componente da política industrial dos países desenvolvidos; ò Transformar a informação em conhecimento é o que vai separar as organizações que progridem das organizações que fracassam. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

40 ÎAÎAlcance e benefícios de um SGC Alcance: 3Concorrentes atuais; 3Concorrentes potenciais; 3Oportunidades de crescimento; 3Contexto industrial; 3Mercados; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

41 3Situação política e legal; 3Situação econômica; 3Contexto social; 3Contexto demográfico; 3Fornecedores; 3Clientes a serem conquistados. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

42 Benefícios de um SGC : 3Antecipar mudanças no mercado; 3Antecipar as ações dos concorrentes; 3Descobrir novos concorrentes potenciais; 3Aprender com os êxitos e fracassos dos outros; 3Incrementar a quantidade e qualidade dos objetos de coleta; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

43 3Identificar NTs, produtos e processos; 3Ver as mudanças políticas e legais ; 3Identificar oportunidades de negócios; 3Analisar o negócio c/ mente aberta; 3Ajudar a implementar as últimas ferramentas gerenciais; 3Clientes a serem conquistados. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

44 Ï FÏ Funções chave de um SGC: ò Definir responsabilidades; ò Estabelecer uma rede de CI/CE dentro e fora da organização; ò Proporcionar um fórum de discussão sobre conhecimento; 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

45 Um SGC: 3Gerencia situações conhecidas; 3Busca sinais de mudança; 3Gerencia a informação; 3Facilita a geração de conhecimentos na organização. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia

46 Razões de um SGC: 3O rítmo dos negócios estão aumentando; 3Sobrecarga de informação; 3Competência global crescente de novos concorrentes; 3Concorrentes existentes mais agressivos; 3Mudanças políticas afetam as empresas; 3Rápida mudança tecnológica. 1. A economia do conhecimento A exploração dos recursos da nova economia