FIGURA 28. 1Referências Dietéticas de Ingestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metabolismo de B12 e Folato
Advertisements

Alfredo Halpern Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do HCFMUSP
Fotossíntese e Respiração Celular
DIGESTÃO E ABSORÇÃO DO ALIMENTO
VARIAÇÃO GÊNICA E NUTRIÇÃO.
Prof. Waldemar Ernani Martins
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
NUTRIZ Necessidades Nutricionais
CRIANÇA Recomendações Nutricionais
INGESTÃO DIÁRIA RECOMENDADA DE NUTRIENTES
Juventude e Maturidade Saudáveis dependem da boa alimentação
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
METABOLISMO DE NUCLEOTÍDEOS
CONCEITOS BÁSICOS EM METABOLISMO
Professor Luiz Antônio Tomaz
FIGURA 27.1Destino metabólico dos alimentos que comemos.
FIGURA 19.1Esquema da entrada de nitrogênio atmosférico na dieta animal. Isso ocorre inicialmente por redução do nitrogênio a amônia, por enzimas de microrganismos.
FIGURA 20. 3Fontes de átomos de carbono e nitrogênio no anel da purina
FIGURA 22.1O homem é capaz de usar uma entrada variável de combustíveis para satisfazer uma demanda metabólica variável.
Ciclo de Krebs ou Ciclo do ácido cítrico Profa. Gabriela Macedo
Disciplina de Biociências I Unidade 3 – Metabolismo Celular GLICÓLISE
Disciplina de Biociências I Unidade 3 – Metabolismo Celular GLICÓLISE
Bom dia!!.
Fotossíntese.
Alimentação.
Ciclo de Krebs.
AULA 07 FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO.
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
Ciclo do ácido cítrico. Ciclo do ácido cítrico.
VITAMINAS E MINERAIS Frutas, os legumes e as verduras são especialmente ricos em várias vitaminas e minerais; substâncias orgânicas de composição química.
Biossintese e OXIDAÇÃO DE Ácidos graxos
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Recomendações Nutricionais, DRIs, Biodisponibilidade e Nutrigenômica
Alimentos e Nutrientes
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
VITAMINA VERDE Problemas cardiovasculares, baixo desenvolvimento do feto e prevenção do câncer de cólon e bexiga, são algumas das vantagens que o ácido.
Fosforilação Oxidativa
Vitaminas hidrosolúveis Vitaminas liposolúveis
Introdução ao metabolismo
Características dos Seres Vivos Profº MSc. Clóvis Piáu
Enfermagem 2012/1 – Profª Amanda Vicentino
Avaliação e Orientação Nutricional de Nutrizes
A vitamina A tem diferentes funções no organismo humano, atuando, por exemplo, na visão e na produção de tecidos. Mas o corpo não produz essa vitamina,
VITAMINAS, COENZIMAS E SUAS FUNÇÕES JUNTO ÀS ENZIMAS
Recomendações de Nutrientes -DRIs
Metabolismo Nutricional
Aula 9. Vitaminas e Minerais:
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Ciclo de Krebs.
O Respirômetro de Otto Warburg
Recomendações Dietéticas no Envelhecimento
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Ciclo do Ácido Cítrico Profa. Alana Cecília.
Ciclo do Ácido Cítrico Thais Larissa Araújo O. Silva.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Biossíntese de Lipídios
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Metabolismo de Proteínas Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo.
Profª. Luciene Rabelo Nutrição Humana
Metabolismo de Aminoácidos
O Ciclo do Ácido Cítrico
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
SÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Bacharelado em Zootecnia Vitaminas e Coenzimas Acadêmicos:Leandro Braga, Nathalia Datore e Tamires Oliveira.
Metabolismo de B12 e Folato
Transcrição da apresentação:

FIGURA 28. 1Referências Dietéticas de Ingestão FIGURA 28.1Referências Dietéticas de Ingestão. Uma representação esquemática da relação entre EAR (Necessidade Média Estimada; a quantidade de nutriente estimada para atender as necessidades de 50% de um grupo populacional), RDA (Composição Dietética Recomendada; a quantidade de nutriente estimada para atender às necessidades de 97-98% de um grupo populacional), AI (ingestão adequada; a quantidade de nutriente estimada para atender às necessidades da maioria do grupo populacional), DRI (ingestão dietética de referência; RDA ou AI, dependendo do nutriente) e UL (Nível Superior de Tolerância de Ingestão; nível superior de ingestão de nutriente que provavelmente não oferece risco de efeitos adversos à saúde de quase todos os indivíduos da população em geral).

FIGURA 28.3Metabolismo e função da vitamina A.

FIGURA 28.4Papel da vitamina A na visão.

FIGURA 28. 5Vitamina D e homeostase do cálcio FIGURA 28.5Vitamina D e homeostase do cálcio. As vias dominantes do metabolismo do cálcio em cada conjunto de condições metabólicas são indicadas por setas grossas. Efeito de vários hormônios é mostrado por setas cinza-claro para estímulo, e cinzas para repressão. PTH, hormônio da paratireóide; CT, calcitonina; D, colecalciferol; 25-(OH)D, 25-hidroxicolecalciferol; 1,25-(OH)2D, 1-α,25-di-hidroxicolecalciferol; 24,25-di-hidroxicolecalciferol.

FIGURA 28. 7Função da vitamina K FIGURA 28.7Função da vitamina K. Vitamina K é necessária para a conversão de resíduos de ácido glutâmico em resíduos de ácido γ-carboxiglutâmico pela enzima vitamina K-dependente carboxilase. No processo, a forma hidroquinona da vitamina K é convertida na forma 2,3-epóxido inativa. Conversão do 2,3-epóxido de volta na hidroquinona ativa requer uma redutase ditiol-dependente, que é inibida por dicumarol.

FIGURA 28.9Sumário de importantes reações envolvendo tiamina pirofosfato. Reações envolvendo tiamina pirofosfato são indicadas em cinza. FIGURA 28.10Formação de NAD e NADP. Vias para formação de NAD e NADP. NA, ácido nicotínico; NAm, nicotinamida; NAAD, ácido nicotínico adenina dinucleotídeo.

IGURA 28.12Algumas importantes funções metabólicas do piridoxal fosfato. Reações que requerem piridoxal fosfato são indicadas por setas escuras. ALA, ácido δ-aminolevulínico; αKG, α-cetoglutarato; GPT, glutamato piruvato aminotransferase; GOT, glutamato oxaloacetato aminotransferase.

FIGURA 28.14Funções metabólicas de ácido fólico e vitamina B12 no metabolismo de um carbono. Interconversões metabólicas de ácido fólico e seus derivados são indicadas por setas pretas. Vias que dependem exclusivamente de folato são mostradas com setas tracejadas pretas. A importante reação que depende de vitamina B12 e converte N5-metil tetra-hidrofolato (H4folato) de volta em H4folato é indicada por uma seta tracejada cinza. O retângulo enquadra o conjunto de derivados de um carbono de H4folato.

FIGURA 28. 16Metabolismo de vitamina B12 FIGURA 28.16Metabolismo de vitamina B12. Interconversões metabólicas de B12 são indicadas por setas finas, e reações que requerem B12 são indicadas por setas pretas. Outras vias relacionad

FIGURA 28. 17Fatores afetando o estado nutricional individual FIGURA 28.17Fatores afetando o estado nutricional individual. Representação esquemática de três importantes fatores de risco na determinação do estado nutricional. Uma pessoa na periferia teria muito baixo risco de qualquer deficiência nutricional, enquanto aqueles nas áreas cinza-médias ou na área central teriam probabilidade muito maior de apresentarem algum sintoma de deficiências nutricionais.