Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Diante a Era Tecnológica.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação do projeto pedagógico:
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
A Escola e as Mudanças Sociais
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Docência Universitária
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
TECNOLOGIAS DA ESCOLA MARIA JOSÉ DE ANAURILÂNDIA-MS Sala de tecnologias(ste) com 18 micro computadores conectados na internet com impressora.
Orientação Educacional
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Blog na Escola Governo do Estado do Acre Secretaria de Estado de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE RIO BRANCO-AC, AGOSTO/2008.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – CEMTE 1° ENCONTRO/2008 DOS PROFESSORES COORDENADORES DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA E ASSISTENTES DE BIBLIOTECA.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CURSO: Licenciatura em Educação Física
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Informática na Educação
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
TV ESCOLA.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
NTE – Nova Andradina.  Abertura – Gabriel;  Gerenciamento da STE – Luciana;  Wikispaces – Carla Ronilva;  Portal do professor, webquest, blog – Cezar.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O uso das tecnologias na escola
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa Nossa representação de COLETIVO! Aline Gonçalves Fábio Felippe Jéssica Schiller Marlene Correa Morgana Matos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O que entendemos por teoria e por prática.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS NA REME II SEMINÁRIO

Oferecer momentos de reflexão sobre o uso das tecnologias no fazer pedagógico. Valorizar os trabalhos realizados pelos alunos com a orientação dos professores fomentando a prática pedagógica por intermédio dos recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem. Proporcionar a integração e a troca de conhecimentos entre as unidades escolares da REME.

O uso das tecnologias é realidade nas escolas da REME, já são quase dez anos de investimentos na busca de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Prado (2000) pontua que “não são poucas as iniciativas que se apresentaram nos últimos anos na tentativa de melhorar a qualidade da educação em nosso país. Parece haver um consenso entre os educadores de que a nossa escola precisa buscar novas possibilidades que visem a reformulação da prática pedagógica e, conseqüentemente, da educação em geral”. Nesse contexto é preciso parar e refletir sobre o que já foi feito, o que está sendo feito e o que poderemos fazer para que cada vez mais consigamos uma educação de qualidade.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de dezembro/2007 Na abertura do seminário, em 6/12/07 na Câmara Municipal, aconteceu a palestra “Ensinar e Aprender com qualidade em uma sociedade tecnológica: possibilidades e desafios” proferida pela Professora Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Maria Cristina Paniago Lopes. No dia 7/12/07, segundo momento do seminário, foi realizado no Armazém Cultural a mostra das atividades mediadas por recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas nas escolas municipais. Os visitantes puderam, ainda, prestigiar eventos culturais como danças, teatros, músicas e declamação de poesias realizados pelos alunos das escolas municipais.

Aconteceu no Seminário... 6/12/2007 Presença de autoridades Evento cultural CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

Abertura do evento pelo Prefeito Nelson Trad Filho “Há tecnologia em tudo na nossa vida e na educação não é diferente. Se não houver a preocupação no ensino em acompanhar a evolução dos meios tecnológicos, vai ter o momento em que os alunos é que estarão ensinando os professores a lidar com a tecnologia”, disse o prefeito Nelson Trad Filho.

Coordenadora do CEMTE Palestra: “Ensinar e Aprender com qualidade em uma sociedade tecnológica: possibilidades e desafios” proferida pela Professora Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Maria Cristina Paniago Lopes. Pronunciamentos Secretária Municipal de Educaçao Maria Cecília Amendola da Mota Maria da Graça Gonçalves vinholi

7/12/08 ARMAZÉM CULTURAL Foi disponibilizado um stand para cada escolas da REME

O evento foi marcado pela presença dos alunos nos stands.

Apresentações culturais durante todo o evento