Riscos do Exportador e Importador nas Operações de Comércio Exterior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CE_02_O que e para onde exportar?
Advertisements

TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
INCOTERMS Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato.
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
Comércio Internacional
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
INCOTERMS – International Commercial Terms
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
INCOTERMS Prof. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes.
Fundamentos de Economia
Incoterm Termos ou Condições de Venda
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Logística e Gerenciamento da
9. INCOTERMS DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
MODALIDADES DE PAGAMENTO
APRENDENDO A EXPORTAR ARTESANATO
Comercio Internacional
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
INCOTERMS Prof. Moacir Danziato
Prof. Angello Reggio Neto
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Profs. Angello / Carlos / Eduardo / Moacir
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Comércio Internacional
Como funciona um crédito documentário?
Gerenciamento de Processos - PNQ
INCOTERMS Numa transação comercial internacional, algumas questões sempre surgem: Quem se encarregará do desembaraço aduaneiro? Quem se encarregará.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Comércio Exterior Sumário: Exportação
INCOTERMS CCI - Paris.
O plano de Negócio.
Fundamentos do Comércio Exterior
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
O que são Incoterms?.
Seminário Avançado - Eletiva A
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
O que são Incoterms?. Incoterms Versão em vigor: Incoterms Publicados pela Câmara de Comércio Internacional ëdireito privado (=necessária.
Logística e Gerenciamento da
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
5 – MOD PAG.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Transportes e Seguros Internacionais
Incoterms.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Comércio Exterior Conjunto de normas e procedimentos nacionais que visa regulamentar e controlar o comércio internacional praticado por um país.
Incoterms International Commercial Terms
Profit center 1 MAHLE Metal Leve S.A., 11/02/2008 © MAHLE Aftermarket.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
COMPRAS 0122.
Incoterms Internacional Commerce Terms
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 4 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

Riscos do Exportador e Importador nas Operações de Comércio Exterior Professor: CAIO WAGNER DE OLIVEIRA COUTO

Comércio Exterior e Negócios Internacionais TEMA GERAL: Riscos do Exportador e Importador nas Operações de Comércio Exterior PROFESSOR: Caio Wagner de Oliveira Couto

Conteúdo Programático: FACULDADE FACEMG Conteúdo Programático: Objetivos Metodologia do Ensino Cenário Internacional do Comércio Exterior.

Razões para realizar operações de Comércio Exterior FACULDADE FACEMG Razões para realizar operações de Comércio Exterior Por que o Comércio Internacional? Como funcionam as operações de Comércio Exterior: Ganho x Risco Compra e venda no Comércio Exterior “ Incoterms”

Os riscos nas operações de Comércio Exterior Conclusão Bibliografia FACULDADE FACEMG Os riscos nas operações de Comércio Exterior Conclusão Bibliografia Exercício - Avaliativo

Objetivos Capacitação no entendimento e manuseio das principais ferramentas do Comércio Internacional(vantagens) Avaliação do cenário e principais tendências no Mercado Internacional.

Inserção do profissional no mercado de Comex - Abertura de possibilidades de ingresso no mercado sem fronteiras do comercio exterior (o passaporte !!!)

Metodologia de Ensino Apresentação do conteúdo e detalhamento das etapas. Analise do contexto e entendimento do conteúdo Aulas expositivas da gestão de risco do comércio exterior Exemplos de casos práticos

Aplicações de exercícios integrados: Disponibilização de acesso a ferramentas reguladoras; Bibliografia em revistas e jornais com atualidades sobre o comercio e relaçoes internacionais; Filmes expositivos do contexto.

Globalização – Cenário Competitivo

Cenário Internacional do Comércio Exterior Globalização – duas faces/cenário competitivo. Necessidade por parte dos países e das empresas da inserção no Mercado Internacional. O Comércio Exterior passou a ser uma questão de sobrevivência para empresas e nações.

Desenvolvimento de novas frentes de mercado: China, Tigres Asiáticos, Mercosul, Nafta além dos Estados Unidos e do Mercado Comum Europeu. O Comércio Exterior passou a ser uma ferramenta de destaque das vantagens comerciais e naturais de cada país e a capacidade de suas empresas se especializarem nestas vantagens.

Razões para realizar operações de Comércio Exterior Benefícios para países e empresas. Possibilidade de ganho-adequação-otimização das necessidades em todos os contextos, países, empresas e funcionários.

Existem cerca de 200 países no comércio internacional que fabricam bens que não são produzidos no exterior por falta de conhecimento, mão-de-obra e tecnologia. Países-empresas se especializam no comércio de bens, cujo os insumos como mão-de-obra, equipamentos-logística e transporte sejam abundantes.

O sucesso no comércio internacional deve-se a grande vantagem natural, adquirindo e/ou vendendo esse serviço/produto, em troca de uma renda que lhe permita comprar outros bens e serviços. Exemplo: China tem mão-de-obra abundante, Estados Unidos tem tecnologia abundante.

Características dos mercados externos: Estados Unidos, União Européia, América Latina, Ásia, Mundo Árabe.

Por que o Comércio Internacional? Otimização de recursos abundantes. Utilização de ativos e mão-de-obra comparativamente mais competitivos, produzir onde é barato e viável. Incremento das relações de trocas entre países e ou empresas distintas de países diferentes no que tange a entrada de mercadorias x a entrada de divisas.

Incremento das atividades comerciais com o comprometimento entre as partes, minimizando riscos. O fornecedor deverá oferecer o produto na maneira demandada e o importador deverá por sua vez agir com a máxima presteza para efetuar o pagamento da forma estipulada.

Como funcionam as operações de Comércio Internacional: Ganho x Risco Cuidado na remessa de pagamentos Cuidado na remessa de produtos Fechamento do negócio

Continuidade das atividades das empresas e analise da viabilidade das modalidades de pagamento nas operações de comércio exterior.

CENÁRIO

Dirigir bem um negócio é administrar seu futuro; dirigir o futuro é administrar informações ! Analise prévia da capacidade de produção do exportador e de pagamento do importador.

Compra e venda no Comércio Exterior “ Incoterms” Incoterms – Internacional Comercial Terms – Transações Internacionais de mercadorias com minimização de riscos através da escolha da melhor modalidade de pagamentos.

Incoterms 2000 (Condições Internacionais de Compra e Venda): Características das operações internacionais - costumes e práticas - conflitos e custos Incoterms: histórico e objetivos - direitos e obrigações do vendedor e do comprador

- divisão de riscos e local de entrega dos bens divisão de custos Incorporação dos Incoterms aos contratos

Incoterms e entrega dos bens: vantagens e desvantagens - contratos de origem ou partida: EXW, FCA, FAS, FOB, CFR, CPT, CIF e CIP. - contratos de chegada: DAF, DES, DEQ, DDP e DDU

Incoterms e modalidade de transporte - marítimo e águas internas: FAS, FOB, CFR, CIF, DES e DEQ - qualquer modalidade, inclusive multimodal: EXW, FCA, CPT, CIP, DAF, DDU e DDP Variações e adaptações dos Incoterms - práticas comerciais e costumes - tarefas adicionais: custos versus riscos

Escolhendo as condições elemento para análise vantagens e desvantagens de cada um dos termos Operações : aspectos especiais - vantagens - riscos - remessas financeiras, autorizações e imposto de renda

Considerações gerais sobre as modalidades de pagamento - as principais modalidades de pagamento - a adequação das modalidades de pagamento.

Os Riscos nas Operações de Comércio Exterior Análise de Riscos e Créditos: Riscos: conceitos e ocorrências - riscos comerciais - riscos políticos e “geografia” do risco - bloqueios e sanções econômicas - riscos financeiros e cambiais - riscos técnicos

Principais agentes ativos e passivos - Importadores - Exportadores Bancos Agentes aduaneiros

Principais riscos comerciais na importação - non-performance do fornecedor - concordata e falência do fornecedor - não-conformidade dos bens - pagamento antecipado - carta de crédito

Principais riscos comerciais na exportação - falhas e atrasos no pagamento - off-shore e empresas com vínculo - concordata e falência do comprador - crises e “pacotes” econômicos

Principais riscos políticos no comércio exterior FA Principais riscos políticos no comércio exterior - Instabilidade política Moratória e centralização cambial bloqueios, boicotes e sanções internacionais

Principais riscos de contratação no comércio exterior Falta de compreensão dos direitos e obrigações envolvidos: Diferença de Idioma Diferença de Leis Diferença de Práticas Comerciais

Cadastro e informações - onde e como obter as informações - avaliação de pontos relevantes - definição de limite - rating e monitoramento das informações

COMERCIO EXTERIOR Mecanismos básicos de proteção contra riscos - levantamento cadastral - adequação das condições de “entrega”: Incoterms - inspeção pré-embarque - escolha e adequação da modalidade de pagamento.

Conclusão Cenário mercadológico mundial bastante diversificado e com uma concorrência extremamente acirrada. A necessidade de estabelecer um planejamento estratégico para minimizar os riscos inerentes as nações e as empresas que venham a ingressar no comércio internacional num mercado globalizado.

Em síntese, são necessárias as seguintes providências: - Informações precisas sobre o mercado e parceiros, clientes ou fornecedores. - Estabelecer uma avaliação dos riscos existentes nas possíveis operações a serem realizadas.

No processo de negociação tomar todas as providências e cautelas pertinentes para a minimização, ou até mesmo, eliminação dos riscos.

Principais Proteções Contra os Riscos Comercias do Comércio Internacional (Exportador/Importador) Investigação do Importador (solicitação de informações, referências comerciais, utilização de agências de informação) Pagamento Antecipado/Pré-pagamento Forma de pagamento que transfere o risco comercial e político para o Importador

Possibilidade de atendimento das exigências, pelo Importador/Exportador. Solicitação de Garantias ou Seguros de Risco Comercial

Principais Proteções Contra Risco Político Avaliação do Risco do País: Histórico e Situação Política Atual Solicitação de Garantias ou Seguros contra Risco Político

Principais Proteções na Contratação Utilização de padrões internacionais: - Incoterms - Contrato-padrão - Produtos Manufaturados Escolha de Lei ou Tratados ou Convenções Internacionais Escolha de Forma e Local para Resolução de Conflitos

Bibliografia BERGSTRAND, Jeffrey H. Empresa Global - 25 Princípios para operações comerciais. Editora Publifolha. FONTES, Rosa Helena. Exportação e Importação. UNA: Belo Horizonte, 1996 GONÇALVES, Edson. Roteiro Básico para Riscos Comerciais nos Negócios Internacionais. Editora Aduaneiras: São Paulo, 1999. REVISTA VEJA. Campo Minado. Matéria Publicada em 1996. SOUZA, Cláudio Luiz Gonçalves de. A Teoria Geral do Comércio Exterior – Aspectos Jurídicos e Operacionais. Editora Líder: Belo Horizonte, 2003. VASQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. Editora Atlas: São Paulo, 2004.

PROXIMA AULA DETALHAMENTO DOS INCOTERMS. Exercício Avaliativo para a próxima aula Diante as sistemáticas apresentadas no contexto econômico, escolha um país ou empresa inserido no comércio internacional, elabore uma operação de exportação e ou importação, descrevendo três agravantes de risco, e pelo menos um atenuante. (utilize um exemplo pratico). PROXIMA AULA DETALHAMENTO DOS INCOTERMS.

Dúvidas e-mail para: Caio.porto@globo.com

FACULDADE METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Riscos do Exportador e Importador nas Operações de Comércio Exterior FACULDADE METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE FIM FIM Professor: CAIO WAGNER DE OLIVEIRA COUTO