Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Políticas de Segurança Pública
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Coordenadoria do Orçamento Participativo
GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA METRO VANCOUVER Projeto Novos Consórcios Públicos Outubro 15, 2007 Hugh Kellas, Gerente de PolÍticas e Planejamento
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
AS CESARIANAS DESNECESSÁRIAS A experiência das mulheres em rede Ana Cristina Duarte.
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
A PARCERIA DO GVRD. GVRD Board Orientation SUMÁRIO O GVRD é uma parceria entre 21 municipalidades e uma área eleitoral, que fornece os serviços regionais.
Encontro Estadual de Formação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Junho de 2014 CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE INDICADORES.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA GRANDE VANCOUVER GERENCIAMENTO METROPOLITANO NA GRANDE VANCOUVER Projeto Novos Consórcios Públicos Abril 23-26, 2007 Hugh.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Apresentação Diagnóstico Social
Uma abordagem inovadora para gerenciar e planejar o futuro da cidade Outubro 15, 2007 O ACORDO DE VANCOUVER.
PACTO NACIONAL PARA MELHORIA DO TRANSPORTE COLETIVO Menor tarifa Maior Transparência e Controle Social Mais qualidade.
3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA AFINAL, PORQUE PRECISAMOS DE UM CONSELHEIRO LIDER?
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Rede Temática GIFE 1º encontro Desenvolvimento Local São Paulo, 18 de maio de 2015.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
twitter.com/funasa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver

Resumo Trajetória do engajamento da sociedade civil Trajetória do engajamento da sociedade civil Programas de extensão e Envolvimento da Sociedade Civil Programas de extensão e Envolvimento da Sociedade Civil Mobilização da Sociedade Civil Mobilização da Sociedade Civil Consulta PublicaConsulta Publica Fóruns PúblicosFóruns Públicos

Trajetória do engajamento da sociedade civil Harry Lash, Diretor de Planejamento, GVRD, Harry Lash, Diretor de Planejamento, GVRD, Três componentes do processo de planejamento urbano: Três componentes do processo de planejamento urbano: PolíticosPolíticos Planejadores UrbanosPlanejadores Urbanos PessoasPessoas 1970s – definição de Cidades Saudáveis 1970s – definição de Cidades Saudáveis 1980s - “Escolhendo o nosso futuro” 1980s - “Escolhendo o nosso futuro”

Programas de Extensão e Envolvimento da Sociedade Civil Reuniões da Metro Vancouver abertas ao público Reuniões da Metro Vancouver abertas ao público Delegados ouvidos nas reuniões Delegados ouvidos nas reuniões Representação nos conselhos consultivos Representação nos conselhos consultivos Implementação colaborativa de políticas públicas e regulamentos Implementação colaborativa de políticas públicas e regulamentos Website: informação, estatística e relatórios Website: informação, estatística e relatórios Consultas Públicas Consultas Públicas Fóruns Públicos Fóruns Públicos

Programas de extensão e Envolvimento da Sociedade Civil Campanhas de educação popular Campanhas de educação popular Visitas de equipamentos e áreas de interesse social (ex. bacias, Estação de tratamento de água e esgoto) Visitas de equipamentos e áreas de interesse social (ex. bacias, Estação de tratamento de água e esgoto) Oportunidades de atividades para voluntários Oportunidades de atividades para voluntários Programa de extensão nas escolas Programa de extensão nas escolas O programa de TV “Região Sustentável” O programa de TV “Região Sustentável”

Mobilização da Sociedade Civil Consultas Públicas Consultas Públicas Fóruns Públicos Fóruns Públicos

Consultas Públicas Consultas na elaboração de projetos, planos e iniciativas Consultas na elaboração de projetos, planos e iniciativas Reuniões com o público (de vários tamanhos), “casa aberta” Reuniões com o público (de vários tamanhos), “casa aberta” Considerações recebidas por meio de , cartas, telefone Considerações recebidas por meio de , cartas, telefone Pesquisas nas internet Pesquisas nas internet Auxilio para Comitês e Conselhos Auxilio para Comitês e Conselhos Manter dialogo entre consultas Manter dialogo entre consultas

Fóruns Públicos Cidades saudáveis e sustentáveis Cidades saudáveis e sustentáveis Região Urbana – sistema de sistemas Região Urbana – sistema de sistemas Governança Colaborativa Governança Colaborativa

Fóruns Públicos Metro Vancouver - Organização principal que opera ao nível regional Organização principal que opera ao nível regional Canal principal para comunidade / discussão política em relação a questões que afetam a regiãoCanal principal para comunidade / discussão política em relação a questões que afetam a região Instrumento importante para informar a comunidade das questões regionaisInstrumento importante para informar a comunidade das questões regionais Papel de liderança, catalisador e facilitador Papel de liderança, catalisador e facilitador Questões regionais complexasQuestões regionais complexas

Fóruns Públicos Futuro da Região Futuro da Região Diálogos de sustentabilidade Comunidade sustentável Comunidade sustentável Cafés da Manhã Encontros de Sustentabilidade Encontros de Sustentabilidade

Futuro da Região Diálogos de Sustentabilidade Futuro da Região Diálogos de Sustentabilidade Em 2006 e diálogos na região, que envolveu mais de 2000 cidadãos(as) Em 2006 e diálogos na região, que envolveu mais de 2000 cidadãos(as) Auxiliar as tomadas de decisões na elaboração da visão de do futuro da região incorporando uma gama diversa de perspectivas que desafiam os velhos paradigmas e estimulam novas perspectivas em relação a questões regionais Auxiliar as tomadas de decisões na elaboração da visão de do futuro da região incorporando uma gama diversa de perspectivas que desafiam os velhos paradigmas e estimulam novas perspectivas em relação a questões regionais Transporte, emprego, imigração, industria, saúde e bem estar, moradia, energia, narcotráfico e crime, cultura, segurança, economia regional e agricultura Transporte, emprego, imigração, industria, saúde e bem estar, moradia, energia, narcotráfico e crime, cultura, segurança, economia regional e agricultura

Futuro da Região Diálogos de Sustentabilidade Setor privado, setor público, representantes elegidos, universidades, lideranças comunitárias, mídia, cidadãos interessados Setor privado, setor público, representantes elegidos, universidades, lideranças comunitárias, mídia, cidadãos interessados Parceiros – Câmara de Comercio / Conselhos Empresariais Parceiros – Câmara de Comercio / Conselhos Empresariais

Futuro da Região Diálogos de Sustentabilidade Criar um espaço único para diálogo Criar um espaço único para diálogo Abordar questões regionais complexas Abordar questões regionais complexas Identificar oportunidades para ação Identificar oportunidades para ação

Comunidade Sustentável Cafés da Manhã Oportunidades de networking para cidadãos e organizações interessadas em sustentabilidade Oportunidades de networking para cidadãos e organizações interessadas em sustentabilidade Reuniões mensais Reuniões mensais Apresentações e revisões de projetos em andamento Apresentações e revisões de projetos em andamento Até 150 participantes em cada reunião Até 150 participantes em cada reunião

Encontros de Sustentabilidade Começo de 2008 – reuniões bianuais com alto escalão executivo (com reuniões bianuais ao nível sub-regional em anos alternativos) Começo de 2008 – reuniões bianuais com alto escalão executivo (com reuniões bianuais ao nível sub-regional em anos alternativos) Revisão do progresso até estabelecer, de forma colaborativa, as metas de sustentabilidade, elaborar novas metas e trocar de experiências Revisão do progresso até estabelecer, de forma colaborativa, as metas de sustentabilidade, elaborar novas metas e trocar de experiências Governança colaborativa e implementação Governança colaborativa e implementação Construção da visão sustConstrução da visão sust Construção da confiança entre parceirosConstrução da confiança entre parceiros Criação de soluções integradasCriação de soluções integradas

Livable Region Strategy Plan Review towards 2031 Perguntas?