Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Avaliação do Plano Plurianual
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
TRABALHO 5 : Conhecendo grandes Bancos de Dados Públicos Brasileiros Robert Davis Junior Unicamp – Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão.
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
Personal Lines.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Acessa São Paulo: Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.
Título da Apresentação Sistema de Pagamentos Brasileiro
Planejamento Estratégico Secretaria Especial de Comunicação Social
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
A IMPORTÂNCIA DO CZRM PARA A IMPLANTAÇÃO DO E-GOV
Gestão de Pessoas do Setor Público x Setor Privado
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
Soluções para transporte inteligente
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Os múltiplos papéis da área de RH
Administração de e-Business
Governo Eletrônico.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
PLANO DE NEGÓCIO.
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
QUEM SOMOS A IDEROL tem produtos e serviços para todas as necessidades, focando seus esforços em posicionar sua empresa frente aos seus colaboradores.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO EVOLUTIVA PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA APOIADO NA TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW.
1 24/11/2009 BNDES O Setor de Software Brasileiro e o Apoio do BNDES Mauricio Neves Departamento de Indústria Eletrônica Área Industrial Banco Nacional.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
CRM Customer Relashionship Management
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Administração de Marketing
Investimentos Públicos no Brasil: desafios e oportunidades para a melhoria do gasto público Brasília, 16/06/2011.
Informação colaboração dinâmica diálogo uso de mapas Web 2.0 participação Projeto 2i2p Internet e Interatividade para a Participação Pública SECOP 2009.
Disciplina:Comércio Eletrônico
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 11.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Planejamento e Responsabilidade Social
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Modernização da Capes de Contas (Siprec) Linha Direta Candidatura
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária
Adriana, Cláudia e Marcelo
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Facilitação de Comércio Exterior
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Prof. Rosana Augusto1 O Cliente e a Empresa Síntese.
Evolução Histórica Pré-História
Introdução O modelo de gestão Realidade da Instituição (recursos materiais, financeiros e de potencial humano) ; Percepção administrativa (visão de futuro.
Gestão de Custos na Administração Pública e sua Importância para a Auditoria Governamental Congresso Gestão de Custos na Administração Pública – Superior.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
1 Título da Apresentação 1 Junho 2002 Objetivos da Rede Compartilhada e o SPB II Luiz Fernando Figueiredo 1 Abracheque – Novembro de 2002.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
UMov.me Para sua Empresa. Introdução Empresa focada em mobilidade + 70 mil usuários + 25 milhões de operações de campo + 7 mil ambientes parceiros.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília - UnB Tribunal de Contas da União - TCU Agosto 2005

Sumário Definições Características Potenciais benefícios Setores envolvidos Estágios Desafios Tipos de avaliação Modelo de avaliação de e-gov

Definições de e-gov “a transformação das relações internas e externas do setor público por meio de operações possibilitadas pela Internet e pela tecnologia de informação e comunicação para otimizar a prestação de serviços governamentais, a participação dos cidadãos e os processos governamentais internos.” Gartner Group, 2002.

Características Canais eletrônicos de comunicação Foco no cliente Processamento em tempo real Ambiente sem papel Processos automáticos Integração linha de frente - retaguarda Dependência da tecnologia da informação

Potenciais benefícios Melhores serviços Governo mais eficiente Novas relações entre o governo e a sociedade Outros benefícios para a sociedade Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços

Setores envolvidos Relação do Governo com os cidadãos/clientes (G2C) Relação do Governo com outros agentes governamentais (G2G) Relação do Governo com as empresas (G2B) G2C G2B G2G

Estágios Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Transação eletrônica Integração e-gov Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica

Desafios Proteção à privacidade e segurança de informações Conquista da confiança da população Ampliação do acesso da população à informática Compreensão da questão da acessibilidade na Web Gestão dos recursos financeiros para sua implementação Adaptação da legislação Adaptação dos serviços públicos

Tipos de avaliação Classificação em estágios evolutivos Benchmarking Comparação da realidade alcançada com seus objetivos estratégicos Prestação de contas ao governo central Avaliação de programas de governo Avaliação de aplicações específicas satisfação de clientes e uso produtividade, custos e retorno do investimento

E-GOV G2C G2B G2G Avaliação de aplicações específicas Avaliação Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços Canais eletrônicos de comunicação Foco no cliente Processamento em tempo real Ambiente sem papel Processos automáticos Integração linha de frente-retaguarda Dependência da tecnologia Avaliação de aplicações específicas Avaliação Avaliação de programas Objetivos estratégicos Benchmarking Classificação em estágios Pesquisas de satisfação Medidas de uso Medidas de produtividade Medidas de retorno do investimento Prestação de contas Medidas de redução de custos

Conclusão A partir do modelo de avaliação de e-gov proposto neste artigo é possível ter uma visão didática, ao mesmo tempo geral e sintética, das características e potenciais benefícios do governo eletrônico, assim como dos setores envolvidos nas interações de e-gov, estágios evolutivos e tipos de avaliação.

Contato E-mails claudiaad@yahoo.com claudiaad@tcu.gov.br