Palestrante: Isamir Machado de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
Ministério da Fazenda - MF
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Práticas de Apoio à Gestão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Gestão do Conhecimento em Organizações
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Gestão do Conhecimento
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Profª. Janaina Pena Camargo
AUTORES LILIAN FÁTIMA GAIA Especialista em Gestão de Negócios
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Educação corporativa.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão por Competências
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Condições para geração de uma base de dados para gestão do conhecimento. Ricardo Triska, Dr.Eng. Professor Adjunto do Departamento de Ciência e Gestão.
Gestão por Competências
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Excelência na Gestão Pública
Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
O ARTIGO.
Gestão de Pessoas.
Universidade Corporativa Procenge
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Condições para a Criação de Conhecimento numa Organização de Alta Tecnologia Agosto de 2005 Palestrante: Isamir Machado de Carvalho Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB

Sumário Introdução Fundamentação Teórica Metodologia Resultados e Discussão Conclusões e Recomendações

Introdução Estudo: exploratório e descritivo. Foco: condições que contribuem à criação de conhecimento organizacional numa organização de alta tecnologia. Relevância: necessidade das organizações desenvolverem e preservarem o conhecimento para criar e manter sua competitividade.

Introdução Objetivos: Investigação: Importância: Identificar quais são as práticas mais utilizadas na organização para a criação do conhecimento ? Quais as condições que a organização propicia para o processo de criação de conhecimento ? Investigação: Serpro, empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, Sunat – Superintendência de Negócios Administração Tributária Importância: Tema muitas vezes negligenciado ou compreensão equivocada Não tratado com detalhes

Fundamentação Teórica CONHECIMENTO, DADO E INFORMAÇÃO ( Davenport, 1998) “É uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações.” GESTÃO DO CONHECIMENTO (Drucker,1998) (Terra,2000) Relacionado a capacidade de utilizar e combinar várias fontes e tipos de conhecimento para desenvolvimento de competências e inovação CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO (Nonaka,1997) Relacionado ao desenvolvimento de condições propícias APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL (Garvin,1998) (Nonaka,1997) (Senge,1997) Relacionado a capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimentos e em modificar seus comportamentos para refletir os novos conhecimentos. CONHECIMENTO E NOVAS FORMAS DE ORGANIZAR ( Quinn,2001) Movimento de formas baseadas no comando e controle para embasadas no conhecimento.

Metodologia VALIDADE: Fontes múltiplas de evidências (Yin,2001). CONFIABILIDADE: Fonte fidedigna, documentação, banco de dados, sigilo, assinatura digital. População: gerência de nível médio. Instrumentos: roteiros de entrevistas e análise de documentos. Coleta de dados: Local e por telefone para não residentes. Análise dos dados: codificação dos dados para classificação, sumário e tabelas. Limitações do estudo: estudo de caso único; limitado aos conceitos de Nonaka (1997); não mensuração; algumas entrevistas por telefone; não consideradas as percepções dos empregados.

Metodologia Definições: conceitos sobre condições propícias a criação de conhecimento (Nonaka,1997) Intenção: a aspiração de uma organização às suas metas; Autonomia: a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento; Flutuação e Caos: a interação entre a organização e o ambiente externo e envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas; Redundância: a superposição intencional de informações sobre as atividades da empresa; Variedade de Requisitos: a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.

Resultados e Discussão Quais são as práticas mais utilizadas na organização para a criação do conhecimento

Resultados e Discussão Quais são as condições que a organização propicia para a criação do conhecimento ?

Conclusões A condição Intenção foi mais evidenciada. A condição Redundância foi menos evidenciada. Questionamento de práticas não constatadas: rodízio estratégico de pessoal e equipes de produtos em grupos concorrentes.Talvez sejam as diferenças da abordagem ocidental da japonesa. Os conhecimentos são suportados pela rede de informações computadorizada: plataformas, sistemas e integração. As características da empresa facilitam o funcionamento dos processos de aprendizado e criação do conhecimento organizacional.

Recomendações Disseminação mais ampla da visão na sede e regionais. Estabelecimento de mecanismos para questionar rotinas. Explicitação das estratégias quanto a mudanças na estrutura. Garantia da combinação de informações e acesso rápido. Troca de conhecimentos para melhores resultados. Tratamento dos fatores de clima organizacional para produtividade. Estabelecimento de mecanismos para tratar idéias para garantir inovação nos produtos e serviços. Rodízio estratégico para expansão da capacidade de criação. Adoção de equipes concorrentes. Apoio para redes informais para diversificação de idéias. Fomento de utilização de local para armazenamento de informações para promover a gestão e criação do conhecimento organizacional.

Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO Pela atenção, obrigado ! isamir.carvalho@serpro.gov.br Coordenação da Gestão do Conhecimento Organizacional Superintendência de Gestão Empresarial Pessoas Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO