Psicanálise Lacaniana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Quem é o homem ?.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
cenários e perspectivas.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A iniciação humana Da análise a síntese, sem esquecer que
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Revisão para Avaliação I
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Prof. Everton da Silva Correa
A produção do fracasso escolar
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Professora Suraia Rahmé
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Educação Sexual na Adolescência
Ou quem e o que o constitui
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
A Psicologia ou as Psicologias
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
INTRODUÇÃO Existem fatores que dificultam o período da adolescência das meninas como: mudanças hormonais, novos cuidados com o corpo, exigências de responsabilidades,
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
O aparecimento da consciência humana
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Linguagem e Psicanálise
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Prof.ª Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Psicologia da Educação
Somos todos seres sociais
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Psicanálise Lacaniana Julio Cheda Vidalvina Nantes Viki Dória

Visão do homem - “Uma vaca sabe ser uma vaca”, um homem não sabe o que é até ser inserido na cultura e apresentado ao conhecimento e principalmente à linguagem. Sua herança é cultural, não biológica. O ser humano é diferenciado quando comparado com animais, pois possui seus instintos mais plásticos e moldáveis, bem como suas zonas erógenas e pulsões; - Um dos itens mais marcantes e surpreendendes na raça humana é o fato de que podemos ter condutas contrárias às exigências pulsionais, podemos não comer quando estamos com fome, não fazer sexo quando estamos com vontade e outros; - O projeto humano de busca de felicidade (realização de todos desejos) está fadado ao fracasso, pois em busca de uma identidade ele deve inserir-se na sociedade e, ao fazer isso, paga o preço da infelicidade ou do sofrimento psíquico devido às condições sociais que ampliam as restrições ao gozo;

- Seu inconsciente é composto pelas associações linguísticas e suas construções de significantes para cada palavra, que após serem encadeadas formam linhas de pensamento à nível consciente e inconsciente; - Diferente dos animais que sabem exatamente o que lhes falta, o homem sente a necessidade de preencher seu vazio mas não sabe como. É justamente nesta busca de decifração desse vazio que surgem os desejos, que supostamente podem “acertar” o que estamos buscando para chegar à plenitude do gozo.

Visão de Mundo - A sociedade é constituida por meio da transmissão de legados e histórias, que são repassadas por gerações predecessoras aos mais jovens. O pensamento e a linguagem são fundamentais. - O grande dificultador é que não há um reconhecimento da importância de tais histórias visto que o homem não consegue entender dentro de si as representações dela, quanto mais passá-las à terceiros. Isso faz com que o homem seja inserido na sociedade e não possua uma “bula” legível para organizar o que está recebendo; - Existem algumas heranças que são transmitidas silenciosamente, ou seja, em plano inconsciente. Estas são as expectativas de pais sobre filhos, que demonstram quais projetos e sonhos a criança deverá seguir. Por um lado isto facilita a compreensão das normas e condutas sociais, mas por outro restringe o indivíduo à apenas aquelas alternativas, façam-o feliz ou não; - Sem uma apropriação ativa dos legados deixados ao sujeito, não há como redirecionar a rota que lhe foi prescrita pela herança e assim, instituir-se participante deste legado e poder construir sua própria herança de vida.

Teoria do desenvolvimento - O desenvolvimento do ser humano é iniciado pelo “Estádio do espelho”, proposto por Lacan como o primeiro momento onde a criança tenta elaborar as imagens deflagradas nos primórdios de sua relação com o mundo. Vale lembrar que este espelho é representado pela mãe, que refletirá a criança em toda sua magnetude e iniciará o processo de tradução dos acontecimentos internos e externos da realidade da criança; - Em seus primeiros momentos a criança não consegue diferenciar o Eu/outro ou objeto/Eu, não se interessando por sua imagem no espelho pois a mesma é parte de si, indiferenciada do resto do universo à sua volta. Este é um momento de narcisísmo intenso na criança; - O momento que a criança decodifica que no espelho reside uma imagem que ele tomará como “outro” denuncia um avanço importantíssimo em sua construção interna. Iniciam-se então as representações cênicas, onde a criança vê os diferentes objetos à sua volta porém não compreende suas intenções ou consegue direcionar qual desejo é de quem.

- Quando a criança está no estádio final, consegue reconhecer-se no espelho e sabe que aquela é sua mera reflexão. Compreende de forma realista e completa a diferença entre Eu/outro e então torna-se aberta à uma nova transformação, sua representação de coisas passa a ser uma representação por palavras. - Neste momento a criança já reconhecendo o outro, é capaz de reconhecer seu pai. Este representa a interdição e a imposição de leis, que desvinculará a criança da mãe. Este processo possibilita que a criança crie seu próprio espaço, ou seja, desalienar-se-á da mãe; - Este estabelecimento relacional tríade é importante para demonstrar à criança que ela não é soberana e onipotente, desfazendo assim suas ilusões narcísicas. É neste processo que ela pode compreender o contexto de relações entre os objetos e ela; - A criança entende então que não é uma entidade isolada e seu existir baseia-se na relação com o outro, seu inconsciente é construido neste contexto interrelacional com os objetos existentes em sua realidade; - Sintetizando podemos dizer que o sujeito (segundo Lacan) é constituído na e pela linguagem, bem como na rede de relações à qual está imerso, que também é construída pela linguagem. É ela quem elabora o inconsciente e suas representações, os diálogos, no discurso e em todo o existir humano.

Métodos e Técnicas - Baseia-se no método psicanalítico clássico, porém diverge em alguns aspectos; - O foco do processo de análise é baseado na linguagem do indivíduo, mais especificamente seus signos, significados e significantes; Signo: É o elemento em si, o símbolo deste Significante: É a imagem acústica da palavra, sua representação material Significado: É o conceito da palavra, baseado nas percepções do indivíduo - O tempo de análise não é lógico (cronológico); - A teoria Lacaniana baseia-se mais em uma psicanálise do “Eu” à uma psicanálise do insconciente.

Bibliografia CARRARA, KESTER. Introdução à psicologia da Educação, Ed. Avercamp, 2004. LACAN. J; Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade, Ed. Forensi Universitária: Rio de Janeiro, 1987.