ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

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ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA Curso de Extensão: “Educação Integral e em Tempo Integral” ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA TRABALHO DE CAMPO Docentes: Adriana Andreis/ Antônio Miranda/ Cristina Otsuschi / Delmir José Valentini

TRABALHO DE CAMPO Com a intencionalidade de conhecer e compreender o espaço geográfico e o contexto histórico, o trabalho de campo é uma possibilidade metodológica e pedagógica no ensino desde as séries iniciais, sendo possível fazer uma relação direta entre teoria, metodologia e conceitos. De acordo com Venturini (2005), “Uma das funções do trabalho de campo é a de conferir as informações obtidas por outros meios”. Objetivos: - Reforçar o que foi visto anteriormente em sala de aula; - Verificar novos dados: - Complementar as aulas anteriores.

A observação é fundamental no trabalho de campo, na O trabalho de campo permite aos participantes uma visão integrada dos diversos elementos geográficos daquele meio sendo possível contextualizar no tempo histórico. A observação é fundamental no trabalho de campo, na Tentativa de interagir com o meio, verificar os problemas e apresentar propostas na tentativa de resolvê-los. A socialização e a confraternização entre educandos e professores caracterizam a integração social, aproximando-os.

TRABALHO DE CAMPO PLANEJAMENTO - AULA Em relação à organização do trabalho de campo Bullard (2010), destaca algumas questões: - Verificar as limitações e os perigos, - Equipamentos de segurança, - Roupas apropriadas para os lugares a serem visitados, - Kit de primeiros socorros, - Autorização dos responsáveis para a atividade entre outras.

CONTESTADO -Planejamento TRABALHO DE CAMPO CONTESTADO -Planejamento Objetivo Geral Realizar trabalho de campo ao território do Contestado para conhecer antigos locais de combate como as estações ferroviárias, fontes dos monges, casas de cultura antigas e atuais, Museu Histórico e Antropológico e Parque Temático do Contestado. Objetivos Específicos: Conhecer locais relacionados à História do Contestado e estabelecer relações com o presente; - Entender as construções sócio espaciais regionais; Buscar o acervo material e imaterial para elaboração de material didático; - Organizar futuros estudos de campo com os próprios alunos; - Organizar diários de bordo e outras técnicas de estudo de campo; - Redigir relatórios de estudo de campo;

CONTESTADO TRABALHO DE CAMPO ROTEIRO 1. Antiga Estação Ferroviária do rio das Antas 2. Local do combate de 02 de novembro de 1914 (morte de colonos e sertanejos/líder Chico Alonso) 3. Floresta Ombrófila Mista 4. Antiga estação ferroviária do rio Caçador 5. Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado 6. Parque temático do Contestado do Irani – local do primeiro combate da Guerra do Contestado/ folclore, músicas e memórias do combate do Irani

TRABALHO DE CAMPO ATIVIDADES Caderno de anotações: registrar principais informações com a localização (observação); Registrar através de fotografias; Relatórios; Trabalho com fotografias; Atividades com músicas e poemas; Maquetes; Pesquisas; Entrevistas; Seminários Jornal – relato da experiência

SAÍDA: UFFS – Unidade Bom Pastor TRABALHO DE CAMPO CONTESTADO ORIENTAÇÕES DATA: 30/07/2014 SAÍDA: UFFS – Unidade Bom Pastor HORÁRIO: 5h ALMOÇO: 13h30 RETORNO PREVISTO: 18h