TRENS & COMBOIOS Países & Turismo Formatação: José Carlos Suman

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Transcrição da apresentação:

TRENS & COMBOIOS Países & Turismo Formatação: José Carlos Suman Avanço Manual

Trens, Países & Turismo

Conexões de Rotas Europa - Ásia

Santiago de Compostela a San Sebastián Espanha Santiago de Compostela a San Sebastián 700 km, em 7 dias... Não é só o Orient Express que se destaca em sofisticação sobre os trilhos. Na Europa, o El Transcantábrico é o luxuoso trem que, desde 1983, faz o percurso no norte espanhol, de San Sebastian a Santiago de Compostela. Num roteiro de oito dias, o visitante passa pelo País Basco, pela Cantábria, Astúrias e Galícia. Dentro dele, um hotel cinco-estrelas completo. Guia acompanhando os passeios durante as paradas, almoços e jantares nos famosos Paradores Espanhóis (traslados incluídos) e café da manhã tipo bufê. Durante a noite, o trem fica parado, um delicioso momento para aproveitar o vagão pub. E depois, dormir com tranqüilidade, principalmente se o hóspede estiver numa suíte, com cama de casal, minibar, guarda-roupa e até escritório. Cada um com banheiro próprio, incluindo banheira e sauna.

Trans - Siberian Express De Moscou para Beijing

Qinghai - Tibet Railway

Tren saliendo de la estación de Golmud (Qinghai)

Rovos Rail é uma ferrovia não estatal que opera a partir da Estação Ferroviária Capital Park em Pretória, África do Sul.

A Ferrovia Rovos opera Comboios de carreira em horários regulares em diversas linhas e trajetos pela África setentrional. Os comboios consistem antigos vagões Sul-africanos vagões restaurados e luxuosos, tendo todas usuais recursos para o turismo - "lounge", restaurante, chuveiros, compartimentos-leito individuais. A companhia foi implementada em 1989 por Rohan Vos.

U. S. A. Rede Ferroviária

Viajando de Trem pela Austrália Viajar de trem pela Austrália é uma boa opção para percorrer as grandes distâncias entre as cidades com rapidez. O país conta com várias linhas e tipos de trens, dos mais simples até os cinco estrelas. O Austrailpass é o tipo de bilhete ideal para turismo. O passe deve ser comprado fora da Austrália e oferece serviço de primeira classe e Econômica para qualquer viagem ferroviária dentro do país.

A Austrália tem na sua rede ferroviaria: O “Indian Pacific”: um dos maiores do mundo em viagens de trem, - Sydney, Adelaide e Perth (4352 Km); O “Ghan” , ligando Darwin, Alice Springs e Adelaide – 2979 Km (Fotos); O “Tilt Train” faz viagens regulares entre:Brisbane – Cairns (638 Km) / Brisbane - Rockhampton (1.681 km), O “Sunlander”, percorrendo o litoral leste do país (Brisbane - Cairns (1681 Km); O “Overland “ : Que liga Overland, Adelaide - Melbourne (828 km ); O “Inlander” - Townsville - Mount Isa: (977 km); O “Gold Service”; Os trens da “CountryLink” (XPT e Xplorer), entre outras linhas e rotas.

Chile Trem que transporta passageiros de Santiago a Chillán, da Terrasur-EFE

Paraguai

Turismo - Turísticos e Culturais O Expresso Turístico é um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos para mostrar e divulgar a história das linhas e dos trens os quais impulsionaram a capital e as cidades que fazem parte da malha ferroviária paulista.

Turismo - Turísticos e Culturais O Expresso Turístico é uma linha turística já em funcionamento, faz viagens ligando a Estação da Luz em São Paulo, Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com locomotivas de capacidade para 170 pessoas, movidas à diesel e a cerca de 40 km por hora O expresso forma uma grande malha turística ao longo das linhas da CPTM, fazendo a ligação do Circuito das Frutas, que envolve os municípios de (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo), às grandes cidades da Grande São Paulo e sucessivamente ao distrito de Paranapiacaba, na serra do mar, em Santo André, também na Grande São Paulo

Trem Estrada Real (Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul-RJ) Trem do Corcovado Trem do Forró Trem do Vinho Trem Estrada Real (Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul-RJ) Viação Férrea Campinas – Jaguariúna (ABPF) Viação Férrea do Memorial do Imigrante (ABPF) Outros roteiros turísticos pelo Brasil: Estrada de Ferro Campos do Jordão Bondes Monte Serrat Estrada de Ferro Oeste de Minas (FCA) Estrada de Ferro Oeste de Minas (FCA) Funicular de Paranapiacaba Serra Verde Express Trem da Serra do Mar (ABPF) Trem da Serra da Mantiqueira (ABPF) Trem da Vale (FCA) Trem das Águas (ABPF) Trem das Termas (ABPF) Trem do Contestado (ABPF)

Comboios de Portugal Inauguração do caminho-de-ferro em Portugal (28 de Outubro de 1856). Aguarela de Alfredo Roque Gameiro

Os Comboios em Portugal A obra, iniciada em 1853, esteve a cargo da Companhia Central e Peninsular dos “Caminhos de Ferro em Portugal”. Após a rescisão do contrato com esta companhia, é concedida autorização a D. José de Salamanca, que em 20 de Junho de 1860 fundou a “Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses” com o objetivo de explorar as linhas do Norte (Lisboa – Porto) e do Leste (Lisboa – Elvas – Badajoz). A linha do Norte ficou concluída até a Vila Nova de Gaia no dia 07 de Julho de 1864, um anos após a linha do Leste chegar a Badajoz, no dia 04 de Julho, para o que foi necessário a mudança da bitola existente (1,44 m.) para a bitola ibérica de 1,67 metros. Para o sul do país os obstáculos foram maiores: a falta de investidores interessados, mesmo com grandes apoios do estado, deixa nas mãos a responsabilidade de levar o comboio para Algarve. A 01 de Julho de 1889, 25 anos depois de ter chegado ao Norte, o comboio chega finalmente a Faro. No Norte, o comboio ia de vento em popa; a 20 de Maio de 1875 chegava a Braga, a 25 de Março de 1886 à Galiza e a 05 de Novembro de 1877 Gustave Eiffel ligava Vila Nova de Gaia ao Porto através da Ponte D. Maria Pia.

Em 22 de Dezembro de 1926, após resolver problemas relacionados com o Cabo Submarino, é terminada a eletrificação da Linha de Cascais.

Em 1945 o governo português decide atribuir todas as concessões de linhas-férreas (à exceção da Linha de Cascais), à CP - Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, que a partir de 1910, devido à Implantação da República, tinha abandonado o nome de Real. Os anos 80 trazem uma fase de declínio, com o encerramento de muitos troços de linha, devido aos grandes déficits de exploração da CP bem como à ascensão do transporte rodoviário, cada vez mais acessível a uma população com um poder de compra crescente. Estações encerradas e linhas desativadas tornam–se um cenário comum em várias zonas do país, e nem a entrada de Portugal na Comunidade Européia consegue mudar esta situação, visto que as verbas atribuídas pela CEE são aplicadas principalmente no desenvolvimento rodoviário. Via ferroviária perto de Lagos, Portugal

Diagrama das Ferrovias PORTUGAL Diagrama das Ferrovias II I

Duas automotoras UME3400, na Estação de São Bento, no Porto Nos últimos anos esta tendência pareceu inverter-se com a construção da Ponte de São João entre Porto e Gaia para substituir a centenária ponte D. Maria Pia, a construção em Lisboa da Gare do Oriente para dar apoio à Expo 98; a ligação ferroviária entre Lisboa e a margem sul do rio Tejo pela Ponte 25 de Abril e a possível introdução do Comboio de Alta Velocidade. Também a CP sofreu profundas alterações nos últimos anos, tendo sido separada em duas empresas – uma para construir e manter as linhas (REFER) e outra (a própria CP) para gerir os comboios, prevendo-se ainda uma possível reprivatização.

Portugal Região Norte

Portugal - Metrô do Porto

Transporte ferroviário na Índia As ferrovias foram introduzidas na Índia em 1853, e na época da Independência da Índia em 1947 tinham crescido a quarenta e dois sistemas ferroviários. O transporte ferroviário na Índia é um modo de transporte a longa distância que consiste em operações ferroviárias manipuladas quase sempre por uma empresa estatal, a Indian Railways, sob controle do Ministério Federal da Ferrovia. A rede ferroviária cobre todo o comprimento e largura do país, abrangendo uma extensão total de 63 140 km (39 234 milhas). Muitos trens são oficialmente identificados por um código de quatro dígitos, embora muitos são vulgarmente conhecido por nomes exclusivos. O sistema de bilheteria foi informatizado em grande escala, e os bilhetes são encontrados tanto na categoria por reserva como não reservados. As suas operações abrangem vinte e oito estados e três territórios da união além de prestar serviços limitados ao Nepal, Bangladesh e Paquistão. Em 1951 os sistemas foram nacionalizados como uma unidade -Indian Railways- para formar uma das maiores redes do mundo. Locomotivas fabricadas em diversos lugares da Índia recebem códigos que especificam as suas bitolas, tipo de potência e o tipo de operação.

As classes de acomodações vão desde geral até primeira classe AC. Semáforos coloridos são usados como sinais, mas em algumas zonas remotas de operação ainda são utilizados os sinais mecânicos mais primitivos. As classes de acomodações vão desde geral até primeira classe AC. Os trens são classificados de acordo com a velocidade e área de operação. A Bitola larga é a predominantemente usada pela Indian Railway

Diz-se de ser a segunda maior rede ferroviária do mundo, o transporte de mais de 5 bilhões de passageiros e mais de 350 milhões de toneladas de carga anualmente.

Darjeeling Himalayan Railway A Ferrovia Darjeeling Himalayan é um Patrimônio Mundial, e uma das poucas maquinarias a vapor na Índia

Brasil

Pesquisas/Matérias/Fotos/Ilustrações: Formatação: José Carlos Suman suman.josecarlos@gmail.com Música: I”ll be home Pesquisas/Matérias/Fotos/Ilustrações: Google, Wikipédia, a enciclopédia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Trens http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Expresso_Turistico.JPG http://pt.wikipedia.org/wiki/Expresso_Tur%C3%Adstico http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ferrovias_do_Brasil www.trasosmontes.com/forum/viewtopic.php?f=9... http://www.railaustralia.com.au/sunlander.php http://turismo.ig.com.br/noticia/2008/05/15/eastern_e_oriental_express_de_trem_pela_asia_1313188.html http://luis363.blogspot.com/p/material-circulante-i-alfa-pendular.htmlhttp://www.terra.com.br/turismo/roteiros/2000/07/09/005.htm

FIM «Nos comboios, cabe a vida inteira e ainda sobeja vida» João Bénard da Costa * 07.02 1935 +21.05.2009 FIM Continua na Parte IV - Final