Formação de professores de Educação Física em Portugal e Espanha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Advertisements

Formação Pedagógica Inicial de Formadores
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
MISSÃO: formar professores de educação física
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Imagem e Memória da República
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
As Múltiplas Faces da Pedagogia
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Representações da Superfície Terrestre
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
EDUCAÇÃO ROMANA.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
Visões e Conceitos Históricos da Educação Comparada
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Ensino Médio e Educação Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
História da Educação no Brasil
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ESTATÍSTICA Generalidades Outubro 2009.
Reforma Pombalina.
Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Luís Faísca, Carla Vilhena & Helena Quintas Observatório Permanente para a Qualidade de Ensino (OPQE) Universidade.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
António Agostinho Neto. Nasceu em Catete, perto de Luanda em Angola, em 1922.
História da Educação no Brasil
Generalidades Outubro População e Amostra Actividade 1. Procedimento para o controlo da qualidade O gestor de qualidade de uma empresa produtora.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.

Prática como Componente Curricular
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Revisita ao PPP.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Formação de professores de Educação Física em Portugal e Espanha António Gomes Ferreira Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra

Primeiras referências (Espanha) Em 1806, foi criado o Real Instituto Pestalozziano de Madrid, inicialmente tendo por director Francisco Voitel, mas logo substituído por Francisco Amoros. Terminou em 1808. O curso aí ministrado de formação de profissionais da E. F. incluía uma parte teórica em que eram leccionadas disciplinas ligadas à Medicina (anatomia e fisiologia) e uma parte prática designada por Pedagogia Gimnástica Y actividades físicas (onde se incluíam a esgrima, o sabre, a espingarda e o tiro ao alvo). Em 1847, foi criado o Gimnasio Central de Guadalajara que esteve em funcionamento até 1857. Nele aplica-se o método francês. Este modelo incluía a ginástica elementar, a ginástica de aplicação e a natação.

Primeiras referências Entre 1883 e 1936 vai acontecer * a implantação da E. F. no Sistema Educativo: é de 1883 aquela que se considera a primeira lei da E. F. ( no entanto, a incorporação da “gimnástica como matéria escolar deu-se em 1847); * a criação de escolas de formação de professores; * a irrupção do desporto como fenómeno e prática social; *Criação da Escuela Central de Profesores e Profesoras de Gmnastica de Madrid (1887-1892); *Esculela Central de Gimnasia del Ejército (1919-1936).

Tempos de afirmação da Educação Física (Espanha) Entre 1938 e 1961 temos a afirmação da disciplina mas ela decorre muito da política nacionalista e conservadora que caracteriza a Espanha nestas décadas. *surgia a chamada Academia Nacional de Mandos Y instructores “José António” (funcionava em regime de internato e seguia o método Ling); *Em meados da década de 50 foi criada a Escuela Nacional “Julio Ruiz de Alda” (formação de professoras, instrutoras e monitoras de E. F.). Em 1961 foi publicada a Ley de Educación Física y Deporte que reorganizava a E. F. e deu origem ao Instituto Nacional de Educación Física (no entanto, as suas actividades académicas só começariam em 1967/68). Em 1974/75 foi criado o Instituto Nacional de Educación Física de Barcelona Em 1982 foi criada a Faculdade de Ciencias de la Actividad Fisica Y del Deporte (Granada).

Primeiras referências (Portugal) Em 1836, o médico Guilherme Centazzi publicou Considerações sobre os exercícios ginásticos e as vantagens que deles resultam A Escola Prática do Exército, a Escola Naval e o Colégio Militar são instituições que vão interessar-se pelo progresso da E. F. em Portugal. A Casa Pia de Lisboa vai também ser importante no fomento da E. F.. Os “exercícios ginásticos” foram incluídos no ensino oficial no final do século XIX. Em 1871 foi criado o Real GYmnasio Club Portuguez

Primeiras referências No âmbito dum fervor reformador da educação decorrente da implantação do regime republicano, em 1911, determinou-se a criação de “duas Escolas de Educação Física, anexas às Universidades de Coimbra e Lisboa”. Em 1920 surgiu o Regulamento Oficial de Educação Física (inspirado na obra do capitão belga Lefébure Método de Ginástica Educativo). Em 1921, o Ministério da Instrução Pública determinou a criação do Curso Normal de Educação Física (3 anos de duração) mas em 1923 foi integrado na Escola Normal Superior (passando a 2 anos).

O objecto da Educação Comparada Primeiras referências O objecto da Educação Comparada Em 1930 extinguiram-se as Escolas Normais Superiores que foram substituídas pelas Secções de Ciências Pedagógicas das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra e Lisboa (as disciplinas de Anatomia Humana Descritiva e Topográfica e de Fisiologia Geral e Especial seriam dadas nas Faculdades de Medicina). Entretanto, era criada a Escola Superior de Educação Física anexa à Sociedade de Geografia de Lisboa (inspirava-se no modelo em vigor no Instituto Central de Estocolmo e oferecia um plano de estudos de quatro anos). Em 1933, extinguiu-se a antiga Escola de Esgrima do Exército e criou-se a Escola de Educação Física do Exército.

Tempos de afirmação da Educação Física (Portugal) Ao longo dos anos trinta há uma tentativa de aproveitamento ideológico da E. F.. A medida mais relevante é a criação da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, em 1936. Em 1940, foi criado o Instituto Nacional de Educação Física que tem em vista a formação de professores da especialidade seguindo um modelo que procurou simultaneamente integrar os pressupostos do saber médico e da organização militar.

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Em Assembleia da Universidade Técnica de Lisboa, realizada em Março de 1989, o outrora Instituto Nacional de Educação Física e o posterior Instituto Superior de Educação Física de Lisboa viu, uma vez mais, o seu nome alterado, agora para Faculdade de Motricidade Humana. A nova designação era o reflexo de novas concepções epistemológicas que confluíam no objectivo de um conhecimento mais científico e de horizonte mais lato da capacidade práxica do homem, isto é, “da convicção da existência da Ciência da Motricidade Humana, a qual integra o desporto, a dança, a ergonomia e a educação especial e reabilitação.

Fac. de Ciências do Desporto e de Educação Física da Univ. do Porto Esta instituição remonta a sua origem à Escola de Instrutores de Educação Física, estabelecimento de formação não superior, criado no ano de 1964, posteriormente transformado em Instituto Superior de Educação Física do Porto em 1975. Esta instituição foi integrada na Universidade do Porto, em 1977, e, em1989, passou a designar-se por Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Se, por um lado, essa integração na Universidade do Porto tinha outorgado uma nova dimensão aos saberes ministrados na instituição, por outro, a alteração da sua designação possibilitou uma compreensão diferente acerca da área de Educação Física. Até aí conotada, apenas, com a formação de professores para o ensino em instituições escolares, ganhou um conceito também extensível à área do Desporto não só entendido na vertente da educação e formação mas também na faceta do alto rendimento e na actividade física adaptada, esta última mais vocacionada para a reabilitação física.

Outros cursos de E. F. em Portugal Inserido numa das mais recentes Universidades públicas do País (criada em 1986.1987), o curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro surgiu em Julho de 1988. Em 1992, o Senado da Universidade de Coimbra aprovava o Curso de Ciências do Desporto e de Educação Física, que entrou em funcionamento em 1993. A Licenciatura em Ciências do Desporto, ministrada na Universidade da Beira, teve o seu início no ano lectivo de 1995/96. Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade da Madeira começou a funcionar no ano lectivo de 1989-1990.

Instituto Nacional de Educación Física de Madrid Nascido com a Ley de la Educación Física y del Deporte, de 1961 e destinado à formação e aperfeiçoamento dos professores de Educação Física e dos treinadores desportivos. Dependendo, organicamente, do Consejo Superior de Deportes ficou, desde em 1982 e provisoriamente, ligado à Universidad Politécnica de Madrid. Em 1998, o Instituto Nacional de Educación Física foi transferido para a Comunidad Autonoma de Madrid e ficou adstrito definitivamente à Universidade Politécnica de Madrid mas só viu a sua integração plena na Universidade em 1993.

Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña Esta instituição formadora de professores e profissionais de Educação Física foi criada em 1984 com a finalidade de unificar as formações nas escolas catalãs de Barcelona e Lérida, já existentes. A primeira, surgida em 1975 com os mesmos fins do Instituto Nacional de Educación Fisica de Madrid; a segunda foi criada em 1982, como uma ampliação da anterior e inicialmente na sua dependência. O Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña surgiu, administrativamente, como um organismo dependente da Presidência da Generalitat de Catalunya através da Secretaría General del Deporte. Em 1985, ficou ligado à Universidad de Barcelona. Atendendo à crescente procura de professores e profissionais de Educação Física, às solicitações locais e às peculiariedades das necessidades territoriais, em 1994 surgia a dependência de Lérida, ligada à Universidade local. Finalmente, em 1996, dava-se a integração nas Universidades de Barcelona e de Lérida, respectivamente.

Fac de Ciencias de la Act. Física y del Deporte de la Univ de Granada Esta instituição surgiu de um processo de evolução do Instituto Nacional de Educación Física de Granada, criado em 1982, desde logo com a categoria de Instituto Universitário, e cujas actividades lectivas se iniciaram no ano lectivo de 1982/83. Em 1988 conheceu a sua integração definitiva na Universidade de Granada. Em 1991 foi criado o Departamento de Educación Física y Deportiva, ao qual ficou ligada a área do conhecimento e estudo da Educação Física e Desporto. No ano de 1992, o nome de Instituto Nacional de Educación Física foi alterado para Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte.

Outros cursos de E. F. (Espanha) O Instituto Nacional de Educación Física de Galícia, criado em 1986, iniciou as actividades lectivas no ano lectivo de 1987/88. A Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte da Universidad de Valencia surgiu primeiramente como Instituto Valenciano de Educação Física (IVEF) criado em 1986. Desde 1998 passou a integrar definitivamente, a Universidad de Valência, com a designação de Facultad de Ciencias de la La Actividad Física y del Deporte. O Instituto Nacional de Educación Física de León, criado em 1986, iniciou as actividades académicas no ano lectivo de 1987/88.

Abordagens e racionalidades em Educação Comparada Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria deriva do Instituto de Educación Física Canário, criado no ano lectivo de 1987/88. Criado em 1988, o Instituto Vasco de Educación Física, sito em Vitória, iniciou as suas actividades lectivas no ano lectivo de 1986-1987. A integração provisória na Universidade do País Vasco efectuou-se provisoriamente em 1997 e definitivamente em 1999. A Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad de Extremadura só veio a ser criada no ano académico de 1994/95.