Maria Helena Mancuzo Cozzi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

Reta Numérica dos Números Inteiros
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.

Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
Amintas engenharia.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
Conjunto dos números Naturais
NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Dimensões da Exclusão Educacional no Brasil
Educação, Comunicação e Internet
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
EDUCAÇÃO COMO DIREITO EDUARDO LINDOMAR BREGOLATO PROINFO-MEC
Prof. Diego Maia VETORES
Apropriação de Resultados
Entendo os números inteiros
Unidade 1.3 – Potenciação e Radiciação
MATEMÁTICA NOS ESPORTES
Sistema de Equação de 1° grau com duas incógnitas.
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Professora Simone Araujo Silva
AULA VETORES Professor Fabiano
INICIANDO CONCEITOS DE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Divisão (semana 6).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
III Encontro de Boas Práticas
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Conjunto dos Números Inteiros Relativos - Z
CLIQUE NA SETA PARA ENTRAR
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Tecnologias - Matemática
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
ANA MARIA FERNANDES FORTES
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Multiplicação de números negativos Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ / USS.
Utilidade. A reta numérica. Valor absoluto. Números simétricos.
UME ANTONIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Módulo Conexão do Saber
MARISA RODRIGUES PINHO
UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Autora: Luanna Duarte Edição: Site da Educação - SEDUC
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Maria Janete Chaves Teixeira
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
ESCOLA CONTISTA PRIMEIRA ESCOLA DE PENSAMENTO CONTÁBIL
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
CSJ COLÉGIO SÃO JOSÉ MATEMÁTICA PROF.° ANDRÉ LUIS ASSUNTO: - Conjunto dos Números Racionais.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 1º ANO Análise do gráfico da função quadrática.
Transcrição da apresentação:

Maria Helena Mancuzo Cozzi Números Inteiros Maria Helena Mancuzo Cozzi

  Objetivos: Introduzir o conceito de número negativo.

Conteúdos: Números Inteiros.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (1): Apresentar situações do nosso dia a dia em que usamos os números inteiros positivos ou negativos, pesquisando a temperatura em diversas partes do mundo; verificando algumas localidades que têm altitudes abaixo e acima de zero; comentando sobre o que é um saldo credor e um saldo devedor. Contar um pouco da história do surgimento dos números inteiros. No site a seguir temos algumas informações: O Surgimento dos Números Inteiros - Mundo Educação

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS (2): Confeccionar um jogo de dominó para trabalhar conceitos de operações . Veja sugestão nos sites: Dominó dos Números Inteiros - Educador Brasil Escola http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/matematica/mate matica_fundamental/1f_numeros_inteiros_p.pdf Explorar a situação do -(-a) = a como sendo a retirada de uma dívida, gerando, portanto, um crédito para quem estava devendo. Trabalhar a reta numérica, explorando o sentido positivo ou negativo de acordo com um ponto de referência.

MÓDULO DO CONEXÃO DO SABER Acessar o módulo: Números Inteiros (2) – Ensino Fundamental – CICLO II – Matemática.

Bibliografia: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/matematica/matematica_fundamental/1f_numeros_inteiros_p.pdf http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/o-surgimento-dos-numeros-inteiros.htm http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/domino-dos-numeros-inteiros.htm