O confinamento territorial no turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
1º ano |Ensino Médio| Prof. Samir M. Costa
JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA JOVENS E A CIDADE: UM ESTUDO EM JUIZ DE FORA Resultados: As relações com o bairro e a cidade dos jovens de.
Marco Conceitual Do ponto de vista jurídico, o território é a
Contestação ou conformismo?
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
O turismo e a produção do não-lugar
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
HOMEM, PAISAGEM, ESPAÇO E LUGAR
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
Linguagem na Contemporaniedade:as várias maneiras de se comunicar
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Regionalização do Espaço Brasileiro Notas introdutórias
Representações do espaço Amazônico
Sobre cultura e território
Região, regionalização e território-rede
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
Aula de revisão – Parte II
DINÂMICA ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – PARTE II
Região e história do pensamento
Redes, região e regionalização do espaço brasileiro
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Cristiane jonas Francisconi
POLÍTICAS PÚBLICAS, TERRITÓRIO E [IN]JUSTIÇA AMBIENTAL
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
A análise do capitalismo por Karl Marx
Escola Superior de Guerra
IV Fórum Nacional sobre Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil.
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
Turismo e produção do espaço urbano litorâneo
Turismo e desenvolvimento local: reflexões sobre o caso brasileiro
FLG 1585 – Geografia do Turismo
Cenas juvenis: o caso dos punks no Brasil Os primeiros grupos punks no Brasil surgem na região do ABC, no Estado de São Paulo, na década de Como.
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Imagem Paralela e Imagem Acústica
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ZONAS SEMIÁRIDAS NO NORDESTE DO BRASIL.
Conversando sobre Formação Integral.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
SUJEITO HISTÓRICO.
Introdução a Questão Social
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
Educação, cultura e políticas da diferença
O conhecimento científico
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
Aula de revisão (parte II) Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.
Saúde e ambiente: do meio natural ao meio técnico-científico e informacional Universidade Estadual Paulista Laboratório de Geografia da Saúde Campus de.
Turismo e produção do espaço urbano
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Retomando....
“ O sentido de viver criativo: reflexões sobre a trajetória de vida da líder Valdete Cordeiro, do Alto Vera Cruz”. Pesquisa realizada com o método história.
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
Prof. SuderlanTozo Binda
Categorias do Espaço Fonte: Google Earth.. Ambientes naturais Fonte: Internet.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Transcrição da apresentação:

O confinamento territorial no turismo Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz Geografia do Turismo

A natureza do confinamento territorial segregação sócio-espacial X auto-confinamento

Segregação – um processo socio-espacial em geral relacionada à moradia produto: áreas com forte homogeneidade social interna e forte disparidade social entre elas (Corrêa, 2001)

O auto-confinamento (tendência?) Anos 1960: primeiras manifestações (Granja Julieta, Shopping Iguatemi) Pós anos 1970: multiplicação/novos “modelos” (centros empresariais, ruas e vilas fechadas, condomínios fechados, cancelas, porteiras...) Yázigi (1998)

... “Quem nasceu no confinamento não imagina o que é a liberdade de circular em quase todos os sentidos” (Yázigi, 1998:41)

Razões do confinamento Violência x segurança Degradação ambiental e paisagística Trânsito Status

O confinamento no turismo Razões e formas territoriais do confinamento no turismo, conforme Yázigi (1998): Grandes complexos Hotéis Zonas turísticas Segregação social Violência Acidentes geográficos Feiúra

Turismo e confinamento O Ponto de partida O conceito de não-lugar (Michel de Certeau, Jean Duvignaud, Marc Augé) e seu sentido metafórico Turismo e especialização produtiva do território Enclaves Bolhas Turismo sem território Simulacro O caso brasileiro Violência, degradação ambiental e paisagística, status...→ auto-segregação Um novo conceito Os pseudo-lugares produzidos pelo turismo

O lugar antropológico para Marc Augé Reservamos o termo “lugar antropológico” àquela construção concreta e simbólica do espaço que não poderia dar conta, somente por ela, das vicissitudes e contradições da vida social, mas à qual se referem todos aqueles a quem ela designa um lugar por mais humilde e modesto que seja. (Augé, 1994: 51)

O não-lugar de Marc-Augé Se um lugar pode se definir como identitário, relacional e histórico, um espaço que não pode se definir nem como identitário, nem como relacional, nem como histórico definirá um não-lugar. (Augé 1994: 73)

Atributos de um não-lugar Lugares sem… uma dimensão histórica identidade vida relacional Exemplos: estradas, aeroportos, grandes redes de hotéis, shopping centers…

O lugar, em Milton Santos ...o espaço é “matéria trabalhada por excelência: a mais representativa das objetificações da sociedade, pois acumula, no decurso do tempo, as marcas das práxis acumuladas” (Santos, 2004: 33). “...cada lugar se define tanto por sua existência corpórea, quanto por sua existência relacional.” (Santos, 2005: 159).

O lugar, em Maria Laura Silveira “...os lugares se tornam mundiais, ainda que cada vez mais diferentes entre eles, e formam uma totalidade concreta, empírica” (Silveira, 1993: 205).

O lugar, em Ana Fani A. Carlos “...o lugar se produz na articulação contraditória entre o mundial que se anuncia e a especificidade histórica do particular. Desse modo o lugar se apresentaria como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento” (1996: 28-9).

O lugar para Ana Fani A.Carlos ...produto das relações humanas, entre homem e natureza, tecido por relações sociais que se realizam no plano do vivido, o que garante a construção de uma rede de significados e sentidos que são tecidos pela história e cultura civilizadora produzindo a identidade, posto que é aí que o homem se reconhece porque é o lugar da vida. (1996: 29)

Não-lugar: um “não-conceito” O lugar e o não-lugar são, antes, polaridades fugidias: o primeiro nunca é completamente apagado e o segundo nunca se realiza totalmente – palimpsestos em que se reinscreve, sem cessar, o jogo embaralhado da identidade e da relação. (1994: 74)

O não-conceito ...a idéia de “não-lugar”, que será aqui desenvolvida, não se coloca como a antítese de “lugar”; ...por outro lado, não tem, evidentemente, um sentido de negatividade, nem tampouco de ausência apesar do prefixo “não”. (Carlos, 1996: 104)

Espaços hiper-reais Celebração da inautenticidade... ...espacios hiperreales son concebidos como uma versión perfeccionada de los espacios que imitan, una verdadera alternativa a la geografia “autêntica” . (Donaire, 1998: 59)

Pseudo-lugares Constituídos por pseudo-objetos, compreendidos por Baudrillard como simulações, cópias, estereótipos: “...pobreza de significação real e sobre-abundância de signos, de referências alegóricas, de conexões discordantes, como exaltação do pormenor e saturação através das minúcias” (Baudrillard, 1995: 115)

Os pseudo-lugares produzidos pelo turismo ...lugares cuja história e identidade são prostituídas em nome de um uso especializado, de relações alienadas e alienígenas produzidas pelo e para o turismo. Simulacros, por vezes espaços hiperreais, espaços-à-margem (no que sugere esta expressão, mas não no sentido definido por Rob Shields), por vezes metonímias espaciais e, em todos os casos, “metáforas da aldeia global” (Donaire, 1998), num mundo que a aparência é cada vez mais importante que a essência e que o falso ocupa, sem qualquer constrangimento, o lugar do real.

Costa do Sauípe, BA

Riviera de São Lourenço, SP

Jurerê Internacional, SC